Você que deseja aplicar bem seu marketing, deve sempre procurar pelas melhores opções de divulgação na web. Dito isso, sabemos a importância que o Whatsapp possui no dia a dia das pessoas, é uma ferramenta de suma importância para conseguir uma boa comunicação. Com certeza você já deve ter se perguntado se é possível realizar marketing no whats.
Sim! Você pode usar essa rede para apresentar algumas informações de seus produtos ou serviços, ou até mesmo manter uma comunicação elegante para seus clientes. Com certeza esse é um ótimo impulso para seu marketing, principalmente considerando que a comunicação entre empresa e clientes é essencial atualmente.
E falando da comunicação, uma pesquisa do SEBRAE já destacou o uso do Whats como a principal rede para comunicação dos empreendimentos. É claro, fazer marketing é mais que se comunicar bem e por isso vamos falar de algumas formas que você poderá utilizar em suas estratégias.
Como funciona o marketing no Whats
Você já sabe o significado de marketing, certo? Promover um produto ou serviço é o serviço básico por trás desse tipo de estratégia e, graças ao whatsapp, muitas empresas conseguem manter esse fator ainda mais em evidência. Você pode, por exemplo, mandar uma mensagem no app mostrando alguma oferta ou serviço único.
Por outro lado, também pode trabalhar seu atendimento. Nesse caso seu marketing se desenvolverá por conta do relacionamento com seu cliente, que irá melhorar bastante. Porém, se você faz isso sem qualquer estratégia, pode ter grandes problemas.
No geral, as ações do marketing no whats são bem semelhantes ao do famoso e-mail marketing. Elas demandam um bom contato com o cliente e permite um canal de comunicação eficiente entre empresa e cliente.
E, se explicando de forma mais técnica parece muito complicado, saiba que essa estratégia é bem mais simples do que imagina e aqui iremos falar um pouco mais sobre ela!
Como posso realizar a estratégia?
Você precisa entender que para realizar o marketing no whats é necessário ter um pouco de conhecimento da rede e também de marketing nas mídias sociais. Como dito acima, há uma certa semelhança entre esse método e o e-mail marketing, dito isso, é fundamental que a estratégia chegue a seu conhecimento.
Entendendo essa parte você já poderá definir o que é mais importante para prosseguir. Ah, vale lembrar que, assim como outras redes sociais, o Whatsapp conta com um aplicativo feito para negócios, o Whatsapp Business.
Comece instalando o Business
Se você tem um negócio, o ideal é lidar com o aplicativo que saiba lidar com ele. Muitas pessoas acabam esquecendo de quanto isso é importante e, sendo assim, o problema pode chegar depois.
Dentre as vantagens de utilizar um perfil comercial no aplicativo, podemos citar:
- Criação de um perfil com importantes informações comerciais;
- Marcadores diferentes, para facilitar sua organização;
- Respostas rápidas, que são enviadas quando necessário;
- As mensagens de ausência;
- Saudações automáticas;
- Estatísticas.
Esses e muitos outros recursos acabam sendo a chave para melhor desenvolver seu negócio. Esse é o primeiro passo para conseguir desenvolver sua publicidade no aplicativo.
Marketing no Whats: construa a famosa lista
Uma das dicas mais poderosas que podemos passar aqui é que você tenha sua própria lista. Ela deve funcionar tal como acontece no e-mail marketing. Nele os principais contatos são listados e sempre há uma reformulação nessa lista a partir do momento que percebe que o retorno está sendo baixo.
No Whats acontece da mesma maneira! Você irá precisar criar uma lista de e-mail que seja, de fato, bem gerenciada e que consiga gerar vendas. Isso porque seu objetivo é trabalhar com aqueles clientes e isso custa tempo e dinheiro.
A lista de e-mail pode ajudar o marketing no whats de várias maneiras, principalmente na métrica e na organização das potenciais vendas.
Envie corretamente suas mensagens de marketing
Você precisa entender que no Whatsapp, atualmente, é possível trabalhar com as mensagens que irá enviar, sobretudo no Business. Você irá encontrar muitas opções como:
- Mensagens temporárias;
- Mensagens instantâneas;
- Mensagens de ausência;
- Mensagem automáticas.
Cada uma tem sua função e ajuda bastante na hora de se manter organizado. Além disso, é possível criar um perfil profissional com bastante qualidade e, vale lembrar que os usuários do Business podem conversar com contas comuns normalmente.
Trabalhe bem suas mensagens para fortalecer seu marketing, afinal, a comunicação é a base para uma boa divulgação.
Conclusão
Agora que já sabe que é possível realizar marketing no whats, é fundamental começar sua estratégia. Siga todas as dicas dadas aqui para ter uma boa base de comunicação na rede. A partir delas crie seus próprios objetivos.
Seja para uma comunicação comum, resolução de produtos ou para sanar dúvidas e resolver problemas, você pode contar com esse tipo de marketing.
Lembrando que essa é a fonte de várias possibilidades. Tente associar o whats com outras redes sociais também, os resultados podem ser mais evidentes.
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