Atualmente, no meio do mercado virtual, é de suma importância ter presença digital, não sendo mais suficiente as práticas antigas de divulgação. Então, confira de que maneira a publicidade online pode divulgar o seu consultório.
Nesse sentido, a publicidade na psicologia é uma excelente opção para melhorar a visibilidade do seu trabalho, criando uma imagem profissional e relação de confiança. Porém, algumas normas devem ser consideradas antes disso.
A publicidade online não é uma regra geral que se aplica a todo e qualquer caso. Na verdade, cada profissional deve estar atento ao código de ética, se houver, que o seu meio utiliza como base.
No caso da publicidade online e do marketing médico, é fundamental levar em consideração a resolução do CFM, pois traz algumas ações proibidas para esse momento.
Publicidade online e o marketing médico
É possível definir a publicidade online como ações que servem para melhorar a visibilidade de uma marca, produto ou consultório. Com isso, o resultado esperado da publicidade é gerar melhor posicionamento frente ao consumidor.
Destaca-se que existe uma nítida diferença envolvendo a propaganda e a publicidade. No primeiro caso, o intuito é repetir uma mensagem de forma ostensiva, gerando, então, o convencimento do público-alvo.
Entretanto, no caso da publicidade, você conta com diversas estratégias de marketing, a fim de fazer com que as pessoas se identifiquem com a sua marca, e vejam isso como a sua solução.
O processo da publicidade online é longo justamente pelo fato de consolidar uma marca no mercado, ou até mesmo o nome de um profissional. Portanto, isso, como consequência, gera um retorno financeiro interessante.
Contudo, ao tratarmos da área de medicina, a publicidade online deve seguir algumas estratégias que estejam de acordo com a legislação vigente, mantendo a sua ética profissional: o marketing médico.
O que é marketing médico?
O marketing médico pode ser entendido como um conjunto de estratégias que visam melhorar ou criar a imagem de um consultório ou profissional. Porém, essas estratégias devem estar em harmonia com a legislação do CFM.
Esse marketing, portanto, não visa aumentar as vendas, e sim auxiliar pessoas – o máximo possível, mas desde que seja feito da forma correta.
Inclusive, esse marketing médico cria uma relação muito próxima entre o seu consultório e o paciente. Afinal, ele se sentirá muito mais confiante e reage melhor ao tratamento que lhe for proposto.
Ademais, será possível aumentar o seu leque de pacientes e o seu posicionamento, podendo se tornar referência na área em que atua.
Legislação do Conselho Federal de Medicina (CFM)
O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Codame (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos) atualizaram as suas normas que versam sobre a publicidade médica, uma vez que as estratégias de comunicação apresentam um crescente desenvolvimento.
Assim, surgiu a resolução CFM de número 1974/11, com o intuito de regular os anúncios ou divulgações que se referem às clínicas e médicos nos meios de comunicação.
Na resolução, vemos que a sua premissa é manter a conduta profissional dentro dos parâmetros éticos, promovendo o conhecimento científico e educando a sociedade.
Dessa maneira, antes de prezar pelo lucro, é fundamental priorizar a correção ética, bem como o compartilhamento de dados verídicos que interessem ao seu público.
Os benefícios da publicidade online médica ética
Seguir as recomendações da legislação vigente pode ser um desafio, porém, os benefícios da publicidade online com certeza rendem resultados incríveis.
Textos em blog
É possível postar textos em blog para começar a sua publicidade online, investindo em conteúdo de qualidade e relevante para informar o seu público. Quando você oferece uma solução, o paciente te procura, e não o contrário.
Redes sociais
Com as redes sociais, você vai apostar na interação com os pacientes, sempre trazendo respostas para as dúvidas mais comuns e divulgando os seus textos no blog ou de médicos que você confia.
Divulgue as suas especialidades e títulos acadêmicos
Uma forma de conferir maior credibilidade na sua fala é demonstrando como você tem propriedade do que fala. Então, na sua publicidade online, divulgue as suas especialidades bem como os títulos acadêmicos que reforçam o conhecimento.