Você está visualizando atualmente Produtividade na Construção Civil: Utilize a Tecnologia para Aumentar a sua

Produtividade na Construção Civil: Utilize a Tecnologia para Aumentar a sua

Um dos grandes problemas encontrados no dia a dia de um engenheiro é como aumentar a produtividade na construção civil. No entanto, hoje temos algumas ferramentas tecnológicas que podem nos ajudar nisso.

Nesse artigo vamos trazer algumas dicas de como aumentar a produtividade na construção civil através de ferramentas tecnológicas. Portanto, acompanhe o conteúdo completo se esse assunto é do seu interesse!

Produtividade na Construção Civil: A importância de uma comunicação eficiente

Quando falamos de engenharia concordamos que se trata do desenvolvimento coletivo de concepções e ideias. E para que isso aconteça se faz necessária a troca constante dessas informações entre diferentes partes.

Portanto, para que todo esse processo de criação, representação e desenvolvimento de ideias é preciso um meio de comunicação eficiente.

Como isso era feito

Em tempos antigos, essa comunicação entre as partes era feita através de desenhos detalhistas feitos à mão, com indicação de especificações técnicas. 

Para a época, essa era a forma mais eficiente de se comunicar para transmitir conceitos de como deveria ficar o resultado final do projeto (portanto, para a época, isso trazia um ganho de produtividade).

No entanto, à medida que a sociedade evoluiu, tivemos à nossa disposição mais tecnologias. De modo que, essa forma “antiga” de fazer projetos se tornou ineficiente.

Em outras, palavras, a tecnologia tem contribuído bastante nesse sentido, trazendo ferramentas digitais que geram representações muito mais fiéis ao projeto. 

Ferramentas assim reduzem as chances de falha na interpretação e erros que podem gerar prejuízos e afetam a produtividade.

SAIBA MAIS

Produtividade na Construção Civil: BIM

BIM, sigla que se refere à modelagem de informação da construção, é a descrição de ferramentas que possuem um processo holístico de criação e gerenciamento de informações para um determinado recurso construído.

Através de um modelo inteligente e habilitado por uma plataforma na nuvem, as ferramentas BIM integram dados estruturados e multidisciplinares para produzir uma representação digital de todo o ciclo de vida do recurso (construção).

Em outras palavras, é possível, através dessa tecnologia, fazer uma representação digital da construção em diversos aspectos sob o ponto de vista de aspectos técnicos. Além disso, é possível projetar desde o planejamento (o projeto em si) até a construção e as operações.

Então, nesse sentido, o BIM promete ser uma evolução no processo. Por meio de todos esses recursos citados, ele permite que todos os envolvidos estejam atualizados em relação ao andamento e às modificações na obra.

Saia na frente em busca da Produtividade na Construção Civil

É inegável que o mercado da construção civil está atrasado no que se refere à adoção de novas tecnologias que contribuem para o aumento da eficiência dos processos.

Para termos uma ideia, a produtividade nessa área cresceu apenas 1% nos últimos 20 anos. Sendo que a média geral da economia foi em torno de 2,8%.

Além disso, há dados que apontam que a construção civil é um dos piores setores no que se refere à digitalização dos processos.

Porém, a boa notícia é que isso está mudando (e muito rápido) e você deve buscar sair na frente nesse processo de evolução para ter ganhos em produtividade o quanto antes.

BIM pode trazer um salto na produtividade

Com todas essas informações que você já leu até aqui, podemos concluir que o BIM é um método de planejamento digital para projetos de construção. E que, portanto, através dessa ferramenta todas as partes envolvidas podem ter acesso ao mesmo banco de dados.

Mas, por que isso representa algo tão importante quando falamos de produtividade na construção civil?

Justamente, por isso facilitar de modo absurdo a comunicação entre as partes envolvidas. Todos tendo acesso a esses detalhes do projeto faz com que a perda de produtividade por incertezas seja reduzida grandemente.

Outras ferramentas para produtividade na construção civil

Além do BIM, existem outras ferramentas que podem te auxiliar nos diversos aspectos que afetam a produtividade na obra.

Por exemplo, existem ferramentas online onde os gestores da obra podem alinhar entre si as etapas a serem realizadas no dia a dia. Alguns dos aplicativos que podem ser usados para isso é o To do List.

Aplicativos como esse também entram buscando deixar a comunicação mais fluida dentro da construção. Portanto, também é possível ganhar produtividade usando essa tecnologia dos smartphones.

Vemos o tempo todo surgirem novas tecnologias e novas formas de utilizar as que já existem. Com uma mente aberta e buscando informação constantemente é possível encontrar outras soluções que podem vir a aumentar a produtividade.

Inclusive, algo também relevante a ser analisado é como usar essas mesmas tecnologias ou artifícios semelhantes na base na mão de obra.

Sabemos que um dos grandes problemas que causam baixa produtividade na mão de obra da construção civil é a pouca qualificação e algumas outras coisas. Portanto, seria interessante, também, ver soluções que poderiam ajudar nesse nível.

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender alguns possíveis caminhos para aumentar a produtividade na construção civil através das novas tecnologias.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, nos contate através dos comentários.

Até mais!

Deixe um comentário

plugins premium WordPress

Quer falar com um de nossos consultores agora mesmo pelo WhatsApp?

🟢 Estamos Online

RECEBA UMA análise gratuita do marketing da sua empresa