A persona é um personagem que representa o cliente ideal de um negócio para realização do marketing. Ela é definida com base em dados e características de clientes reais, tal como seu comportamento, localização, objetivos, problemas e outros.
Definir a persona é uma ferramenta de segmentação de mercado, a base do marketing digital.
- Quem sua marca está tentando alcançar?
- Para quem é produzido o conteúdo?
- Com quem ela pretende se comunicar?
- Quem quer educar, entreter e converter?
- Ou quem é a sua personalidade?
É claro que todas as estratégias de marketing são voltadas para os clientes!
Confira neste artigo, tudo o que você precisa para criar sua persona e começar no marketing hoje mesmo!
O que é persona?
Uma persona é um personagem semi-ficcional baseado em dados e comportamento do mundo real que representa uma marca ou cliente ideal de uma empresa. Também é conhecido como persona ou avatar do comprador. A persona orienta a criação de conteúdo e o marketing digital.
O objetivo é criar um perfil que resuma as principais características dos clientes para que a marca possa desenvolver estratégias que segmentem seu público e atendam aos seus requisitos.
Para criar a persona, você precisa fazer algumas pesquisas: quem são seus clientes, com quem eles trabalham, o que fazem durante o dia, como obtêm informações, quais são suas maiores necessidades. Portanto, a persona é baseada em dados, não em suposições feitas pela equipe de marketing.
Com o inbound marketing e o marketing de conteúdo, o conceito se tornou ainda mais popular. Hoje, as personas são uma das ferramentas de planejamento mais importantes para marcas que alinham suas estratégias com o consumidor.
Tipos de personas
Agora que você entende o que é uma persona e para que serve esse conceito, é importante entender os diferentes tipos que existem. Sim, existem algumas opções dentro dessa ideia de marketing. E cada um tem um propósito diferente. Então o que você acha de saber mais detalhes sobre cada um deles? Dinheiro!
- Buyer persona
O exemplo mais famoso desse universo é a persona do comprador. Como o nome sugere, um perfil semi-ficcional representando seu comprador ideal. Ou seja, o comportamento, necessidades, desafios e objetivos do usuário final da sua empresa. A partir dessa criação, você pode direcionar seus esforços para causar um impacto positivo no cliente em potencial e aumentar suas chances de venda.
Se você deseja entender quais são suas preferências em termos de métodos de pagamento ou identificar como seu soluções podem resolver os problemas dos clientes. Ao entender esse comportamento de compra dos consumidores, fica mais fácil planejar uma estratégia eficiente e alcançar os resultados esperados.
- Audience persona
A interação e o engajamento entre marcas e usuários também são muito importantes no cenário digital e muitas vezes esse público-alvo tem um perfil diferente do seu comprador. Para isso, o ideal é criar a persona do público que representa quem visita suas páginas de mídia social, lê os posts do seu blog ou até mesmo assiste aos seus vídeos. Para quem procura reconhecimento da marca, isso é essencial.
- Proto Persona
A proto-persona é uma versão inicial das muitas personas de uma empresa. Ele é criado fazendo com que sua equipe faça um brainstorming e avalie quais são as principais características de seus clientes. Essa é uma primeira direção para começar a estruturar a criação de perfis mais completos.
- Brand persona
A persona não precisa ser apenas seu cliente ou público, pode ser seu próprio negócio. Está correto! A ideia é humanizar a sua marca, criar um perfil que represente os valores e a visão da empresa, e assim traduzir esses conceitos em mensagens mais eficazes. Um exemplo de sucesso é o Magalu, assistente virtual do Magazine Luizas que se comunica com todos os clientes e o mercado.
Como criar sua persona?
A criação da persona é um processo. Você não pode simplesmente andar por aí e descrever alguém que você acha que representa seus clientes. Além disso, não se pode recorrer à objeção de que já conheço meus clientes, porque nossas percepções podem nos enganar.
Para isso, é importante seguir alguns passos:
- Obter dados dos clientes
O primeiro momento da construção da persona é a saída de campo. É este termo que é usado quando os pesquisadores coletam dados para seus estudos. E é isso que você deve fazer primeiro: coletar dados de clientes.
Uma boa coleta de dados começa com um bom planejamento de pesquisa, que inclui definir metas e grupos-alvo e configurar as ferramentas de pesquisa. Coleção (por exemplo, um roteiro com perguntas da entrevista).
Para realizar a pesquisa, você pode combinar diversos métodos e instrumentos que possibilitam uma visão completa do seu objeto de pesquisa – o perfil do cliente. Existem dois tipos de pesquisa que você pode realizar: quantitativa e qualitativa.
Algumas perguntas que você pode fazer:
- Rotina;
- Responsabilidades;
- Redes sociais que utiliza;
- Como aprende novas habilidades;
- Assuntos que gosta de acompanhar;
- Marcas que usa, etc.
2. Analise os dados obtidos
Você obtém muitos dados sobre os clientes. Você precisará tabular os dados, transcrever as entrevistas e analisar tudo o que coletou.
Ao analisar, procure padrões nas respostas. Eles representam traços, problemas, desafios e dúvidas que são comuns a muitos clientes e que devem fazer parte da persona.
Se você perceber que quase todos responderam que possuem ensino superior completo e o Instagram interage com frequência marcas, há traços do perfil da persona.
Para fazer isso, você precisa organizar as respostas funcionalmente. Você pode criar uma tabela com as mesmas etapas de pergunta sugeridas anteriormente e preenchê-la com dados de pesquisa. Isso permite que você visualize as informações repetidas.
- Como estruturar?
A partir da análise, a persona ganha vida. Ela terá um nome, um rosto e um perfil bem definido com os traços e comportamentos que você achar mais relevantes.
O segredo para isso é pensar na persona como um ser humano real que quer interagir com a marca, leia seu conteúdo, compre seus produtos. E uma pessoa não é apenas uma lista de assuntos. Tente criar algum texto descritivo sobre essa pessoa que você está criando.
Uma boa solução é contar uma história. Você pode dizer a uma pessoa um dia ou uma semana quando ela interage com seu produto. Assim, fica muito mais fácil entender seus hábitos, comportamentos e relacionamento com a marca.
Se você precisa de ajuda para destacar o seu serviço veja como nossa equipe pode te ajudar, entre em contato.
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