Você está visualizando atualmente Psicólogo pode fazer marketing nas redes sociais?

Psicólogo pode fazer marketing nas redes sociais?

Quando o marketing nas redes sociais se tornou algo quase que obrigatório, você, sendo psicólogo, deve ter se perguntado se a sua profissão, também poderia fazer uso desse meio.

E isso é uma dúvida bem pertinente, tendo em vista que a área da psicologia é bem delimitada pelo que é definido como boa conduta pela ética. No entanto, o profissional psicólogo, assim como os outros precisam encontrar formas de promover sua carreira profissional.

Então, o que fazer nessa situação? Será que psicólogo pode fazer marketing nas redes sociais ou não? Existe alguma limitação? Como funciona?

É sobre isso que falaremos neste artigo. Portanto, se essas perguntas martelam em sua mente, aproveite esse conteúdo, ele vai te ajudar bastante a esclarecer essas dúvidas.

A ética ligada à psicologia

Geralmente toda carreira profissional originária da formação traz consigo um código de ética. A função desse código é evitar que o conhecimento de um certo profissional não seja usado de forma, basicamente, a fazer mal às pessoas.

A maioria dos códigos de ética trazem consigo conceitos dedutíveis, digamos assim. Ou seja, a maioria das orientações podem ser cumpridas quando o profissional usa do bom senso.

No caso da psicologia não é muito diferente. É importante que você saiba toda a cartinha, com certeza, pois há detalhes específicos que talvez você não tenha conhecimento sobre como funciona.

Mas, de modo resumido, desde que você use de uma boa dose de bom senso, evitando coisas apelativas, etc.

A cartilha de ética vai abraçar sua divulgação nas redes sociais. Por exemplo, um dos aspectos proibidos aos psicólogos aos fazer mkt nas redes sociais é dizer que possui títulos que, na verdade, não possui.

Por exemplo, citar que é mestre, especialista ou doutor, sem ter o certificado de mestrado, especialização ou doutorado.

COMO DESTACAR SEU CONSULTÓRIO NO GOOGLE

Na dúvida, pesquise

Como vimos, usando do bom senso dificilmente você terá problemas ao fazer marketing nas redes sociais, mesmo sendo psicólogo. Porém, uma carreira é muito cara para você arriscar por coisas bobas, como por exemplo, fazer coisas duvidosas.

Se você tem dúvida se uma postagem em específico pode te trazer problemas, pesquise!

Você também tem a opção de contar com auxílio de uma empresa especializada nesse tipo de conteúdo, trazendo ainda mais segurança às suas estratégias.

Assim, você evita cair em situações complicadas por descuidos.

Coisas que você NÃO PODE FAZER

Para te ajudar a enxergar uma linha clara do que o psicólogo pode ou não ao fazer marketing para redes sociais, segue abaixo algumas que você, sendo psicólogo, não pode fazer.

Como já sabemos o trabalho de um psicólogo é algo ligado ao trato de questões sensíveis com o ser humano, por essa e outras razões é proibido ao psicólogo promover seus serviços usando seu preço como característica de destaque.

Ou seja, ao fazer suas divulgações de marketing para as redes sociais nunca faça através da divulgação do valor que você cobra. Ou você poderá enfrentar sérios problemas.

Além disso, não é permitido que o profissional divulgue dados que não tenham embasamento científico, ou que não sejam condizentes com a prática profissional.

O que o psicólogo pode fazer

É recomendado que sempre que o psicólogo for realizar algum serviço de mkt nas redes sociais ele divulgue, também seu número de registro.

Esse detalhe possivelmente é para evitar que pessoas que não são formadas em psicologia, se passem por profissionais registrados.

Portanto, fique atento, a respeito desse detalhe na hora das suas divulgações.

Estude seu público-alvo, avaliando quais problemas ele enfrenta e quais seriam as possíveis soluções para ele. Com base nisso você pode montar uma estratégia de criação de conteúdo para alcançar esse público-alvo.

Fazendo trabalhos dessa forma você poderá, através da geração de reciprocidade, aumentar suas chances de que as pessoas que consumirem seu conteúdo venham a se tornar seus pacientes.

A dica aqui é que você se empenhe ao máximo para entregar algo de valor para o seu seguidor/leitor. Você precisa entregar algo que realmente ajude-o de alguma forma com o problema que você identificou (através da análise da persona) que ele tem.

As redes sociais são uma excelente ferramenta para alavancar seu consultório.

Através do marketing para redes sociais você consegue atingir várias pessoas da sua cidade e do restante do país também.

Além disso, existe a possibilidade de você fazer tráfego pago. Ou seja, colocar as suas postagens em campanhas de anúncios. Assim você conseguirá atingir um número absurdo de pessoas próximas ao seu consultório.

Já pensou no poder que isso tem? Já pensou em qual será a sensação de uma possível cliente que viu o post seu no Instagram, por exemplo, e passa em uma rua e vê que seu consultório fica ali, do ladinho dela? Pois é.

Espero que esse artigo tenha ajudado a entender como você pode fazer marketing nas redes sociais para atrair mais pacientes/clientes para o seu consultório.

Se ficou com alguma dúvida, ou precisar de ajuda em algo, faça um comentário.

Nos acompanhe também no Instagram para ficar por dentro de todas as notícias.

Deixe um comentário

Quer falar com um de nossos consultores agora mesmo pelo WhatsApp?

🟢 Estamos Online

RECEBA UMA análise gratuita do marketing da sua empresa