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Site para Escritório de Advocacia: como montar seu escritório virtual

A criação de um site para seu escritório de advocacia tornou-se essencial. Ele irá ajudar a
desenvolver o marketing de seu escritório.

Como em todas as outras atividades, a criação de um site é fundamental para aumentar a
visibilidade e a clientela do seu negócio.

Acima de tudo, é importante trabalhar no seu site para que traga resultados e respeite as normas de comunicação dos advogados.

Por que você precisa criar um site para advocacia?

Hoje, um indivíduo ou uma empresa que procura um advogado independente ou uma firma
pode escolher entre uma infinidade de profissionais. O mercado jurídico é muito abrangente em termos de competência e especialização.

O advogado necessita, portanto, desenvolver a sua marca, sua presença e a sua visibilidade
para poder partilhar os seus conhecimentos com o maior número de pessoas possível.

Criar um site para seu escritório de advocacia é a solução ideal para fazer isso.

Tenho certeza que você já se perguntou se está na hora de procurar uma agência especializada em criação de site para advocacia ou marketing digital. Se o seu questionamento não surgiu por conta da grande concorrência ao buscar o seu segmento de atuação na internet, certamente é por uma das razões abaixo:

  • Porque você não entende como isso pode ajudar a advocacia.
  • Sua advocacia não precisa de novos clientes.
  • Você não tem tempo para pensar sobre isso.
  • Não entende nada de internet.

Conheça alguns benefícios reais que um site para advogados desenvolvido corretamente pode trazer para seu negócio.

Vantagens de ter um site para advocacia

Diante da nossa experiência em desenvolvimento de projetos para dezenas de escritórios de advocacia, já ouvimos diversas vezes os advogados dizerem que manter a advocacia na internet não traria verdadeiros benefícios, isso por conhecerem as limitações impostas no Código de Ética para a divulgação dos serviços jurídicos.

Aqui estão algumas das vantagens de um site de advogado:

  • Um site pode permitir ao advogado dar respostas escritas corretamente aos seus clientes através de artigos, pdf, infográficos, etc … e assim aumentar a sua autoridade sobre sua especialização.
  • Um site propicia uma melhor visibilidade na internet, principalmente graças aos diretórios e aos motores de busca.
  • Graças aos formulários de contato e a um design otimizado, um site melhora a comunicação e o relacionamento com o advogado e seus clientes.
  • Um site é um investimento rentável que desenvolve a clientela do advogado e consequentemente aumenta o seu volume de negócios.

Para ter todos os resultados, é necessário trabalhar o seu site de forma profissional, otimizada
e, portanto, eficiente.

Aqui está o que você absolutamente precisa fazer para ter um site que funcione para o seu
negócio de advogados.

Planejamento para criação de site para escritório de advocacia

Felizmente a visão do mercado jurídico sobre as ferramentas digitais vem se modificando e atualmente qualquer advogado sabe que precisa manter um website para conquistar novos clientes e demonstrar uma visão profissional para a sua base atual.

Independentemente do tamanho do escritório de advocacia, sua área de atuação ou localização, esta ferramenta excepcional está interligada as advocacias de sucesso.

Vamos conferir os principais objetivos que você pode traçar com este projeto.

Para alcançar novos clientes

Como toda empresa, a advocacia também precisa conquistar novos clientes, e manter um site na internet é uma forma para que ela obtenha mais visibilidade. A exposição do seu website vai proporcionar credibilidade para sua advocacia e ajudar muito no fechamento de novos contratos.

Isso não quer dizer que você vai fazer algum tipo de divulgação fora do Código de Ética da OAB, apenas o site de ter um site bem elaborado e com todas as informações atualizadas, possibilita que sua advocacia tenha maior credibilidade perante seu público alvo, tornando a empresa ainda mais profissional aos olhos dos clientes que buscam profissionais atualizados com o mundo digital.

Para se tornar uma referência regional

Com um website, sua advocacia possui tudo o que é necessário para promover seus serviços regionalmente. Se a empresa contratada para desenvolvimento de site para advogados trata cada projeto com atenção aos detalhes, ela certamente vai conectar seu site com o Google Maps. Com isso todas as pessoas que buscarem por seus serviços na sua região verão diretamente no Mapa o link para seu website.

Como o site será o primeiro canal de contato com o cliente, é preciso obviamente que o site esteja com um aspecto visual adequado a imagem que sua advocacia deseja transmitir.

Para se relacionar com a base de clientes atual

Você já deve ter notado que a forma de consumo de informações vem mudando a cada dia com a internet, como todo mundo está conectado, as ferramentas de comunicação se tornaram presentes no nosso dia a dia.

Talvez sua advocacia já esteja atuando a mais de 30 anos, tenha um nome consolidado no mercado e uma equipe de grande notoriedade. Mas imagine qual será a opinião dos seus clientes ao realizar uma pesquisa na internet e ver que você não aparece no Google?

Na medida em que aumentaram o número de informações, também aumentaram as propagandas indesejadas. Então os usuários procuram filtrar e selecionar apenas o conteúdo que verdadeiramente é relevante.

Se você gera conteúdo relevante no seu site através de artigos informativos, os seus clientes sempre estarão te acompanhando e consequentemente o relacionamento profissional nunca ficará frio, pois quem some acaba sendo esquecido.

Não basta apenas publicar sempre que você presta serviços jurídicos em determinadas áreas de atuação, mas pense que você pode criar artigos em um Blog incorporado ao seu site para ajudar a resolver problemas que seus clientes enfrentam no dia a dia. Aproveite para abrir um espaço para comentários e mantenha uma interação com esses clientes respondendo dúvidas e ajudando verdadeiramente sua audiência.

Passo a passo para implementar o site para escritório de advocacia

Registro de domínio

O primeiro passo para colocar o seu site no ar é fazer o registro do seu nome de domínio. Esse
nome de domínio deve refletir seriedade, ao mesmo tempo que deve identificar seu escritório
nesse meio muito competitivo.

A melhor forma de verificar se o nome do escritório já está sendo utilizado é através do site
RegistroBr, que é o órgão oficial brasileiro. Após registrar o domínio, já é possível fazer os
primeiros testes no site.

Escolha da plataforma

O segundo passo é fazer a instalação de uma plataforma que seja segura, fácil de fazer
qualquer tipo de manutenção e que também seja bem vista pelos motores de busca,
principalmente o Google.

Recomendados fortemente a instalação da plataforma WordPress. Essa é a plataforma mais
utilizada dos sites em todo o mundo, e por oferecer opções incontáveis de plug-ins, ou
extensões, seu site sempre poderá se reinventar, superando seus concorrentes facilmente.

Agora, é hora de partir para a estrutura e conteúdo do seu site.

O design do site

Em primeiro lugar, é importante estabelecer a identidade visual da sua atividade de advogado.
Já tem uma identidade gráfica, um logotipo, cores próprias?

Para ter um site profissional que dê confiança aos seus visitantes, estabeleça uma carta gráfica
que você usará para o seu site.

O objetivo do design do seu site é que ele seja legível, estético e único.

O logotipo

Primeiro, para melhor refletir sua atividade como advogado, considere (re) trabalhar em seu
logotipo. Inspire-se no que há de melhor no direito sem copiar outra marca, para ter um
logotipo em sintonia com os tempos.

Crie um logotipo simples, reconhecível e único.

As cores do seu site

Também muito importante para a clareza da sua marca, escolha cores bastante simples.

O branco é uma aposta segura, sabendo que com certeza você escreverá um conteúdo completo
e detalhado, o branco acalmará e trará clareza aos seus textos.

As imagens usadas

Quando se trata de fotos , sua melhor aposta é, claro, tirar suas próprias fotos. Por exemplo,
você pode tirar uma foto de sua equipe se tiver um escritório de advocacia ou tirar uma foto
sua com um cliente se for autônomo.

Isso colocará rostos em seus negócios e dará confiança a seus usuários. Na verdade, seus clientes em potencial desejam se dirigir a pessoas reais e não a um logotipo, portanto, seja o mais transparente possível sobre sua empresa.

Se não for possível tirar suas próprias fotos, você tem a opção de tirar fotos livres de royalties que encontrará na Internet. Muitos sites de banco de imagens estão disponíveis, como
pexels.com ou unsplash.com, por exemplo.

Ícones e ilustrações

Também para um aspecto mais visual e explicativo, não hesite em utilizar os ícones e
ilustrações para tornar o seu site mais moderno e diferenciar-se da concorrência.

Tenha cuidado para não sobrecarregar seu site para mantê-lo simples e ficar alinhado com seu campo
de atividade.

Por ter uma identidade visual limpa e profissional em seu site; você dará imediatamente uma boa impressão de sua empresa aos seus usuários, eles ficarão posteriormente mais motivados para usar seus serviços.

Site pronto, como alcançar clientes?

Trabalhe na referência natural do seu site

Para ter um conteúdo otimizado para a ser referência por sua atividade de advogado na
internet, terá que respeitar e trabalhar algumas etapas:

Otimize a experiência do usuário

A experiência do usuário é uma noção que pode ser comparada à ergonomia e à usabilidade.
Também chamado de design ux , é um fator importante a ser trabalhado para oferecer aos
usuários um site que atenda às suas expectativas .

O Google também analisa a ergonomia dos sites para colocar nos melhores resultados aqueles com uma experiência de usuário otimizada.

Verifique a indexação pelo Google

Indexação se refere ao Google conhecer seu site, para que o mesmo possa oferecer suas
páginas para usuários que procurarem termos semelhantes ao seu conteúdo no mecanismo de
busca.

Para que seu site seja bem visto pelo buscador, é preciso se atentar a todos os outros
pontos aqui citados.

Realize testes A/B com a estrutura do seu site

Para conseguir uma boa experiência do usuário no site do seu advogado, vários pontos devem
ser levados em consideração.

É preciso organizar primeiro os seus textos, os seus títulos, as suas legendas, as suas palavras-
chave, etc … Para o fazer, primeiro estabeleça uma lista de palavras – chave com as quais
gostaria de ser referenciado nos motores de busca.

Podem ser buscas como ” advogado em Fortaleza” ou ” firma de advocacia imobiliária ”, por exemplo.

Tenha cuidado para não usar palavras muito complexas aqui, permaneça no vocabulário de seus clientes em potencial para obter os melhores resultados.

Depois de ter estabelecido uma lista de palavras-chave você terá que posicioná-las de forma
inteligente em seus títulos, subtitulos, textos …

Você terá que usar as tags certas no código do seu site (H1, H2, etc.), parte do seu site deve estar impecável para que o Google possa confiar em você, portanto, cuide da organização dos seus textos em cada página do seu site.

Em relação à estrutura, conteúdo e design do seu site, é importante ter um bom aproveitamento do espaço das suas páginas. Coloque sua frase de chamariz, solicitação de orçamento e botões de solicitação de contato corretamente. Seus usuários devem ter acesso a todos os seus recursos com apenas alguns cliques. Em relação aos diferentes recursos do seu site, você tem uma ampla escolha deles.

Obtenha links externos para seu site

Links externos ou backlinks são uma maneira segura de listar seu site corretamente. Backlinks
são links de outros sites que apontam para o seu.

Quanto mais backlinks um site tem, mais sua pontuação de domínio aumenta e mais o Google confia nele. Para obter links externos para o site de seu advogado, você pode, por exemplo, listar seu site em diretórios de advogados.

Além disso, você pode estabelecer parcerias com outras empresas para desenvolver sua
notoriedade.

Recursos recomendados para implementação no site para advocacia

Aqui estão alguns recursos eficazes para você solicitar durante a criação de site para escritório de advocacia:

O mapa do google: instale um mapa do Google em sua página inicial. Fácil de usar, este mapa é
uma ferramenta muito boa que permitirá que seus usuários localizem facilmente seu
consultório ou local de trabalho.

Uma galeria de fotos: Se tem fotos com os seus clientes, se é advogado imobiliário ou se quer
mostrar as instalações da sua empresa e da sua equipe, pode ser montada uma galeria de
fotos. É uma ótima maneira de dar legitimidade ao seu negócio aos olhos dos visitantes.

Um formulário de contato: Imprescindível, permite que seus usuários entrem em contato com
você sem sair do seu site.

Uma barra de pesquisa: os advogados costumam ter documentos longos e muito completos.
Se você os disponibilizar em seu site, pode ser interessante para você configurar uma barra de
pesquisa. Graças a isso, seus usuários terão acesso rápido ao documento que procuram.

Uma conexão com redes sociais: Se você está presente em redes sociais, coloque links das
redes em que está presente. Isso permitirá que seus usuários o sigam em qualquer lugar que
não seja em seu site e eles poderão descobrir outra faceta de seu negócio.

Calendário para marcar compromissos: Um recurso muito eficaz para compromissos. Ao
configurar um calendário diretamente integrado no seu site, os seus visitantes poderão fazer
pedidos de reuniões e consulta em função da sua disponibilidade. O calendário é atualizado
em tempo real, o que significa que você não precisa fazer nada para organizar seus
compromissos.

Boletim informativo: é uma ótima maneira de coletar e-mails de seus visitantes. Na verdade,
ao criar um boletim informativo vinculado ao seu blog, por exemplo, você será capaz de
contatar novamente os visitantes que se inscreveram no seu boletim informativo para
convertê-los gradualmente em clientes.

Vídeo: hoje existem muitos visitantes que preferem assistir a um vídeo ao invés de ler um
texto. Disponibilizar um vídeo de alguém apresentando sua empresa e os serviços que você
oferece pode ser uma ótima ideia. Isso permitirá que você explique detalhadamente o seu
negócio e dê uma cara a ele.

Por fim, é absolutamente essencial que o seu site seja adequado para todos os formatos de
tela (tablet, celulares, etc.), ou seja, deve ser responsivo.

Portanto, certifique-se de oferecer uma experiência de usuário tão boa no PC quanto no telefone e em outras usando um bom design responsivo.

Ao implementar uma boa experiência do usuário em seu site, os visitantes ficarão satisfeitos
com seu site e encontrarão rapidamente o que procuram.

Assim, poderá converter mais facilmente estes visitantes em clientes da sua atividade de advogado.

A Importância do SSL: A abreviatura “SSL” é um acrônimo em inglês para “Secure Sockets Layer”. Este é um protocolo que garante que os dados possam ser transmitidos na Internet com uma conexão
criptografada. O protocolo de segurança protege contra o acesso de terceiros, criptografando
a comunicação entre um navegador da web e um servidor da web.

Principalmente em sites de serviços como advocacia, é essencial que o site tenha um certificado válido. E também, indexadores de páginas como o Google consideram sites com o SSL devidamente implementado muito mais seguro.

Desenvolva um conteúdo de qualidade

Ao criar o seu site, você inevitavelmente se perguntará ” o que vou colocar no meu site? ”.
Quer sejam as páginas, as secções, os textos ou os títulos, é absolutamente necessário
trabalhar para aumentar a qualidade dos seus textos para responder às perguntas dos seus
utilizadores e para o referenciar da melhor forma possível nos motores de busca.

Aqui estão alguns exemplos de páginas que você pode incluir no site do seu advogado:

Sobre a equipe

Aqui, o objetivo é apresentar sua equipe e as especializações dos diferentes membros.
Mencione especializações concretas que os seus visitantes possam compreender facilmente,
como ” especialista em direito da família ” ou ” especialista em direito imobiliário ”, seguido de
uma descrição da pessoa e do seu papel na equipe.

Sobre os Serviços ou Áreas de Atuação

Neste tipo de página, você descreverá de forma detalhada e concreta os serviços que oferece. Explique como você pode ajudar seus clientes em potencial e como suas habilidades permitirão que você atenda às expectativas deles.

Setor de Notícias ou Blog

Muitas empresas estão fazendo isso ultimamente. Você tem a opção de configurar uma página de ” Notícias ” ou ” Blog ” que permitirá que você se comunique com as últimas notícias em seu campo e compartilhe conteúdo educacional para seus usuários aprenderem mais sobre sua atividade.

Sobre seu Histórico Profissional ou Jornada do seu Escritório

Nesta página, você simplesmente contará a história de sua empresa e sua jornada. O objetivo aqui é ser o mais transparente e autêntico possível. Isso permitirá que seus usuários o conheçam melhor e criem alguma confiança.

Setor de Contato

Página imprescindível, é aqui que você poderá cadastrar todos os seus meios de contato para que seus potenciais clientes possam contatá-lo com facilidade.

Além disso, configure um formulário de contato para que seus visitantes possam contatá-lo sem sair do
seu site.

Páginas Adicionais

Muitas outras páginas podem ser configuradas em seu site, por exemplo, páginas de ”Parceiros ”, ” Direito penal ” ” emprego ”, etc … Você é livre para escolher o tipo de página que deseja configurar para o seu site. O importante é que seu site esteja devidamente segmentado e bem organizado.

Seus visitantes devem ter acesso a todo o seu conteúdo de uma forma simples, eles não precisam pensar nisso para atender às suas necessidades.

Por que contratar uma agência especializada (como a Aprimora Web) para criação do seu site

Graças aos diversos softwares disponíveis, você tem a possibilidade de criar seu próprio site. Com algum tempo dedicado para estudo de CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) como o WordPress, você terá a possibilidade de criar um site básico.

No entanto, se você deseja desenvolver uma imagem profissional e marca eficaz para sua advocacia, sua melhor aposta é buscar outras soluções.

Ao contratar uma agência especializada como a nossa, você tem a opção de criar um site
totalmente personalizado.

Ao comunicar suas necessidades e desejos a uma agência séria, ela oferecerá a você um design de qualidade e um SEO bem trabalhado.

Além disso, uma agência poderá aconselhá-lo nas escolhas de marketing do seu site para uma melhor conversão.

Criar um site para a atividade do seu advogado é um investimento que lhe trará muitos resultados a médio / longo prazo.

Portanto, vale a pena investir seu tempo e dinheiro em estratégias acertadas, começando por um site profissional com um design elegante, uma experiência de usuário otimizada e um SEO bem sucedido.

Conclusão

Então agora que você já sabe que sua advocacia precisa de um site como uma parte importantíssima de sua atuação online.

Realize pesquisas no Google pensando nas palavras chave que seu cliente pensaria ao pesquisar, mas claro sem conhecer o nome da sua advocacia.

Certamente você verá que ter o seu site ali nos resultados da pesquisa pode ajudar muito seus futuros clientes a se conectarem com sua advocacia.

E não basta apenas saber que sua advocacia precisa ter um site, conheça agora mesmo o Site para Advogados, um pacote de serviços da Aprimora Web, agência que é especializada em desenvolvimento de site para advogados e escritórios de advocacia e Parceira da OAB Guarulhos e OAB Pinheiros.

Este post tem 2 comentários

  1. Lourival Abrantes

    Excelente texto estavamos esperando o site ficar pronto para iniciar a trabalhar com o Marketing… Errando e aprendendo.

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