Escritórios de advocacia: 8 passos para conquistar clientes

Você tem se perguntado como é possível aumentar o faturamento de escritórios de advocacia ou como é possível aumentar a captação de clientes na advocacia?⠀


Atualmente, o mercado digital é maior que o mercado físico, e nós podemos afirmar que se você não está presente nele, seu escritório advocacia está desperdiçando uma grande oportunidade de alcançar seus objetivos.⠀

Isso porque, além do seu público estar te esperando na internet, com ela é possível alcançar maiores resultados com menores investimentos, através de estratégias de marketing jurídico para escritórios advocacia.⠀

Através de um bom planejamento, é possível realizar um mapeamento de cenários, estudo do público, entre outras ações do planejamento estratégico. ⠀
Que tal dar mais esse passo para aumentar seus ganhos e captar mais clientes? Veja essas dicas a seguir. ⠀

Passo 1: inicie sua estratégia de marketing jurídico antes de abrir um escritório físico

Muitos profissionais imaginam que é necessário estar com o escritório de advocacia físico em funcionamento para depois começar uma estratégia de marketing jurídico digital.⠀

Ocorre que na internet, a construção de uma autoridade é a chave principal para garantir o sucesso profissional, e isso é feito dia após dia, quanto antes se começa, mais rápido os resultados virão. ⠀

Mas você sabe afinal o que é construir autoridade?

Significa ser visto como referência em determinado segmento.⠀

Assim, muitos advogados conseguem captar clientes na advocacia sem investir em uma estrutura física, e com os recursos obtidos desses clientes (que vieram do online) enfim podem abrir definitivamente um escritório físico. ⠀

Passo 2: realize um planejamento e analise o posicionamento de outros escritórios de advocacia que estão na internet

Se você deseja aumentar os lucros e expandir a carteira de clientes do seu escritório de advocacia, está na hora de parar de insistir nos mesmos erros e começar a tomar decisões que realmente te fazem sair do lugar. ⠀

Primeiramente, é essencial realizar um planejamento e buscar diferenciais que permitam que o seu projeto se destaque frente a outros escritórios de advocacia.

Neste ponto uma equipe de marketing jurídico pode trazer auxílio no seu planejamento, para apresentar formas de atração e relacionamento com clientes.⠀

Além disso, desmistifique a ideia de que basta criar um simples site para ser encontrado, o ponto de encontro mudou, muitos escritórios de advogados já perceberam o poder da internet e mesmo neste cenário é preciso profissionalismo e inovação para conquistar a atenção dos clientes. ⠀

Por exemplo, muitos desses escritórios de advocacia que possuem um site, ainda não se deram conta que a criação de conteúdo educativos e relevantes para seu público-alvo, podem ajudar a consolidar a presença online do escritório e fortalecer este relacionamento, que buscará em seus canais digitais as informações que necessita.⠀

Passo 3: crie um processo de atendimento estruturado para seu cliente

O atendimento online já é uma realidade. Mas se escritórios de advocacia já atendem pela internet, também precisam prestar todo suporte necessário nela.

É preciso ter boas práticas e processos para executar um trabalho de qualidade.⠀

Oferecer opções de canais, ter uma boa comunicação e usar ferramentas eficientes são alguns dos requisitos principais.⠀

Ser acessível é um dos principais requisitos para o advogado que deseja sucesso na internet. ⠀

Ainda que um profissional tenha um nome de importância no mercado, sua carreira dependerá da forma como os clientes percebem seu desempenho no pós contratação. ⠀

E é preciso destacar que essa percepção ultrapassa questões de mera aparência física.

Engloba, também, o modo de operação do profissional, mas também organização e capacidade de estabelecer uma boa relação.⠀

Passo 4: reinvente o seu modo de trabalho

Desde a mudança do atendimento presencial para o digital, a partir do home office, até a instituição de novas rotinas e formas de trabalho, a alta concorrência vem cobrando cada vez mais profissionais dispostos a se reinventarem.⠀

E para escritórios de advogados, a realidade não é nem um pouco diferente. Será preciso se adequar e se comprometer com eficácia no atendimento às demandas de seus clientes.⠀

E, considerando o quão rápido tudo tem mudado nos últimos anos, não se ajustar pode significar grandes prejuízos.⠀

Mas lembre-se do passo 2. Antes de tomar qualquer decisão fale com um especialista em marketing jurídico para escritórios de advocacia, estabeleça o seu objetivo e descubra qual o melhor método que guiará este projeto.

Delimite as suas competências e possibilidades, assim de todos os profissionais contratados para te ajudar.

Passo 5: conheça as formas de aumentar a credibilidade para novos clientes

Pelo serviço jurídico se tratar de um serviço altamente qualificado, onde a formação acadêmica, o conhecimento jurídico, a prática e a experiência contam muito, é importante demonstrar isso para futuros clientes.⠀

Uma das maneiras mais indicadas de se fazer isso é contando com materiais de divulgação e ferramentas que atestem isso com elegância e bom gosto, confira alguns exemplos:

  • Um cartão de visita digital e um impresso;
  • Um logotipo profissional da advocacia;
  • Um site para advogados profissional;
  • Um blog corporativo para criar conteúdos educativos;
  • Presença em redes sociais que são relevantes para seu público-alvo;

É muito importante se preocupar em criar e manter atualizadas essas ferramentas de prospecção, porém, não deixe de estar atento à qualidade do serviço entregue pelo seu escritório de advocacia.

Além disso, esteja atento às novidades do mercado e modernize essas ferramentas sempre que necessário.⠀

Passo 6: certifique-se que sua mensagem está chegando até o seu cliente

Alguma vez você já teve a sensação de estar falando sozinho nas redes sociais?⠀

Você faz uma publicação, não recebe comentários, seu público não engaja, e você continua lançando estratégias que não trazem retorno algum.⠀

Isso é mais comum do que você imagina, muitas vezes, o seu conteúdo é bastante rico, você aplica todo seu conhecimento para produzi-lo, mas acaba não conseguindo fazer o seu cliente conectar-se com ele. ⠀

Em todas as estratégias digitais de escritórios de advocacia, é essencial traduzir o seu conhecimento de modo que o seu público consiga captar a sua mensagem, quero dizer, criando um conteúdo didático para seu cliente (que geralmente é leigo) e divulgando este conteúdo nos locais certos, para que ele entenda a mensagem, identifique-se com a dor e entenda que você pode lhe oferecer soluções se ele tomar a iniciativa de entrar em contato.⠀

Caso não saiba como fazer esse estudo para diagnosticar onde o seu potencial cliente está, clique aqui e solicite contato de um especialista.

Passo 7: esteja pronto para receber clientes na advocacia todos os dias

Com o avanço da internet e a possibilidade de alcançar um grande número de pessoas em pouco tempo, atrair e converter clientes em escritórios de advocacia todos os dias tornou-se uma tarefa possível.⠀

Para isso é fundamental pensar em ações estratégicas de posicionamento digital, ser visto é o primeiro passo para a possível contratação.⠀

Para que o seu trabalho possa chegar às telas do seu público, investir em marketing digital é de grande ajuda, trazendo retornos imediatos.⠀

Se o seu objetivo é receber novos contatos todos os dias, o momento de iniciar suas estratégias é este.

Nos últimos meses negócios de todos os ramos têm sentido os impactos da crise econômica. ⠀

Na advocacia, muitos profissionais reclamam da diminuição de demandas em seus escritórios físicos.⠀

Neste cenário, o advogado tem duas opções: deixar de lado todos os clientes que poderiam ser seus ou traçar estratégias para conquistá-los.⠀

Dependendo do modelo do escritório de advocacia, mudar sua estrutura visando agilidade nos processos pode ser bem viável.⠀

Porém, se você não deseja que seu atendimento seja 100% online você pode, com pouco investimento e as ferramentas corretas, alcançar clientes onde quer que eles estejam, aumentando suas receitas e normalizando o fluxo de clientes.⠀

Você só precisa ter em mente uma coisa: a internet é, a partir de agora, seu principal meio de comunicação com seus clientes.

Passo 8: tenha previsibilidade em que momento o seu cliente irá lhe contratar

Com a concorrência cada vez maior entre os profissionais, manter uma relação profunda e constante com o seu público aumentará as chances de torná-lo seu cliente.⠀

Antes de bater o martelo e fechar o negócio com você, o seu cliente precisa:⠀

  • Verificar que você entende sua dor;
  • Saber que você realmente sabe como lhe ajudar;
  • Ter certeza que você domina o assunto;
  • Confiar que você estará disponível para ele após a contratação;

Se você tem convicção de todos esses pontos, você está pronto para iniciar sua estratégia digital, e com o tempo conseguirá estimar qual a sua taxa de conversão de potenciais contatos para clientes.

Conclusão: fique atento para atitudes que podem atrapalhar o seu projeto

Não é nenhuma novidade que a internet se tornou o maior canal de comunicação, interligando não apenas estados, mas o mundo todo. ⠀

Profissionais que desejam ver o seu negócio crescer, já sabem: devem estar presentes na internet.

Porém, apenas aparecer online já não é suficiente, é preciso destacar-se positivamente e, algumas atitudes comuns podem estar dificultando seu avanço, vamos revisar?⠀

  • Investir em uma estrutura física antes de ter clareza sobre a estratégia de aquisição de clientes;
  • Não realizar um planejamento do seu projeto;
  • Não ter processos e nem organização da condução do cliente pós contratação;
  • Não estabelecer um público alvo e querer abraçar o mundo;
  • Não utilizar novas ferramentas que foram comprovadamente eficientes para outros profissionais;
  • Investir tempo e dinheiro em canais errados porque “todo mundo está lá”;
  • Não se colocar no lugar do seu cliente, portanto, não entender o que ele pensa/precisa.

Se você identificou algum desses erros, saiba que ainda é tempo de reverter a situação e alcançar seus objetivos. Clique aqui e agende um bate-papo totalmente gratuito e sem compromisso com um de nossos especialistas, vamos identificar qual é a sua realidade e apresentar nossa melhor proposta para te ajudar a mudar este cenário.

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