Veja como captar clientes na advocacia com estratégias 100% digitais<span class="wtr-time-wrap after-title"><span class="wtr-time-number">15</span> min. de leitura</span>
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O marketing digital oferta uma sequência de ações que podem ser aplicadas para aceleração de resultados através da internet, proporcionando diversos benefícios, como captar clientes na advocacia, ter maior visibilidade e ser reconhecido como autoridade por seu segmento de atuação.

Atualmente é possível realizar estratégias de Marketing Jurídico totalmente no âmbito digital, possibilitando um investimento acessível para o advogado iniciante e escritório maior.

E tudo isso respeitando as normas do Código de Ética da OAB.

Porém, antes de começar a descrever as principais práticas de como captar clientes na advocacia, precisamos fazer uma análise para planejamento dos nossos objetivos.

Gerando conexão com o seu público

Aqui na Aprimora Web, acreditamos em negócios que são feitos de pessoas para pessoas.

Apesar do avanço tecnológico, nem tudo é possível automatizar quando falamos de marketing e relacionamento de credibilidade.

Mostrar que apesar de possuir uma presença na internet, você é um profissional de carne e osso, e isso pode ser a melhor forma de conquistar a confiança de seus leads.

Uma das formas de conseguir isso é criar uma conexão com seu público.

E como gerar uma conexão com o público?

O primeiro passo para criar uma conexão verdadeira e realizando um planejamento das estratégias e “virando a chave”.

Aqui quero dizer que você precisa ter um bom planejamento e se colocar no lugar do seu potencial cliente, imaginando as dores que eles enfrentam em seu cotidiano e como essas dores poderiam levar à busca de serviços jurídicos.

Dados do Google Trends mostram que o número de pesquisas sobre alguns termos de serviços jurídicos estão em alta.

A razão é bem simples: hoje as pessoas utilizam o celular para tudo.

E quando precisam de serviços jurídicos não é diferente.

Sendo assim, é válida a afirmação de “quem não está na internet não existe!”

A missão deste artigo é oferecer dicas para te ajudar a entender como captar clientes na advocacia com iniciativas que concluímos e fazem parte da Metodologia que construímos após desenvolver inúmeros projetos de impulsionamento de escritórios de advocacia com a internet.

Com essas dicas, tenho certeza que você já terá tudo para dar os primeiros passos no mundo digital e alcançar resultados incríveis. Espero que goste!

Sobre as restrições da Ordem dos Advogados do Brasil

Dentro do Código de Ética da OAB existem algumas restrições para a atuação do advogado no desenvolvimento do seu marketing, restringindo alguns tipos de publicidade e permitindo outros.

Uma das estratégias permitidas é de publicidade no sentido informativo.

O que é publicidade informativa?

Podemos considerar publicidade informativa aquela que passar mais informações sobre sua expertise, como a exibição de currículo, de formação e títulos, criação de conteúdos educativos para seus clientes dentro da área de atuação, uma apresentação geral das características de cada membro da sua advocacia, etc.

O que é proibido?

As proibições geralmente consistem em: 

  • Não permissão de divulgação de patrocínio;
  • Referências a pessoas que possuem cargos públicos;
  • Emprego de propaganda que ofereça o auto-engradecimento, divulgação de valores, indução de honorários, meios televisivos e de rádios, entre outras.  

Mas o ponto que gostaria de enfatizar aqui é que, mesmo com limitações – que, na verdade, visam defender a classe – muitos escritórios de advocacia encontram dificuldade para crescer e expandir sua operação, na maior parte dos casos por não saber de forma prática como captar clientes na advocacia.

Como funciona o marketing jurídico com ética?

Para realizar uma campanha de marketing digital que realmente consiga atrair clientes para sua advocacia, é preciso realizar uma série de ações que dividam o seu plano, entre elas está o planejamento, a implementação e a frequência. 

As etapas iniciais vão desde a criação da marca do seu escritório, padronização de uma identidade visual alinhada até o posicionamento adequado nos canais digitais através da criação de site para advogados, e claro não basta ter presença online, é preciso realizar ações em continuidade até adquirir os resultados desejados.

Possibilidades e campanhas de marketing jurídico digital

As possibilidades e estratégias de marketing digital se dividem em diversas campanhas.

Podemos afirmar que a estratégia que gera melhores resultados e vão de acordo com o Código de Ética da OAB é o Inbound Marketing, pois é a única que funciona (ao contrário do Marketing Tradicional) atraindo o cliente em potencial até sua advocacia por conteúdos relevantes (sobre suas dores), gerando a identificação necessária, educando sobre a resolução dos seus problemas mais comuns.

Mas aplicar uma estratégia completa de Inbound Marketing exige muito tempo, estudo e dedicação para a elaboração de um planejamento, relatórios de acompanhamento, teste de métodos que levem aos resultados para cada segmento.

Essa assessoria completa de marketing é possível através dos nossos planos de médio à longo prazo. 

Mas e se eu quiser testar primeiro?

Para garantir que todo advogado também possam ter acesso à estratégias avaçadas sem dificuldade, lançamos os planos de marketing jurídico pontuais

Com eles, é possível realizar apenas 1 mês avulso de campanha e verificar onde gera melhores resultados. 

Confira os planos de marketing jurídico digital de contratação pontual 

  1. Google Ads para Advogados
  2. Gestão de Redes Sociais para Advogados
  3. Marketing de Conteúdo para Advogados

Sobretudo é preciso observar que a forma que sua advocacia se comunica na internet pode gerar impressões positivas ou negativas nos seus clientes.

É recomendável que saiba utilizar cada canal respeitando o momento do cliente, sem gerar interrupções abruptas ou propaganda agressiva.

E sobre o Inbound Marketing. Como começar?

Existe uma série de ações necessárias para implementar uma campanha de Inbound Marketing, mas para começar, é necessário a criação de um site 100% responsivo que passe confiança e informe características únicas do seu escritório, além da integração de um blog para publicação de artigos.

Falando mais do Blog (que pode ser separado do site ou indexado ao mesmo), este será o canal para educar seu público sobre questões jurídicas e soluções que você pode eventualmente apresentar, assim seu cliente terá convicção que sua advocacia é a melhor escolha para iniciar um relacionamento profissional.

Através de conteúdo disponibilizado gratuitamente, o cliente é fidelizado e no momento da sua necessidade ele vai à procura de quem verdadeiramente entende da sua dor.

O e-mail marketing  e as redes sociais também entram na estratégia como um canal de relacionamento para fazer seus potenciais clientes avançarem na “Jornada de Compra”, podemos destacar o Whatsapp, Facebook e Linkedin.

Redes que tem maior popularidade e proporcionam um maior acompanhamento das interações para ajudar o cliente em sua aproximação com a advocacia.

Percebe que é uma estratégia que utiliza todos os canais digitais, mas cada um com uma finalidade?

Note que é uma estratégia bem completa e complexa, mas que visa acompanhar o seu prospect por todo o percurso até se tornar um cliente de fato.

Saiba como captar clientes na advocacia com inbound marketing

Ao avaliar as opções você pode contar com a Aprimora Web como uma parceira estratégica na criação da sua campanha de Inbound Marketing.

Somos uma agência especializada no segmento jurídico, portanto tudo o que fazemos vai tanto na direção de respeitar as Normas do Código de Ética da OAB, como captar clientes na advocacia de forma profissional, além de provar verdadeiramente os resultados através de uma métrica chamada ROI (Retorno Sobre o Investimento).

Definindo como captar clientes na advocacia

Sabemos que o que importa verdadeiramente para você é ir em direção da expansão do seu escritório, saber como captar clientes na advocacia é um dos passos necessários para isso, mas também é preciso agir. 

Certamente podemos te ajudar a colocar o seu plano de marketing jurídico digital em prática!

Assim você pode focar no crescimento de sua equipe, produtividade e com bastante trabalho em equipe vai chegar ao seu objetivo.

Nossas soluções são completas e melhoram exponencialmente o alcance da sua advocacia com a internet, e contamos com uma equipe com enorme experiência técnica e que está o tempo todo antenada para as novidades e ações de marketing em conformidade ao Código de Ética da OAB.

Conte conosco e solicite agora mesmo um diagnóstico gratuito de marketing digital para seu escritório de advocacia.

Com certeza você terá 100% de satisfação com os resultados obtidos. 


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