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O que é Funil de Vendas? Quais são as etapas do funil de vendas?

Neste artigo você entenderá o que é o funil de vendas e como ele pode te ajudar nos negócios. O funil de vendas, quando desenvolvido de forma assertiva, potencializa o número de vendas, transformando mais potenciais clientes em clientes, em menor espaço de tempo.

Funil de vendas: o que é?

Funil de vendas é a jornada do cliente. Ela é composta por uma sequência de ações que vão desde o momento em que o possível cliente (lead) encontra determinada empresa ou produto, toma consciência que possui uma dor (problema que precisa ser solucionado), até o momento que resolve comprar o produto que soluciona essa dor.

Na advocacia, o funil de vendas representa o processo comercial do escritório. No primeiro momento, o possível cliente conhece o escritório e a área de atuação dele, depois ele reconhece que possui uma dor e passa a se relacionar e ter confiança pelo escritório até o momento em que decide realizar a contratação dos serviços para resolver sua dor.

Entenda quais são as etapas de um funil de vendas

São três as etapas que compõem o funil de vendas: topo de funil, meio de funil e fundo de funil. Estas etapas devem ser definidas visando proporcionar ao possível cliente o suporte mais completo possível para que ele caminhe até a compra.

No topo do funil objetiva-se a descoberta e o interesse. Nele há a atração de possíveis clientes, que é possível através do reconhecimento da marca ou solução que a empresa possui. São praticadas várias ações para prospectar possíveis clientes e despertar o desejo de entender melhor como funciona essa solução para a dor (problema) que ele possui.

No meio de funil, o objetivo é obter consideração e indicação do possível cliente. Para que isso ocorra, há o trabalho para aumentar a relevância do produto para o possível cliente. O possível cliente passa a acompanhar as soluções da empresa e toma mais consideração pela solução ou produto que a empresa promove.

Já o fundo de funil é a fase em que ocorre o relacionamento mais próximo com o possível cliente, terminando em venda.

Como funciona o funil de vendas para advogados

Na advocacia, o funil de vendas trabalha o relacionamento com o possível cliente e a educação de sua audiência até que o possível cliente resolva contratar o serviço do escritório e se tornar um cliente.

No topo de funil, trabalha-se com artigos em blog, vídeos, newsletters que apresentem materiais mais genéricos abordando de forma leve as possíveis dores do possível cliente. Assim, se evidencia as áreas de expertise do escritório.

Na fase do meio do funil, o possível cliente “aprende” como o escritório atua e como poderá contribuir para a solução de sua dor (problema que possui). Para que isso ocorra, deve-se trabalhar conhecimento, através de uma comunicação simples que demonstre valor e conhecimento. A partir disso, o cliente resolve contratar um advogado, desejando resolver sua dor e definir que escritório irá contratar. É aí que o escritório pode disponibilizar conteúdos mais completos, como e-books, infográficos ou outros, obtendo em troca os dados de contato do cliente.

Geralmente nesta fase, o escritório realiza contato com o possível cliente por algum dos meios de comunicação captados antes, visando estreitar um relacionamento. Aqui, o possível cliente compara diversos escritórios e poderá se tornar um cliente efetivo.

No fundo de funil, a contratação é realizada quando o possível cliente entende que a proposta do escritório é atrativa e vai solucionar a sua dor. Ele efetua a compra da solução que precisa (contratação) e se torna um cliente.

CRM: o software de gestão de vendas que facilita a rotina de advogados

O funil de vendas pode ser automatizado de forma que o contato com o possível cliente ocorra somente no fechamento de contrato. Visando obter resultados expressivos, deve ser desenvolvido de forma personalizada para sua área de atuação.

Empresas e profissionais que aplicam o funil de vendas em seu negócio e buscam praticidade no gerenciamento dele adotam hoje softwares CRM (em português significa gestão de relacionamento com o cliente). 

Estes softwares, além de gerenciar e analisar as interações realizadas com os possíveis clientes e clientes, preveem necessidades e desejos deles, melhoram a rentabilidade, elevam as vendas e possibilitam campanhas personalizadas para captar novos clientes.

O Rockyset CRM (clique aqui e tese gratuitamente) possibilita agendamento e acompanhamento de novos clientes para seu escritório de advocacia. Gestão de contatos, gestão de negócios e funil de vendas, lembretes de tarefas e follow-up são algumas das suas funcionalidades. Pensado especialmente em suas necessidades, ele é a solução ideal para advogados que desejam realizar a primeira conexão com possíveis clientes, aumentando a produtividade e vendas.

Conclusão

Agora você já sabe como funciona um funil de vendas e como ele pode contribuir positivamente para a evolução do seu escritório de advocacia. Implemente o funil de vendas (e se possível o CRM), e veja como conseguirá conquistar muito mais clientes!

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