Conheça as melhores estratégias de marketing digital para advogados<span class="wtr-time-wrap after-title"><span class="wtr-time-number">11</span> min. de leitura</span>
Compartilhe com seus amigos 👍🌎❤️

Nos tempos atuais, sabemos da dificuldade na aquisição de novos clientes para um escritório de advocacia.

Por essa razão, a utilização de estratégias de marketing digital para advogados vem se tornando cada vez mais uma tendência. 

Muitos advogados nos procuram para entender melhor como funciona, pois, dentro do tema marketing digital para advogados é possível dividir em diversas subcategorias.

É comum achar que a única coisa que importa é que a advocacia apareça nos resultados de pesquisa de sites de busca, principalmente no Google, por ser o maior site de buscas da atualidade.

Mas as estratégias vão muito além disso. Vamos fazer uma análise de todas as possibilidades para que você entenda qual a melhor estratégia de marketing digital para advogados para você.

Para isso, vamos dividir nossa estratégia utilizando a Jornada do Consumidor, que leva em consideração o estágio que cada cliente se encontra, baseado no seu nível de consciência sobre a dor/problema/solução que sua advocacia resolve.

Dentro de cada estágio da Jornada, vamos falar sobre as estratégias que podem ser aplicadas, confira abaixo:

Marketing Digital para Advogados: Jornada do Consumidor

Aprendizado e Descoberta

Quem está nesta fase?

Antes de falar sobre a primeira etapa da Jornada do Consumidor, é importante que você saiba em detalhes quem é o consumidor, para isso vale separar um tempo para definir em são suas personas. Saiba mais no artigo. Publicidade na advocacia: 50% parte da definição de Personas.

Dando continuidade, podemos considerar que um cliente que está na fase de Aprendizado e Descoberta ainda não tem total conhecimento sobre seu problema e como ele deve ser resolvido.

É muito importante que você tenha conteúdos mantendo uma comunicação com o cliente que se encontra neste estágio, ajudando ele a gerar conexão com seu escritório sem se aprofundar muito na parte técnica..

Exemplo prático

Marcos acabou de perder o pai, junto com suas irmãs, ele não faz a mínima noção de quais os procedimentos deve tomar para lidar com a propriedade do pai.

Como sua advocacia presta serviços de realização de inventário, você pode criar artigos com uma linguagem didática com temas do tipo:

  • O que fazer após o falecimento de um parente
  • Quais procedimentos devem ser tomados para regularização de um imóvel sem testamento.

Como ele ficou sabendo que precisa cuidar desta parte, Marcos pesquisa na internet sobre assuntos próximos e acaba encontrando seu artigo.

Reconhecimento Do Problema

Marketing Digital para Advogados

Quem está nessa fase?

Aqui é o momento onde o cliente percebe que tem um problema que precisa ser resolvido.

Quando falamos de uma estratégia de marketing digital para advogados, um dos principais fatores é a construção de um website responsivo.

Um site para advogados desenvolvido corretamente, pode ser comparado como a filial de sua advocacia na internet. É para lá que todas as nossas estratégias vão conduzir o cliente. E seu cliente deve ter a mesma sensação de entrar em seu escritório físico. Ele deve transmitir profissionalismo, falar sobre o que ele busca e ter canais de comunicação abertos. 

Links patrocinados no Google Ads

Os links patrocinados são anúncios que aparecem como resultados de pesquisa, são excelentes para quem necessita aparecer sempre em primeiro lugar.

É realizado pelo próprio Google, através da ferramenta Google AdWords, nela você pode utilizar serviços de palavras chave, para quando alguém realizar uma pesquisa que contenha as palavras que você listou, por exemplo, marketing digital para advogados e seu anúncio tenha destaque entre os demais.

O pagamento dessa ferramenta ocorre por números de clicks que o seu anuncio receber, sendo assim cobrado pela eficácia do anúncio em si.

Você também poderá determinar quanto pretende gastar com anúncio, tendo total controle da situação. Além de receber detalhadamente de onde suar visitas surgiram, podendo usar essa informação como estratégia para futuros anúncios.

SEO

A opção SEO te permite alcançar resultados semelhantes ao link patrocinado, mas de maneira orgânica, ou seja, ao elaborar o seu site de advocacia para aparecer no Google, você organiza palavras chaves que são pesquisadas com mais frequência sobre o seu assunto principal.

Sempre procure oferecer conteúdo de qualidade, pois assim os usuários se manterão por mais tempo em seu site, e pelo fato de eles terem chegado até lá através de uma pesquisa pelo Google, será calculado o tempo médio em que os usuários se mantem em seu site.

Quanto maior for esse tempo, mais o Google irá detectar que o seu site de advocacia é um resultado relevante para os seus usuários, te fornecendo assim mais destaque dentro da ferramenta de busca.

Google meu negócio:

Mais uma ferramenta do Google para o seu site de advocacia ter um maior destaque que os demais.

Essa
ferramenta é essencial para as pessoas poderem te localizar, nela você realiza um pequeno cadastro, onde registra o nome da empresa, horário de funcionamento e endereço.

A partir destes dados, o Google cria uma pasta para a sua empresa de advocacia dentro do Google+, aparecendo consequentemente nas pesquisas do Google Maps.
Sendo perfeito para pessoas que procuram advogados perto de suas residências, e você também conta com mais um local para ser encontrado pelas pesquisas, dentro de sua localização, proporcionando mais assertividade no momento de adquirir novos clientes.

Ajuda extra – Sitemap:

Através da relevância do seu site, e das pesquisas orgânicas, o Google realiza pesquisas constantes para determinar se o seu site de advocacia é relevante para aparecer entre as suas pesquisas principais.

Mas se você criou um site a pouco tempo, o Google acaba não detectando tão rápido em relação aos sites mais antigos.

Para evitar que isso aconteça, você pode recorrer ao Sitemap do Google, assim as chances de seu site acabar como destaque de pesquisa aumentam muito.

Para realizar um Sitemap para o seu site de advocacia aparecer no Google, basta você pesquisar por ele que o Google te fornecera todo o suporte necessário.

É perceptível a quantidade de fatores que ocorrem em uma única pesquisa, não é mesmo?

Para a sua empresa de advocacia ter destaque, ela precisa se dedicar a possuir conteúdo relevante, para que suba cada vez mais no ranking de pesquisas.

Investir em um site de advocacia bem planejado faz toda a diferença para você, pois afinal, tudo gira em torno do seu website.


Compartilhe com seus amigos 👍🌎❤️

Deixe uma resposta