Você está visualizando atualmente Projetos em BIM: como aplicar na construção?

Projetos em BIM: como aplicar na construção?

Uma ferramenta que facilita e muito todo trabalho relacionado a projetos de construção é o BIM, para te deixar por dentro de como funciona essa ferramenta o tema deste artigo é projetos em BIM: como aplicar na construção civil?

A sigla BIM se refere a uma tecnologia que a cada dia se torna mais comum em construtoras e escritórios de engenharia, ela signfica Building Information Modeling. De forma simples, podemos vê-la como a modelagem das informações a respeito da construção.

Ou seja, é uma tecnologia que possibilita a criação de projetos em 3D, contento todas as informações/especificações referentes a elementos de construção e materiais utilizados.

Através desse artigo vamos te passar informações importantes sobre essa tecnologia e como ela pode te ajudar nos seus projetos de construção civil.

O que é o BIM?

Na área da engenharia já é comum o uso de alguns programas. Porém, sabemos que um projeto de engenharia engloba muito mais coisas do que apenas a parte arquitetônica. É preciso termos todos os detalhes referentes aos materiais para pôr em prática aquele projeto.

É aí que entra o projeto em BIM. Enquanto em alguns programas os elementos são linhas, por exemplo. Em ferramentas BIM você consegue ver outros detalhes daquele elemento ao clicar, como por exemplo, tipo de parede e outras observações.

Portanto, além de trazer o aspecto visual, que é necessário, essa tecnologia permite a criação de um banco de dados qualificados para todas as informações referentes ao projeto. Sendo assim, como citado, é possível descrever todos os elementos construtivos utilizados, como seus materiais e valores.

VEJA MAIS

Como usar o BIM na construção civil?

Tendo em vista essas informações que vimos a respeito do BIM, percebemos que ele pode ser incorporado, principalmente na construção civil, em praticamente todas as etapas do projeto, indo desde a primeira linha do desenho até a manutenção da obra.

Isso porque o BIM não se trata de uma simples ferramenta de demonstração de projetos, na verdade, ela compreende uma ferramenta de simulação. Por isso, é compreensível o nível de detalhamento que encontramos.

Pois, só dessa forma é possível analisar várias questões relativas ao seu desempenho, analisando a forma como os materiais vão resistir ao longo dos anos, por exemplo.

Consegue perceber quão poderosa pode ser essa ferramenta na mão de engenheiros na hora de fazer seu projeto de construção civil?

Estudo de viabilidade

Uma das etapas essenciais na concepção de uma obra é fazer o estudo de viabilidade. Essa etapa contempla um número interessante de tarefas técnicas, tendo elas que serem realizadas com máxima precisão.

Com o uso do BIM, também há a possibilidade de realizar toda revisão de designs, layouts e outros aspectos estéticos da obra. Isso faz a construção ser bem-sucedida.

Isso é possível porque o projetos em BIM possui maquetes digitais com um alto nível de detalhamento, permitindo diversos tipos de análises. Com relação ao estudo de viabilidade, essa riqueza de detalhes permite, por exemplo, fazer uma análise de simulação de energia.

Isso vai possibilitar conferir a compatibilidade energética, fazendo uma estimativa dos pontos de melhoria (quais podem ser otimizados), consequentemente haverá possibilidade de redução de custos da obra.

Programas

Por ser uma tecnologia com inúmeras vantagens, a partir do ano de 2021 tornou-se obrigatório o seu uso em obras públicas. Portanto, se você quer realmente ser um profissional completo podendo lidar com projetos como esse, o uso dessa tecnologia é indispensável.

O que não pode faltar quando falamos a respeito de uma tecnologia como essa é em quais programas nós podemos encontrá-la para usar em nossos projetos. 

Na área de programas com a tecnologia BIM a marca que se destaca é a Autodesk. Essa marca já é bem reconhecida pelo sucesso que é o Autocad, um famoso programa usado também na elaboração de projetos.

Em 2002 a empresa adquiriu o produto Revit, reforçando seu reconhecimento na área da engenharia. O Revit, é tido como o principal software uso do BIM no Brasil e, também é utilizado no mundo inteiro.

Portanto, através desse programa você consegue usar a tecnologia BIM e aproveitar todos os recursos que ela nos disponibiliza e que vimos nos tópicos anteriores.

Conclusão sobre projetos em BIM

A tecnologia de projetos em BIM, nos permitiu realizar uma infinidade de análises a respeito dos projetos que desenvolvemos, dentro da construção civil. E isso nos possibilita melhorar a qualidade do projeto, assim como reduzir seus custos.

O profissional que busca se atualizar tende a alcançar os melhores resultados, pois nunca fica acomodado onde está, sempre busca mais. E você estar aqui é um ótimo sinal.

Espero que esse artigo tenha te ajudado a compreender como você pode usar essa tecnologia em seus projetos.

Se ficou com alguma dúvida escreva-a para nós nos comentários para que possamos te ajudar.

Acompanhe nossas redes sociais para conferir mais notícias.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress

Quer falar com um de nossos consultores agora mesmo pelo WhatsApp?

🟢 Estamos Online

RECEBA UMA análise gratuita do marketing da sua empresa