Você está visualizando atualmente SEO para conteúdo: veja como realizar na Engenharia Civil

SEO para conteúdo: veja como realizar na Engenharia Civil

Se você é um empresário, você pode ter ouvido falar da otimização do mecanismo de busca (SEO). Mormente, o SEO para conteúdos ganha mais destaque que qualquer outra otimização para web.

Grande parte das pessoas usam mecanismos de busca para encontrar um produto ou serviço. Assim, os proprietários de sites precisam otimizar sua plataforma para ser facilmente encontrada na web.

Apesar disso, muitos não possuem uma estratégia de SEO em vigor. A maioria dos empreendedores que tentaram acharam muito demorado e viram pouco sucesso no SEO, porém, acredite, os resultados vêm e são impactantes.

Uma vez familiarizado com os fundamentos do SEO, você perceberá que ele é simplesmente sobre implementar práticas que dão aos mecanismos de busca e aos visitantes a melhor chance de encontrar seu site.

Em suma, SEO não é tão complicado quanto parece e vamos ver mais sobre isso a seguir.

1. SEO para conteúdo: o que é SEO

A otimização do mecanismo de busca é o processo de aumentar a visibilidade do seu site organicamente nas páginas de resultados.

O SEO é diferente da publicidade paga, pois retorna resultados de pesquisa orgânica (ou tráfego não pago), que compõem uma porcentagem mais significativa de toda a movimentação na web.

2. Importância do SEO

Por que você deve implementar estratégias de SEO e começar a aprender os fundamentos dessa estratégia. Bem, consigo pensar em dois motivos simples.

  1. O SEO traz muitos benefícios para os proprietários de sites.
  2. O SEO gera mais tráfego e mais vendas.

Implementar uma estratégia de SEO para conteúdo é essencial porque grande parte dos pesquisadores clicam nos resultados apenas da primeira página dos SERPs. 

Se seu site aparecer na primeira página para uma consulta, você receberá a maioria dos cliques. Já se ele está muito distante do topo, tem uma falha que você deve lidar.

O tráfego de SEO é consistente

Pode levar mais tempo para ver resultados no SEO, mas vale a pena. Ao contrário de outros métodos de aquisição de tráfego, como mídias sociais ou e-mail marketing, sites que se classificam nos SERPs recebem tráfego passivo consistente. 

Com isso há um aumento enorme em sua conversão.

Ah, vale lembrar que no começo o SEO era simples. Isso fazia com que o tráfego não tivesse valor. Talvez você esteja pensando que o SEO para conteúdo seja complicado ou desnecessário, mas saiba que é ele que dá qualidade para seu tráfego.

3. Como funcionam os mecanismos de busca

Como parte do aprendizado dos fundamentos do SEO, é crucial ver como os mecanismos de busca funcionam para determinar quais aspectos de seus sites você precisa otimizar.

Os mecanismos de busca têm três funções primárias:

  1. Crawling: Os mecanismos de busca enviam robôs (aranhas ou rastreadores) para procurar novos conteúdos. O conteúdo pode ser páginas da web, PDFs, imagens, vídeos ou qualquer coisa que possa ser vinculada.
  2. Indexação: Após detectar conteúdo, os rastreadores do mecanismo de busca seguem os links para encontrar novos URLs. Quando encontram conteúdo exclusivo, adicionam-no ao seu índice ou ao banco de dados de URLs descobertos.
  3. Classificação: Uma vez que os URLs estão no banco de dados, os rastreadores recuperam essas informações para corresponder à consulta de pesquisa de um usuário. O mecanismo de busca então organiza os resultados dos mais relevantes para os menos relevantes.

4. Como obter seu site no Google

O SEO ajuda você a classificar mais alto no Google (mecanismo de pesquisa mais importante), mas você não pode classificar se o Google não sabe que você existe.

O Google adiciona automaticamente seu site, mas pode levar alguns dias ou semanas. Se você é o proprietário, poderá enviar manualmente seu site ao Google para acelerar esse processo.

Ao enviar manualmente seu site, você também tem a vantagem adicional de receber imediatamente dicas do Google Search Console para melhorar sua plataforma.

VEJA MAIS

5. Componentes SEO

No geral, o SEO servirá para organizar e classificar seu conteúdo. Quanto melhor ele for, mais alto serão os resultados nas SERPs. 

Embora entender esses fatores seja um conceito fundamental de SEO, você não precisa memorizar todos eles.

No SEO para conteúdo é importante trabalhar com um fator em destaque.

SEO técnico

O SEO técnico lida com a otimização da infraestrutura do seu site para que as aranhas do mecanismo de busca que rastreiam seu site possam acessar e indexar facilmente. Chama-se SEO para conteúdo técnico porque só lida com o processo interno:

Os esforços técnicos de SEO incluem a otimização:

  • Estrutura da plataforma
  • Implementação de dados estruturados e marcação de esquema
  • Velocidade de carregamento do site e da página
  • Estrutura de URL — Corrigindo redirecionamentos de URL
  • Facilidade com dispositivos móveis
  • Segurança do site (SSL e HTTPS)
  • Pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é o processo de descobrir o que seu público-alvo está procurando, quanto tráfego esses termos podem enviar e como é difícil classificar para esses termos.

SEO para conteúdo: On Page

Além de criar conteúdo informativo que melhor responda à consulta de um usuário, o SEO na página é usado para otimizar palavras-chave específicas e melhorar a visibilidade da pesquisa.

Como os mecanismos de busca tecnicamente não podem ser lidos, parte do SEO na página está incluindo dados para ajudar os robôs a organizar e entender o significado e o contexto do seu conteúdo.

Os esforços de SEO na página incluem:

  • Tags de título
  • Formatação de conteúdo e cabeçalhos
  • Meta descrições
  • URLs
  • Links externos e internos
  • Off-Page SEO

Agora que você viu mais sobre a importância do SEO, não perca mais tempo, agende seu atendimento e veja como podemos ajudar você.

Acompanhe nossas redes sociais para conferir mais notícias.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress

Quer falar com um de nossos consultores agora mesmo pelo WhatsApp?

🟢 Estamos Online

RECEBA UMA análise gratuita do marketing da sua empresa