Relatório de vendas na advocacia: tudo o que você precisa saber

Relatório de vendas para advogados

Vamos falar sobre relatório de vendas para advogados…

Os relatórios de vendas para advogados permitem nortear profissionais da área em suas decisões mais coerentes, baseando-se no desempenho dos seus negócios. São vários os tipos de relatórios que contribuem para o entendimento da condição do escritório como um todo.

Com eles, o profissional alcança mais eficiência, produtividade e qualidade nos serviços prestados, podendo encurtar o caminho do sucesso do seu escritório.

Apesar do auxílio que estes relatórios promovem, eles não são totalmente simples de se elaborar, visto que sua emissão pode ser muito trabalhosa no entendimento de alguns profissionais. O ponto positivo é que estes relatórios podem ser obtidos de forma muito eficiente utilizando alguma tecnologia disponível (clique aqui e conheça uma dessas tecnologias).

Relatório de vendas para advogados: entenda mais a respeito

O relatório de vendas para advogados é possivelmente um dos relatórios mais importantes entre os utilizados. Ele permite que se avalie se a empresa está de fato lucrando ou não. Em outras palavras, os relatórios de vendas auxiliam o profissional na verificação da procura pelos serviços realizados.

O relatório de vendas apresenta informações importantes e indicadores de desempenho (KPIs). Alguns deles são: a quantidade de serviços realizados, o número de possíveis clientes prospectados, o número de clientes qualificados, o ticket médio das vendas, a taxa de conversão, os tipos de soluções mais vendidas, a quantidade de negócios fechados (geral), os itens mais procurados pelos clientes, a quantidade de negócios fechados por vendedor, o ciclo de venda e o custo de aquisição por cliente (CAC). 

Com ele, pode-se acompanhar e analisar suas métricas, a performance de colaboradores e as estratégias para melhorar as vendas.

Veja porque você precisa adotar o uso do relatório de vendas em seu escritório

O relatório de vendas para advogados permite uma preciosa análise do negócio, para que medidas assertivas sejam tomadas. É muito útil para:

  • Aprimorar estratégias de vendas;
  • Aprimorar estratégias de marketing dos seus serviços;
  • Analisar o retorno do público em campanhas realizadas;
  • Fortalecer a relação com clientes;
  • Auxiliar na organização do setor de cobranças;
  • Garantir a estabilidade financeira do escritório;
  • Realizar projeções para tomada de decisão.

Resumindo, com o relatório de vendas é possível gerenciar totalmente o desempenho das estratégias aplicadas nos processos comerciais. Com ele, se obtém pistas de como atuar para fazer mais vendas de forma saudável.

Como fazer um relatório de vendas? E como é possível encher a carteira de clientes?

Agora que você já entendeu a importância do relatório de vendas para advogados, aprenda como se faz um relatório desses de forma manual.

O relatório pode ser elaborado de duas formas, a primeira é através do Excel, com a adoção de planilhas e digitação de dados compilados para controle de vendas; a segunda é através de sistema de gestão virtual, através de um CRM, sendo esta forma mais segura e menos muito menos trabalhosa. 

Veja os passos a seguir:

  • Comece definindo os objetivos do seu negócio;
  • Registre apenas as informações relacionadas aos objetivos definidos;
  • Defina os indicadores que serão utilizados, coloque dados sobre quantidade e valor de vendas;
  • Defina o período em que os dados são coletados;
  • Simplifique sua linguagem, adotando uma linguagem de forma clara e objetiva;
  • Padronize todos os relatórios, com um design padrão.

Com o relatório em mãos, uma análise crítica dos resultados deve ser realizada. Para isso, faça os seguintes questionamentos:

  • O escritório está atingindo as metas definidas de faturamento, fechamento de negócios?
  • Se não está, o que pode estar afetando esses números, que precisa ser melhorado?
  • Quais são as oportunidades de melhoria identificadas?
  • A metodologia de vendas adotada, está sendo praticada corretamente?
  • A comunicação precisa ser melhorada?
  • Existe alguma área dentro da advocacia que não está sendo explorada e poderia ser melhor trabalhada?
  • A quantidade de negócios realizados está coerente com o número de possíveis clientes, ou está longe de ser o ideal?
  • As estratégias de marketing estão atraindo possíveis clientes o suficiente para gerar novos negócios todos os meses? Há algo que possa ser feito para aumentar esse número?