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KPI: como saber se você está mais próximo do sucesso?

KPI é a sigla de Key Performance Indicator, que em português significa Indicadores Chave de Desempenho. Os KPI para advogados têm a função de medir a eficiência e efetividade de processos e estratégias, apontando onde o escritório deve focar para melhorar a sua atuação no mercado.

Kpi para advogados

Na advocacia, os KPIs podem ser estabelecidos para monitorar seu desempenho e tornar o escritório mais competitivo no mercado de atuação.

Os KPI para advogados podem ser implantados com intuito de medir as oportunidades de melhoria em cada fase de um processo interno, se investimentos já apresentam retorno, se as metas estabelecidas foram atingidas.

É importante que se priorize os KPIs mais adequados para a avaliação contínua do desempenho do escritório de advocacia, uma vez que é inviável estudar todos eles ao mesmo tempo.

Esses KPIs podem ser classificados em indicadores de estratégia e indicadores de processos.

Como definir os melhores KPIs para seu escritório de advocacia

A primeira etapa para definição dos melhores KPIs para advogados baseia-se na definição das prioridades operacionais e o alinhamento da equipe interna. Devem ser considerados os seguintes critérios:

  • Resolução de problemas: apontam os desafios e objetivos do negócio, demonstrando a realidade do escritório;
  • Antecedência: quando definidos com antecedência, pode-se compartilhar os KPIs com a equipe, para saberem como estão sendo avaliados os critérios pertinentes ao negócio;
  • Facilidade de extração e mensuração: a facilidade deve fazer parte do processo para agilizar avaliação e, consequente, a tomada de decisões;
  • Geração de mudanças: quando simples de avaliar, formam cases de negócios interessantes, permitindo apresentação em conselhos e, se forem significativos o suficiente, os KPIs podem permitir avanços significativos no escritório.

Indicadores de estratégia

Os indicadores de estratégia ajudam o gestor a avaliar e compreender se as metas serão atingidas. Eles avaliam tudo que influencia de forma direta na capacidade de manter a empresa lucrativa. Neste grupo, destacam-se:

  • Os indicadores de marketing: valor gasto com marketing, desempenho dos canais de marketing, ROI, entre outros;
  • KPIs de aquisição de clientes: custo para aquisição de novos clientes, origem de clientes, taxa de crescimento de clientes, entre outros;
  • KPIs financeiros: medem as receitas anuais previstas em relação à atual, despesas e receitas mensais, custos anuais previstos em relação ao atual, entre outros.

Indicadores de processo

Os indicadores de processos medem como anda a eficácia dos processos, através de avaliação do desempenho da rotina do escritório e desenvolvimento da equipe. Neste grupo se destacam:

  • O número de horas faturáveis por advogado;
  • Número de tarefas concluídas por profissional;
  • Entre outras.

Principais indicadores em um escritório de advocacia

Como falado, no escritório de advocacia, vários KPIs podem ser adotados para sua melhoria contínua. Por isso, veja os 6 tipos principais no negócio:

Cumprimento de prazos: indispensável para trazer excelência ao escritório, já que a perda de prazos prejudica o cliente, demonstra falha grave no processo. Quando se estabelece esse indicador, se entende os motivos que levaram à perda do prazo;

Custos de processos: permite avaliar o percentual de lucro sobre o faturamento, possibilita que o gestor conheça as melhores medidas para elevar resultados;

Horas de trabalho: esse é um dos KPIs para advogados mais importantes no âmbito de monitoração de produtividade. Ajuda a identificar, por exemplo, o tempo que o profissional demandou elaborando uma petição inicial;

Processos ativos: possibilita ver a demanda de trabalho, saber quantos processos estão ativos, identificar se o escritório aproveita bem sua capacidade;

Taxa de inadimplência: a inadimplência sem dúvida é um dos KPIs para advogados mais importantes, está relacionada ao mau relacionamento entre o escritório e o cliente. Prevenir essas ocorrências pode ser possível com a adoção de medidas preventivas, reduzindo prejuízos financeiros;

Satisfação de clientes: fundamental para a obtenção de contratações do escritório. É a satisfação dos clientes que faz com que eles indiquem o escritório. Sua satisfação se classifica em: detratores (clientes insatisfeitos, não indicam os serviços do escritório), neutros (mantém indiferença em relação ao serviço) e promotores (por estarem satisfeitos, indicam e divulgam o trabalho do escritório).

Como saber se você está mais próximo do sucesso

Agora que os KPI para advogados foram apresentados, fica mais fácil saber se você está mais próximo do sucesso. O escritório deve manter seu foco nos KPIs para ter uma orientação contínua do que precisa ser melhorado e corrigido.

Com a manutenção da gestão jurídica, orientada pelo acompanhamento dos KPIs no escritório, é possível selecionar, medir e avaliar indicadores para decidir conforme os dados disponíveis. Assim, é mensurado o desempenho operacional, obtendo previsibilidade de resultados, acompanhando com facilidade todas as informações importantes, provendo agilidade na correção e melhoria dos processos técnicos.

Com isso, é totalmente possível aumentar a carteira de clientes e ainda tornar o escritório cada dia mais eficaz em seus processos. É dessa forma que estará mais próximo do sucesso com a superação contínua destes indicadores.

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