Você está visualizando atualmente Qual o significado de site responsivo?

Qual o significado de site responsivo?

Desde que a internet se popularizou e começou a ser usada por profissionais para divulgar seus trabalhos, chegaram junto diversas dúvidas, entre elas a real necessidade de estar presente nas plataformas digitais e o que é um site responsivo que as pessoas tanto falam?

Entre outros aspectos, a responsividade de um site está envolvida com quão eficiente aquele site será para atingir o público-alvo que você almeja. Mas, saber com o que a responsividade está envolvida não esclarece o que ela é exatamente.

Portanto, se você tem essa dúvida de qual significado de site responsivo e quer saber como deixar seu site de modo a aproveitar cada visitante, vem comigo nesse artigo que falaremos exatamente sobre isso.

Qual significado de site responsivo?

Talvez você nunca tenha observado mas, alguns sites têm imagens, textos, elementos bem grandes, pensando um pouco, podemos chegar a conclusão que se aquele elemento for ser representado em um celular, por exemplo, não vai ficar nada legal.

É a partir daí que vemos, por exemplo, aqueles sites em que você entra e precisa ficar arrastando a tela para o lado, para ver todos os elementos. Responsividade se trata exatamente disso. 

O site responsivo se refere basicamente a quão bem seu site recebe os visitantes dos diversos dispositivos possíveis (celular, computador, tablet, etc). 

Aumentando a abrangência desse termo poderíamos até incluir a possibilidade de acolher bem a visita de pessoas deficientes visuais, por exemplo, com ferramentas de que transmitem o texto em áudio, etc.

Importância de um site responsivo

Agora já sabemos o que significa site responsivo, mas para que um site para psicólogo precisa ser um site responsivo?

Um site para psicólogo precisa ser um site psicólogo (ou seja, um site acolhedor, rsrs) porque caso contrário, as chances de um visitante permanecer algum tempo no site aumenta em função de quão acolhedor aquele site é.

Pense comigo, em qual site você ficaria mais tempo: Em um site que parece que foi feito para o seu dispositivo seja ele qual for? Ou em um site com o texto todo desformatado, com imagens irreconhecíveis, em que você precisa, o tempo todo, ficar arrastando o dedo pra um lado e outro da tela para entender o conteúdo?

Pois, é. Com certeza você vai preferir ficar no primeiro site.

E a responsividade é exatamente para isso. Há alguns anos isso era muito negligenciado, possivelmente por os celulares não serem tão avançados quanto hoje em dia.

Mas, a partir dessa década, é algo quase que impensável criar um site para psicólogo sem que o seu conteúdo apareça corretamente em tablets, por exemplo.

Um fato que comprova isso são os números que encontramos nas plataformas de buscas, ao analisar a fonte do tráfego (visitas) de um site, vemos que a esmagadora maioria das visitas vem do mobile (celular).

VEJA COMO DESTACAR SEU CONSULTÓRIO NO GOOGLE

Ferramentas de criação de páginas

Apesar da importância de se ter um site responsivo, principalmente quando se trata de um site para psicólogo, é enorme, como vimos.

Porém, devido a 99% dos sites serem criados através de computadores (notebook ou computadores de mesa), algumas pessoas ainda esquecem de checar a responsividade do site.

E o pior é que algumas ferramentas de criação de sites não vem com essa funcionalidade de tornar um site responsivo automaticamente.

No WordPress, por exemplo, a maioria dos temas gratuitos não vem com essa funcionalidade. Portanto, se você não quer gastar comprando temas e ainda assim ter um site responsivo vou te dar uma dica: Use ferramentas de criação de páginas.

A maioria dos acessos que nos trazem clientes (principalmente quando falamos de tráfego pago) é feito através de páginas. Ou seja, normalmente é criada uma página (chamando de Landing Page, que é página de captura) e a partir dessa página que a pessoa entra em contato com você.

Sendo assim, podemos usar ferramentas de criação de páginas que possuam essa funcionalidade de deixar a página responsiva, para acolher e converter o visitante em cliente.

Ferramenta Elementor

Uma ótima opção para criar uma página e torná-la responsiva é o Elementor. Ele é um plugin gratuito (tem também a versão paga) que pode ser usado no WordPress para criar páginas.

Ele dá a opção de, depois que você criar a página, olhar como ficou a visualização daquela página em outros dispositivos como tablet e smartphones.

Além disso, ele permite que você, caso ache necessário, altere alguns detalhes na página apenas na versão mobile.

Ou seja, você pode aumentar ou diminuir imagens, por exemplo, para que elas fiquem melhor encaixadas na versão mobile, proporcionando uma melhor experiência para o visitante.

BuilderAll

Existe também outra ferramenta de criação de sites chamada cheetah builder. Ela faz parte do pacote de criação de sites da plataforma BuilderAll.

Lá você também consegue fazer alterações específicas para a versão mobile da sua página.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a esclarecer o significado do site responsivo. E também tenha esclarecido como isso é importante para sites de profissionais como sites para psicólogos.

Caso tenha ficado com alguma dúvida deixe-a nos comentários e comente também o que vinha a sua mente quando você acessava sites sem responsividade.

Até breve!

Nos acompanhe também no Instagram para ficar por dentro de todas as notícias.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress

Quer falar com um de nossos consultores agora mesmo pelo WhatsApp?

🟢 Estamos Online

RECEBA UMA análise gratuita do marketing da sua empresa