5 dicas para uma construção sustentável

No momento, você está visualizando 5 dicas para uma construção sustentável

Uma construção sustentável pode ser muito mais do que benéfica ao meio ambiente, ela pode também reduzir gastos de seus moradores! 

Sabia que a construção civil é uma das atividades que mais faz uso de recursos naturais e energia? Pensando nisso, a construção sustentável pode ser a melhor escolha do seu cliente ao definir o projeto do seu imóvel.

As funções sustentáveis colaboram muito com o meio ambiente e podem aproveitar recursos naturais para diminuir gastos de seus moradores.

Segundo o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, para uma obra ser considerada sustentável, faz-se necessário diminuir riscos de impactos ambientais através do desenvolvimento de tecnologias geradoras de economia de energia e diminuição de qualquer tipo de resíduos liberados para a natureza.

Trata-se de algumas simples adaptações que trarão retornos valiosos. 

5 dicas para uma construção sustentável na sua obra.

Adote o uso de tijolo, telhas e tintas ecológicas

Os tijolos ecológicos geralmente são elaborados com solo, água e cimento. A sustentabilidade deles baseia-se principalmente por não adotar queima na produção. Veja as vantagens do tijolo ecológico na sua obra:

  • Evita a poluição do meio ambiente;
  • Demanda de menos cimento e madeira na construção;
  • É resistente até seis vezes mais em relação aos demais do mercado, pois é fabricado sob pressão.

Há também a opção do tijolo Replast, que é produzido a partir de restos de plásticos removidos dos oceanos. Por ser comprimido em blocos, em diferentes formatos e encaixes, não necessita nada para fixação um no outro, apenas encaixar.

Assim como os tijolos, as telhas são elaboradas com fibras e outros materiais recicláveis, não prejudicam o meio ambiente e regulam a temperatura dos ambientes.

As tintas ecológicas são compostas por matérias-primas naturais, ou seja, são livres de derivados de petróleo ou de componentes sintéticos em sua composição. E ainda são menos agressivas à nossa saúde.

Esses itens ecológicos representam a melhor forma de obter uma construção sustentável, economizando e tornando a obra mais em conta.

Instale sistema de captação de água da chuva

A simples instalação de coletores utilizando calhas, dutos e condutores é suficiente para captar e direcionar a água coletada a um reservatório em sua construção sustentável.

Com essa medida, é possível lavar quintal, calçada, veículos e molhar plantas da casa sem utilizar água potável. Sem contar na economia que se faz por utilizar uma água que o próprio meio ambiente fornece, além de preservá-lo.

Implementação de área verde na construção

A área verde promove muito conforto na construção. Imagine uma árvore com sombra farta ou um jardim colorido no seu imóvel. Esses elementos podem mudar consideravelmente o clima do espaço, pois filtram o ar, geram bem-estar, alegria e saúde aos moradores. Construção sustentável com espaço verde traz paz, calmaria, qualidade de vida para quem nele estiver.

Posicionamento dos ambientes no layout da construção

Antes de iniciar a obra, são definidos o projeto e o layout da construção. É no projeto que os detalhes da execução são evidenciados.

Nessa fase da construção sustentável é importante que se avalie o posicionamento dos ambientes para favorecer naturalmente a iluminação e ventilação dos espaços.

Caso a construção seja realizada em localização quente, opte também, sempre que possível, por aberturas, estas aumentam o fluxo de ar e melhoram o conforto térmico do ambiente, evitando uso de aparelhos para se adequarem a temperatura.

Da mesma forma, a mesma preocupação deve ser levada em consideração quando se tratar de construção em regiões frias: defina áreas de circulação voltadas para o norte, pois a maior incidência do sol trará conforto térmico aos espaços.

Opte por modelos de chuveiros, torneiras e descargas que economizam água

Sobre economia de água, é importante que sejam escolhidos os modelos de chuveiros, torneiras e descargas mais econômicos. Geralmente estes modelos possuem uma menor, porém contínua pressão.

As válvulas de descargas podem apresentar dois níveis de água, sendo o de 3 litros para eliminar líquidos e o de 6 litros para eliminar sólidos.

As torneiras de saída de água regulável podem auxiliar a evitar o desperdício no dia a dia.

Conclusão

A adoção de medidas que visem a construção sustentável é a nova pedida da vez e não requer muito esforço. Pense a respeito destas ações e sempre sugira a seus clientes a adoção dessas medidas em seus projetos de obras.

Com certeza eles não se arrependerão da escolha, pois economizarão dinheiro e recursos do meio ambiente com o mínimo de recursos empregados.

Pensar no meio ambiente é pensar no próprio futuro da humanidade, do próximo, é uma responsabilidade de todos, ainda que a minoria busque essa conscientização.

Mas essa é uma forma de fazer sua parte e ainda poderá conquistar a admiração de clientes pela postura consciente e com isso obter destaque na sua área profissional.

Conte com a Aprimora Eng para divulgar os seus serviços.

Acompanhe nossas redes sociais para conferir mais notícias.