Marketing Digital para Advogados: do Zero à Prática

Nos tempos atuais, sabemos da dificuldade na aquisição de novos clientes para um escritório de advocacia.

Até mesmo advogados que antes eram relutantes aos métodos digitais de aquisição de clientes, acabaram buscando na internet formas legais para divulgarem seus serviços.

E a flexibilização do direito profissional trouxe a possibilidade dos advogados “fazerem
propaganda”, ou seja, operar o marketing do escritório de advocacia para conquistar e fidelizar
clientes.

Por essa razão, a utilização de estratégias de marketing digital para advogados vem se tornando cada vez mais uma tendência.

Fazer marketing para seu escritório de advocacia é essencial.

Se você já possui um escritório de advocacia, está pensando em montar um novo escritório de advocacia ou deseja manter seu escritório de advocacia lucrativo: como os clientes devem notá-lo se você não chamar a atenção para seu negócio?

Como os clientes podem contratar os serviços do seu escritório de advocacia se eles não sabem sobre a sua existência?

Por isso é importante estar e permanecer visível, para fazer do seu escritório uma marca e
diferenciar-se da concorrência – online e off-line.

E as estratégias de marketing digital para advogados que fazem mais sentido, são aquelas que tornam seu escritório conhecido pela atuação e você reconhecido como autoridade no assunto.

Para que você possa alcançar o sucesso no marketing do seu escritório de advocacia, oferecemos este conteúdo bem amplo com informações sobre para que você consiga marcar sua posição nesse desafiante mundo de resultados digitais.

Vamos informá-lo sobre como você pode chamar a atenção adequadamente para si mesmo e,
assim, fortalecer sua marca.

Vamos ver juntos dicas e instruções fáceis de entender para que você possa cuidar do marketing do seu escritório de advocacia.

E apresentamos parceiros que, se necessário, assumem o trabalho de marketing para você se
dedicar exclusivamente ao seu negócio.

Parceiros que conhecem a fundo os desafios do seu trabalho e podem apoiá-lo com mais eficiência do que as agências “convencionais”, para que assim você possa se dedicar no seu trabalho e aos seus clientes.

Noções básicas de marketing de escritório de advocacia

O que vem na sua mente quando falamos de marketing de escritório de advocacia?

É bem provável que você pense que trata-se de tema delicado no qual você tem medo de mexer…

Então você se sente como a maioria dos advogados e consultores jurídicos.

A razão para isso é simples: divulgar sua própria assessoria não faz parte da educação dos advogados.

Na verdade vocês estão mais acostumados em ouvir sobre as regras impostas pelo Código de Ética da OAB e como alguns advogados ultrapassam os limites éticos da categoria.

Mas é essencial quebrar algumas barreiras e saber que como qualquer negócio você precisa “embalar adequadamente” o seu próprio serviço de consultoria de alta qualidade e aprender comunicá-lo ao mercado para que ele seja realmente utilizado pelos clientes.

Isso se aplica tanto ao marketing de serviços que é realizado na Internet quanto ao marketing tradicional.

Sobre o marketing on-line

Sem o marketing digital, o marketing tradicional para escritórios de advocacia não é mais possível hoje em dia.

Antigamente era possível imaginar um cenário onde a única preocupação de um advogado era elaborar um excelente cartão de visitas e distribuir em todos os seus encontros, aguardar uma indicação de cliente e expandir sua rede de contatos através de networking.

Já hoje em dia, um escritório de advocacia deve (no mínimo) ter um site profissional, estar presente nas redes sociais e – se possível – estar bem posicionado em buscadores para conquistar novos clientes. Por quê?

Porque o comportamento das pessoas mudaram drasticamente, hoje as pessoas buscam de forma totalmente autônoma por serviços e produtos que necessitam.

Então o site do seu escritório de advocacia, em particular, será a base para todas as iniciativas de marketing que você adotar e também será crucial quando, por exemplo, as recomendações são feitas ou quando eventualmente possíveis clientes desejam obter uma impressão de um escritório de advocacia que realmente seja profissional.

Sobre o marketing on-line

O marketing online de escritórios de advocacia em todas as suas facetas é um pilar essencial
para o marketing de sucesso.

Porém, o marketing off-line não está de forma alguma “morto”, mesmo que muitas agências de marketing gostem de pregá-lo – isso também se aplica, principalmente, ao marketing para advogados.

Nesse sentido, faz todo o sentido contar também com métodos clássicos de marketing: brochuras de alta qualidade, cartões de visita profissionais e até mesmo a participação em eventos que oferecem valor agregado para os profissionais.

Tudo isso (online e off-line) contribui para o fortalecimento da imagem profissional do escritório.

Sobre os limites da OAB

Segundo o Art. 39 da Resolução 02/2015, os advogados não podem utilizar publicidade com a
intenção de captar clientes.

Porém, ao apostar no marketing digital, seu escritório estará sendo conhecido pelo seu conteúdo de altíssimo valor agregado de suas postagens.

O Art. 41 ainda informa que “as colunas que o advogado mantiver nos meios de comunicação
social ou os textos que por meio deles divulgar não deverão induzir o leitor a litigar nem
promover, dessa forma, captação de clientela”.

Mas é claro que é possível sim investir em um conteúdo voltado ao público que possam eventualmente se tornarem clientes, através do conhecimento adquirido pela informação sobre suas obrigações e direitos.

Nesse sentido, todo conteúdo para escritórios de advocacia presentes na internet deve ajudar qualquer
pessoa a somente reconhecer qualquer problema que esteja enfrentando, e dessa forma
decidir de uma forma mais bem esclarecida de tratar a questão.

Sobre Inbound Marketing

Resumindo, de acordo com a OAB, os advogados não podem chamar a atenção para si mesmos por meio de publicidade agressiva.

O chamado marketing de saída (outbound) está disponível apenas para as profissões liberais
até certo ponto, para aquisição de clientes.

Métodos de outbound marketing, como marketing por telefone ou marketing direto, tentam encontrar clientes em potencial para convencê-los de uma necessidade que eles (ainda) não têm no momento.

Esses métodos são fortemente desencorajados para advogados, consultores fiscais ou médicos.

Por que inbound é a melhor estratégia para advogados?

A captação de clientes com o auxílio de informações fatuais também deve ser a pretendida por
advogados.

Principalmente se focar em métodos e canais de comunicação onde isso possa ser encontrado e o diálogo voluntário esteja em primeiro plano, como é o caso da Internet e das plataformas de mídia social.

Isso significa que o uso do inbound marketing como um método eficiente para conquistar
clientes está aberto a todos os advogados.

Com o inbound marketing, os advogados podem garantir que os (futuros) clientes possam encontrar informações fatuais sobre seus serviços ao pesquisarem informações na Internet.

Esta é uma boa notícia para advogados que desejam desenvolver ativamente sua prática ou
escritório de advocacia, mas até agora se esquivaram da publicidade clássica devido às
diretrizes da OAB.

Além disso, o inbound marketing pode fazer sua advocacia captar clientes em potencial a custos
significativamente mais baixos do que o outbound marketing.

De acordo com um estudo da Hubspot, as empresas orientadas para o inbound marketing alcançam uma taxa de custo por lead (cliente potencial) que é em média 62% mais econômica do que as empresas
orientadas para o outbound marketing.

Quais são os objetivos do Inbound Marketing na advocacia?

Inbound marketing é um método que visa publicar conteúdo que um grupo-alvo definido está
procurando com a ajuda de mecanismos de pesquisa e usando termos de pesquisa que
descrevem o conteúdo publicado.

A publicação contínua deste conteúdo relevante para o público-alvo significa que a editora, no
caso o profissional, seja ele um advogado, médico ou consultor fiscal, pode ser encontrado por
clientes potenciais na Internet através deste conteúdo educativo.

A conexão inteligente deste conteúdo com a oferta de entrar em contato com você cria a
possibilidade de o interessado tomar a iniciativa e entrar em contato com o próprio
profissional.

Daí o termo inbound marketing (marketing de entrada), uma vez que o cliente vem ao profissional e não o
profissional contata o cliente sem ser solicitado e de maneira agressiva.

Ferramentas de inbound marketing

Os recursos básicos de qualquer campanha de inbound marketing para as profissões liberais,
incluindo os advogados, são:

  1. A criação de conteúdo relevante e factualmente informativo, por exemplo publicações
    especializadas;
  2. A otimização do mecanismo de pesquisa do site e do conteúdo (SEO);
  3. O uso de mídias sociais como canal promocional do conteúdo, com todo o
    dimensionamento e outros efeitos de rede associados com ele.

A lista acima se aplica de forma geral a toda campanha de inbound marketing. Porém uma importante variável do inbound marketing para advogados que não deve deixar de ser mencionada aqui, é a possibilidade de trabalhar de forma especificada, seja de cada área de atuação ou até mesmo da questão regional.

Inbound direcionado ao público regional

Advogados geralmente executam seus serviços em um mercado regional. Então a publicidade para
advogados pode, portanto, ser controlável regionalmente.

Geralmente é de pouca utilidade para o escritório de advocacia ser reconhecido num local muito distante. O mesmo se aplica à maioria dos consultores fiscais e médicos.

Mas na grande maioria dos casos, se o método de inbound marketing for usado para os grupos profissionais mencionados, deve-se dar ênfase especial ao aspecto da segmentação regional.

O conteúdo a ser realizado para o inbound marketing deve, portanto, ser elaborado usando
palavras-chave regionalmente relevantes, como nomes de cidades, nomes de ruas, nomes ou
termos para pontos turísticos específicos no site. Todos os recursos que oferecem boas
abordagens para conteúdo orientado para a região.

Confira o título de um conteúdo como exemplo:

“Como as empresas da Grande São Paulo estão obtendo melhores resultados com o planejamento tributário”

As referências regionais no site e nos conteúdos publicados ajudam a otimização de
mecanismos de pesquisa gratuitos, como na conversão através de publicidades de mídia paga, como o campanhas de Google Ads para Advogados.

É bom saber que cerca de 30% de todas as consultas de pesquisa na web são direcionadas para resultados locais. Portanto, seria um equivoco não dar importância à regionalidade.


Muitos advogados nos procuram para entender melhor como funciona, pois, dentro do tema marketing digital para advogados é possível dividir em diversas subcategorias.

É comum achar que a única coisa que importa no marketing digital advogados, é que a advocacia apareça nos resultados de pesquisa de sites de busca, principalmente no Google, por ser o maior site de buscas da atualidade.

Mas as estratégias vão muito além disso. Vamos fazer uma análise de todas as possibilidades para que você entenda qual a melhor estratégia de marketing digital para advogados para você.

Para isso, vamos dividir nossa estratégia utilizando a Jornada do Consumidor, que leva em consideração o estágio que cada cliente se encontra, baseado no seu nível de consciência sobre a dor/problema/solução que sua advocacia resolve.

Dentro de cada estágio da Jornada, vamos falar sobre as estratégias que podem ser aplicadas, confira abaixo:

Marketing Digital para Advogados: Jornada do Consumidor

Aprendizado e Descoberta

Quem está nesta fase?

Antes de falar sobre a primeira etapa da Jornada do Consumidor, é importante que você saiba em detalhes quem é o consumidor, para isso vale separar um tempo para definir em são suas personas. Saiba mais no artigo. Publicidade na advocacia: 50% parte da definição de Personas.

Dando continuidade, podemos considerar que um cliente que está na fase de Aprendizado e Descoberta ainda não tem total conhecimento sobre seu problema e como ele deve ser resolvido.

É muito importante que você tenha conteúdos mantendo uma comunicação com o cliente que se encontra neste estágio, ajudando ele a gerar conexão com seu escritório sem se aprofundar muito na parte técnica..

Exemplo prático

Marcos acabou de perder o pai, junto com suas irmãs, ele não faz a mínima noção de quais os procedimentos deve tomar para lidar com a propriedade do pai.

Como sua advocacia presta serviços de realização de inventário, você pode criar artigos com uma linguagem didática com temas do tipo:

  • O que fazer após o falecimento de um parente
  • Quais procedimentos devem ser tomados para regularização de um imóvel sem testamento.

Como ele ficou sabendo que precisa cuidar desta parte, Marcos pesquisa na internet sobre assuntos próximos e acaba encontrando seu artigo.

Reconhecimento Do Problema

Marketing Digital para Advogados

Quem está nessa fase?

Aqui é o momento onde o cliente percebe que tem um problema que precisa ser resolvido.

Quando falamos de uma estratégia de marketing digital para advogados, um dos principais fatores é a construção de um website responsivo.

Um site para advogados desenvolvido corretamente, pode ser comparado como a filial de sua advocacia na internet. É para lá que todas as nossas estratégias vão conduzir o cliente. E seu cliente deve ter a mesma sensação de entrar em seu escritório físico. Ele deve transmitir profissionalismo, falar sobre o que ele busca e ter canais de comunicação abertos. 

Links patrocinados no Google Ads

Google Ads marketing digital advogados

Os links patrocinados são anúncios que aparecem como resultados de pesquisa, são excelentes para quem necessita aparecer sempre em primeiro lugar.

É realizado pelo próprio Google, através da ferramenta Google AdWords, nela você pode utilizar serviços de palavras chave, para quando alguém realizar uma pesquisa que contenha as palavras que você listou, por exemplo, marketing digital para advogados e seu anúncio tenha destaque entre os demais.

O pagamento dessa ferramenta ocorre por números de clicks que o seu anuncio receber, sendo assim cobrado pela eficácia do anúncio em si.

Você também poderá determinar quanto pretende gastar com anúncio, tendo total controle da situação. Além de receber detalhadamente de onde suar visitas surgiram, podendo usar essa informação como estratégia para futuros anúncios.

SEO

A opção SEO te permite alcançar resultados semelhantes ao link patrocinado, mas de maneira orgânica, ou seja, ao elaborar o seu site de advocacia para aparecer no Google, você organiza palavras chaves que são pesquisadas com mais frequência sobre o seu assunto principal.

Sempre procure oferecer conteúdo de qualidade, pois assim os usuários se manterão por mais tempo em seu site, e pelo fato de eles terem chegado até lá através de uma pesquisa pelo Google, será calculado o tempo médio em que os usuários se mantem em seu site.

Quanto maior for esse tempo, mais o Google irá detectar que o seu site de advocacia é um resultado relevante para os seus usuários, te fornecendo assim mais destaque dentro da ferramenta de busca.

Google meu negócio:

Mais uma ferramenta do Google para o seu site de advocacia ter um maior destaque que os demais.

Essa ferramenta é essencial para as pessoas poderem te localizar, nela você realiza um pequeno cadastro, onde registra o nome da empresa, horário de funcionamento e endereço.

A partir destes dados, o Google cria uma pasta para a sua empresa de advocacia dentro do Google+, aparecendo consequentemente nas pesquisas do Google Maps.
Sendo perfeito para pessoas que procuram advogados perto de suas residências, e você também conta com mais um local para ser encontrado pelas pesquisas, dentro de sua localização, proporcionando mais assertividade em como captar clientes na advocacia.

Ajuda extra – Sitemap:

Através da relevância do seu site, e das pesquisas orgânicas, o Google realiza pesquisas constantes para determinar se o seu site de advocacia é relevante para aparecer entre as suas pesquisas principais.

Mas se você criou um site a pouco tempo, o Google acaba não detectando tão rápido em relação aos sites mais antigos.

Para evitar que isso aconteça, você pode recorrer ao Sitemap do Google, assim as chances de seu site acabar como destaque de pesquisa aumentam muito.

Para realizar um Sitemap para o seu site de advocacia aparecer no Google, basta você pesquisar por ele que o Google te fornecera todo o suporte necessário.

É perceptível a quantidade de fatores que ocorrem em uma única pesquisa, não é mesmo?

Para a sua empresa de advocacia ter destaque, ela precisa se dedicar a possuir conteúdo relevante, para que suba cada vez mais no ranking de pesquisas.

Investir em um site de advocacia bem planejado faz toda a diferença para você, pois afinal, tudo gira em torno do seu website.

Marketing Digital para Advogados: do Zero à Prática 1

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