Se você usa muito a internet, provavelmente alguma vez você cadastrou seu e-mail para o recebimento de conteúdos de algum site, por achar aquele assunto interessante ou para ficar por dentro de promoções. E é possível que já tenha ouvido falar em e-mail marketing.
Pois bem, e-mail marketing é uma estratégia de marketing direto, que pode informar e fidelizar clientes através do e-mail. É possível com ele, avaliar o nível de interesse do cliente ou possível cliente em relação a sua empresa.
O e-mail marketing é realizado com consentimento do destinatário, bem diferente do spam, que enche a caixa de e-mail com conteúdo indesejável. Essa técnica permite fidelizar consumidores e gerar relacionamento duradouro com sua marca, podendo obter respostas em pesquisas ou levar leitores ao site da empresa para lerem um conteúdo específico. Esse tráfego pode gerar vendas ou contratação de serviços.
A criação de e-mail marketing requer técnica e estratégia bem planejada. Através dele, é possível estreitar relacionamento com os clientes. Para colocar em prática é necessário possuir uma lista de contatos de e-mail de clientes ou possíveis clientes, para que então, sejam enviados os e-mails com mensagens apropriadas aos interesses deles.
Hoje em dia, escritórios de contabilidade adotam essa ferramenta para elevar o nível de profissionalismo do seu marketing. Além disso,permite fazer novos negócios e estreitar o relacionamento empresa-cliente.
Principais benefícios do e-mail marketing para contadores
Elevar valor da empresa aos seus clientes e possíveis clientes
Ao optar por enviar mensagens personalizadas a certos usuários cadastrados (podendo ser clientes e / ou possíveis clientes), você eleva o valor da sua empresa para eles.
Clientes gostam de se sentir especiais, tratados de forma diferenciada do grupo.
Um bom exemplo é o e-mail com promoção específica na data de aniversário deles, promovendo a sensação de exclusividade e consequentemente a consideração que eles possuem pela sua empresa.
Outra possibilidade é enviar um e-mail com pacote promocional de serviços de contabilidade, semelhante ao que eles já contrataram ou consultaram alguma vez.
Aproximação e oportunidade de novos negócios com clientes
Quando sua empresa envia e-mails padronizados aos usuários cadastrados, e estes retornam com suas respostas, esse é um sinal de que há grande chance de realizar venda ou fazer novos negócios com esse usuário.
Para estimular ainda mais esse retorno dos leitores, deixe no final dos e-mails uma mensagem para o usuário responder com sua dúvida ou sugestão sobre o conteúdo do e-mail, assim você estará aquecendo esse usuário para aquisição de um possível negócio em breve.
Adote conteúdos atrativos, alterne entre conteúdos relevantes e mensagens que geram mais interação ou entretenimento. Assim essa comunicação não fica muito densa, evitando que o leitor perca o interesse em abrir seus e-mails.
Quando se elabora uma boa estratégia de conteúdo no e-mail marketing, ele pode gerar tráfego para site, blog ou redes sociais da empresa. Ou seja, levar o leitor ao site da empresa, blog ou redes sociais. Essa é uma forma de envolver gerando interesse do cliente pelos seus conteúdos e consequentemente, pela sua empresa.
Contato de pós-venda
O e-mail marketing pode ser utilizado como contato de pós-venda, garantindo a satisfação do cliente. É possível gerar uma pesquisa para receber o feedback do cliente em relação aos serviços contratados, ou entender melhor as expectativas dele.
Também pode ser utilizado para deixar claro a presença da empresa, demonstrando que o suporte está sempre à disposição, ou para lembrá-lo dos próximos compromissos em relação à contabilidade da empresa dele.
Diagnosticar o comportamento do usuário
Através dos e-mails enviados e respectivos indicadores, é possível entender melhor os temas que mais atraem e os temas que são indiferentes aos usuários.
Como falado anteriormente, os indicadores mostram como deve ser ajustada a estratégia de marketing. Entenda melhor:
- Taxa de aberturas: quantidade de e-mails abertos dividida pelo resultado da subtração do número de e-mails enviados menos os e-mails rejeitados;
- Rejeições: número de e-mails que não foram recebidos pelos usuários, ou porque o usuário não usa mais o e-mail ou o servidor do e-mail está em manutenção;
- Cliques: total de leitores que clicaram no link contido nos e-mails, em relação ao total de e-mails enviados.
Esses indicadores servem como termômetro do conteúdo, se está sendo interessante, relevante ao cliente ou não.
Avaliar esses dados permite que sejam oferecidos serviços com base em suas preferências, com maior chance de contratação.
O e-mail marketing é uma excelente ferramenta de marketing para as empresas contábeis, pois possibilita um contato mais frequente com o cliente (ou futuro cliente), gera diferenciação do serviço frente a sua concorrência, e a valorização do cliente. E de quebra, permite avaliar feedbacks para melhoria contínua dos serviços prestados.
E aí, se interessou em adotar o e-mail marketing na sua estratégia de marketing? Fale com nossa equipe.
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