Mkt jurídico: o melhor amigo dos advogados<span class="wtr-time-wrap after-title"><span class="wtr-time-number">10</span> min. de leitura</span>
Compartilhe com seus amigos 👍🌎❤️

“Mkt jurídico’ é uma expressão bastante utilizada no meio digital, através das estratégias corretas, é possível garantir que um escritório de advocacia ganhe destaque e o trabalho do profissional, reconhecimento. 

Você já parou para pensar que o seu concorrente está anunciando no Google neste exato momento? Ou ainda, que o seu público-alvo está agora buscando por uma orientação no Google que você pode oferecer?

Agora pense que o primeiro link que aparece no Google é o seu, as chances de o cliente conhecer o seu trabalho, apesar da concorrência, são maiores, certo? Para fazer com que isso se torne uma realidade, um bom planejamento é essencial. 

Veja só como o marketing jurídico poderá te ajudar a vivenciar esta situação. 

O que é marketing jurídico 

Trata-se de um conjunto de técnicas e ações que, unidas, têm como objetivo aproximar possíveis clientes do serviço oferecido.

O mkt jurídico possui grande valia para o sucesso de qualquer escritório de advocacia ou advogado autônomo, esteja ele no início da profissão ou já com a carreira consolidada no mercado de trabalho. 

É preciso ter em mente que os hábitos de consumo das pessoas mudaram drasticamente nos últimos anos e adaptar-se a isso é o que garantirá aumento da clientela. 

Estratégias básicas 

A principal finalidade do marketing é criar e oferecer valor. No atual mundo jurídico, devido à sua alta competitividade, o marketing jurídico funciona como uma ponte unindo o advogado ao mercado. 

O marketing é um processo de construção de mercados e posições, não apenas de promoção e publicidade pois facilita que o advogado se torne conhecido, diferenciado positivamente da concorrência e fortalecido em sua imagem, isto é, em seu prestígio e em sua reputação. Para dar início às estratégias de marketing é fundamental: 

  1. Definição do público-alvo; 
  2. Definição dos objetivos; 
  3. Criação dos canais; 
  4. Elaboração dos conteúdos; 
  5. Planejar o relacionamento com os clientes; 
  6. Direcionar o orçamento. 

Com metas estipuladas fica muito mais fácil traçar as estratégias, além de otimizar o tempo e não investir em ferramentas que não trarão nenhum dos resultados esperados.

Benefícios do mkt jurídico 

Empregar o mkt jurídico traz trazer diversas vantagens ao seu escritório, tudo isso sem ferir as normas impostas pela OAB, como: 

Melhora no posicionamento e imagem do escritório de advocacia 

Há algum tempo, a única maneira de construir uma carteira de clientes limitava-se a indicações de parentes, clientes, amigos ou outros profissionais.

O marketing digital veio para mudar isso dando ao advogado, através da internet, a possibilidade de divulgar o seu trabalho para qualquer lugar e garantir: 

  • Autoridade perante o público-alvo; 
  • Segmentação de audiência, possibilitando que você fale diretamente para clientes interessados em contratar os seus serviços; 
  • Elaboração de conteúdos direcionados às necessidades e aos problemas das pessoas. Não é necessário afirmar a qualidade do advogado ou escritório em questão, pois isso ficará claro por meio do conteúdo apresentado. 

Com essa técnica de construção da imagem, o retorno de autoridade se tornará maior e mais ágil. 

Redução nos custos e maior durabilidade 

As ferramentas mais utilizadas por empresas de outros ramos, tais como a distribuição de impressos, divulgação de descontos, realização de campanhas no rádio e na TV são vedadas pelo Código de Ética, tornando o processo mais difícil para o profissional de advocacia. 

Entretanto, o advogado pode investir em ferramentas indiretas, como uma fachada atraente e decoração do escritório, além de caprichar na identidade visual e logotipo e, claro usar e abusar do marketing jurídico.

Os valores a serem gastos na utilização de tais meios de divulgação podem se tornar bem menores quando comparados a alguns métodos tradicionais, isto porque a internet é utilizada por todo tipo de pessoa em qualquer lugar do mundo. 

Aproximação com os clientes 

Os canais digitais e as plataformas de produção de conteúdo na internet permitem um diálogo mais direto entre escritórios e clientes, compartilhamentos de ideias, formulários para contatos e direcionamento às redes sociais. 

Com o tempo, essas interações frequentes trazem Feedback interessantes sobre questões que muitas vezes passavam despercebidas por você e onde você deve melhorar, aumentando a qualidade daquilo que oferece. 

Apresentação de um trabalhado diferenciado 

Como o mercado se renova a cada dia, investir em uma presença digital potente tornou-se uma obrigação. Porém, é necessário sair da zona de conforto e apresentar algo além do que todos já oferecem. 

Instrução adequada do cliente 

Os serviços prestados pelo profissional jurídico são bastante especializados e exigem muito conhecimento e técnica. É difícil para o cliente compreender todos os trâmites processuais, teor dos despachos e decisões do juiz em relação à sua ação, recomendações jurídicas contidas em um parecer, orientação em consultorias e demais etapas. 

O marketing pode se caracterizar como um recurso de dupla serventia: captar e fidelizar clientes e, ao mesmo tempo, instruí-los para entender melhor como funciona o serviço de um advogado.

Seu blog pode trazer artigos relevantes sobre isso, por exemplo ‘O que significa o termo conclusos para despacho’, ‘Quais são os documentos que não podem faltar ao comprar um imóvel’. 

Os benefícios dessa prática são nítidos, pois será bem mais fácil prestar seu serviço para um cliente que já conhece o seu trabalho. 

Viu só como o mkt jurídico tem tudo para se tornar o seu melhor amigo e do seu negócio? Por isso não perca mais tempo, inicie suas estratégias agora mesmo.

Conheça os serviços de marketing jurídico prestados pela Aprimora Web, e receba todo suporte que precisa para atrair clientes para o seu escritório.


Compartilhe com seus amigos 👍🌎❤️

Deixe uma resposta

GUIA GRATUITO

Saiba como posicionar sua advocacia na internet com IMPACTO

Preencha os campos abaixo para fazer download do material.

Fechar