Você está visualizando atualmente Boas práticas de networking: 6 práticas para o engenheiro adotar

Boas práticas de networking: 6 práticas para o engenheiro adotar

Networking basicamente é a rede de contatos que o profissional pode desenvolver para que de forma mútua colabore com seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Você é engenheiro e deseja crescer na sua área de atuação, ou já tem sua empresa e deseja consolidar seu posicionamento e conquistar cada vez mais clientes?

Pois bem, o networking é algo que você precisa começar a desenvolver desde já e que vai te ajudar a abrir muitas portas no mundo dos negócios. Porém é preciso ter conexões de qualidade, que realmente funcionem e agreguem de forma colaborativa.

E foi pensando em auxiliar no processo de desenvolvimento do seu networking que listamos a seguir os 6 passos para o engenheiro adotar as boas práticas do networking no seu dia a dia.

Dedique seu tempo

Quem deseja criar networking necessita primeiramente dedicar seu tempo e focar na seguinte sequência:

  • Buscar clareza no que você deseja: recolocação profissional, estender rede de clientes, contatos de fornecedores (objetivos);
  • Desenvolver conversas de valor, que agregam, que aproximam pessoas. Seja amigável e evite conversas puramente superficiais;
  • Sempre que possível propague conhecimento, de forma que o outro lado possa se beneficiar com o conteúdo compartilhado;
  • Aprimore relacionamentos para se obter parcerias, contato sólido, entre outros;
  • Comporte-se como líder, mesmo que ainda não seja.

Importante evitar constrangimentos, e respeitar limites entre a vida profissional e pessoal das pessoas. 

Especialistas aconselham participar de um ou dois eventos ao mês na área de atuação, e afirmam que é ideal conhecer ao menos cinco pessoas por evento que se participe, para criar um bom networking.

VEJA MAIS

Desenvolva networking em feiras, grupos e comunidades

Participe de eventos como feiras, grupos e comunidades na sua cidade ou região, para além de agregar conhecimento, desenvolver seu networking. Tenha como propósito se dedicar a esse evento, participando ativamente e atraindo novas pessoas a sua rede de relacionamentos.

Gere assuntos relevantes para conseguir estar próximo de grandes nomes da sua região. Sempre que possível siga e interaja com as redes sociais dessas pessoas e outras pessoas interessantes para inspiração e referências.

Desenvolva networking nas redes sociais

Sem dúvida a internet possibilita otimizar o tempo gerando networking. Ao estar presente nas redes sociais é possível ampliar consideravelmente seu networking em menor tempo possível.

Atenção para as seguintes dicas:

  • Estabeleça seus perfis de forma profissional, comunique-se e interaja com os contatos que possuir;
  • Sempre que possível desenvolva publicações profissionais relevantes,
  • Esteja noLinkedin, que hoje é reconhecido como a maior rede profissional do mundo.
  • Tenha seu perfil otimizado, atualizado, bem desenvolvido, participe de grupos, compartilhe seus pontos de vista e experiências e busque aproximação daqueles que estiverem alinhados aos mesmos valores e intenções que você.

Tenha conteúdos relevantes ao interesse dos outros

É muito importante desenvolver temas relevantes ao contexto atual, por isso esteja atualizado para ter conteúdos que possam evoluir o contato e agreguem ao ouvinte.

Esteja preparado para falar sobre seu trabalho, sempre demonstre confiança e autoridade para que confiem em você como profissional.

Marketing pessoal é tudo nesses momentos, portanto, cuidado com a escolha das palavras e comporte-se como um líder, pois você está construindo sua imagem profissional para os outros.

Lembre-se de sempre iniciar o diálogo, adotando perguntas que se enquadram no contexto do evento e você possa se aprofundar. Ouvir é importante, ouça mais do que fale.

Esteja disposto a ajudar

O networking é uma rede de contatos com intuito de proximidade e auxílio. Ajude os demais da mesma forma que você deseja ser ajudado. Deixe claro que as pessoas podem contar com você, assim você poderá contar com elas também.

Estabeleça sua presença sempre que possível, para que as pessoas não se esqueçam de você. O networking precisa ser sempre sustentado, para se manter próximo na consideração das pessoas.

Tenha uma rede de contatos variada

Para obter uma rede de contatos variada, é importante terorigens diferentes de contatos, assim você terá uma rede mais completa, de diferentes áreas de atuação e localidades diferentes.

Pensando nisso:

  • Procure sempre aumentar seu número de contatos;
  • Tenha uma conversa rápida definida em mente, que possa ser colocada em prática e gerar conversas mais densas. Quem sabe ao final dela seja possível a troca de contatos?
  • Esforce-se para conversar com quem tiver interesse e foque em perfis diferentes: autônomos, investidores, educadores, empresários, etc.

Concluindo

De posse de todas essas informações que compartilhamos com você, está mais claro que o networking pode alavancar sua carreira e ajudar sempre que for possível.

Apegue-se a essas dicas, defina seus objetivos a partir de agora e se desenvolva para que alcance uma rede de contatos funcional e variada.

A criação de networking não é complexa, pois só depende de participação real e interesse em desenvolver contato com o próximo. Esteja próximo daqueles que admira, que podem te auxiliar em algum momento e vice-versa.

Precisa de ajuda para expandir suas relações?

Acompanhe nossas redes sociais para conferir mais notícias.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress

Quer falar com um de nossos consultores agora mesmo pelo WhatsApp?

🟢 Estamos Online

RECEBA UMA análise gratuita do marketing da sua empresa