Você está visualizando atualmente Vantagens das placas de energia solar

Vantagens das placas de energia solar

Placas de energia solar fotovoltaica representam a possibilidade de energia limpa e renovável, além da redução considerável de conta de energia.

Provavelmente você, engenheiro, já ouviu falar a respeito ou até trabalha com placas de energia solar fotovoltaicas. Ainda assim, independente da sua resposta, esse artigo pode te ajudar a atualizar seus conceitos nesse assunto.

Continue sua leitura para ter mais conteúdo atualizado e estar preparado quando alguém te questionar a respeito. 

Listamos a seguir as principais vantagens das placas de energia solar

Redução da conta de energia elétrica

Já pensou em reduzir a conta de energia em até 95% e gerar 100% da energia consumida? Com as placas de energia solar é possível gerar a própria energia sem precisar comprar energia elétrica das companhias de eletricidade.

O sistema de placas de energia fotovoltaica pode trabalhar durante o dia, e quando for à noite o sistema de energia consome parte da energia gerada ao longo do dia.

Com o sistema solar não é necessário adquirir energia elétrica, entenda como funciona: durante o dia o sistema de placas gera energia solar, que é encaminhada para a rede e volta na forma de créditos. Esses créditos podem ser utilizados na mesma residência ou compartilhados em até 10 residências / unidades remotas diferentes, sendo estas do mesmo CPF ou CNPJ.

Mas ao término deste tópico você deve estar pensando, se gera 100% da energia consumida, como a economia da conta chega em apenas 95%? Isso ocorre porque quando se conecta o sistema na rede elétrica para o excedente ir para essa rede, a concessionária de energia cobra uma taxa mínima de conexão, além do ICMS relacionado à tarifa dos sistemas elétricos de distribuição.

VEJA MAIS

Valorização do imóvel

Engana-se muito quem enxerga o sistema de placas de energia solar como despesa. Esse sistema é um investimento de longo prazo que gera retorno financeiro e valorização do imóvel, pois este adotará da própria energia gerada para funcionar.

Quem morar neste imóvel vai economizar muito na conta de energia em comparação com outro imóvel sem o sistema. Hoje essa condição é clara para a maioria da população, o que torna o imóvel com esse sistema facilmente valorizado.

Redução do impacto pelos ajustes de tarifas

Sabemos que anualmente a tarifa de energia elétrica é reajustada. E tem-se observado que esse aumento varia de 5 a 15% ao ano.  Quando se adota o sistema de placas de energia solar fotovoltaica, esse reajuste anual diminui significativamente ou não impacta o dono da residência / unidade, pois a energia elétrica não é mais consumida.

Custo reduzido de manutenção

Esse sistema requer baixíssimo custo de manutenção. Para manter o baixo custo de manutenção do sistema, mantenha-o limpo.

Energia limpa e renovável, preservando o meio ambiente

Sem dúvida um dos principais benefícios desse sistema de energia é a fonte dele ser limpa e renovável, aproveitada em qualquer localidade é considerada como recurso infinito.

Para se ter ideia da intensidade de irradiação, um dia de coleta de toda a irradiação solar no mundo seria disponível para abastecimento mundial de energia por um ano inteiro.

Adotar o sistema de placas de energia solar pode reduzir a dependência de uso de recursos finitos, reduzindo o preço da energia, minimizando emissão de gás CO2 e gerando matriz energética mais sustentável.

Vida útil e durabilidade alta

A durabilidade do sistema de energia solar depende do movimento das peças. Não podem se mover, por isso ele é preso no imóvel com alumínio e não se movimenta.

Geralmente as placas de energia solar possuem garantia de 25 anos em performance, sendo neste 25° ano ainda apresentando 80% de eficiência.

Outros benefícios das lacas de energia solar

As placas de energia solar ainda possuem a vantagem de não estarem sujeitas à oscilação de preço de energia conforme demanda, ou seja, nos horários de pico. A produção de energia solar tem seu máximo justamente durante o período de pico.

Outra vantagem que merece destaque é a instalação fácil e rápida que pode aproveitar ambientes reduzidos, verticais e horizontais.

Não menos importante que os benefícios citados anteriormente, a possibilidade de envio desta energia a locais remotos é uma grande conquista e merece ser citada.

Conclusão

O número de consumidores que estão aderindo às placas de energia solar fotovoltaicas, está em constante crescimento, uma vez que os benefícios superam de longe as desvantagens desses sistemas.

Redução da conta de energia elétrica, energia limpa e renovável, preservação do meio ambiente, valorização do imóvel, baixo custo de manutenção, entre tantas outras vantagens deste sistema só deixam claro o quanto esse sistema veio para ficar pode ser nosso aliado.

Esperamos que esse artigo possa te atualizar a respeito dessa tendência. Continue aqui no blog, preparamos muitos conteúdos que possam agregar valor para você, caro engenheiro.

Acompanhe nossas redes sociais para conferir mais notícias.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress

Quer falar com um de nossos consultores agora mesmo pelo WhatsApp?

🟢 Estamos Online

RECEBA UMA análise gratuita do marketing da sua empresa