5 coisas que você não aprende no curso de direito

No momento, você está visualizando 5 coisas que você não aprende no curso de direito

Durante sua vida, você passou anos planejando para conseguir ingressar em um curso de direito. Ao conseguir, se dedicou durante todo o período de faculdade para conseguir ser um bom profissional da área. 

Quando conquista seu tão sonhado diploma, depois de tanto esforço, você se depara com uma realidade: existem coisas muito importantes que não lhe foram ensinadas.

Esse não é um caso isolado e você não está sozinho. A maior parte dos novos profissionais passam por essa situação e é a partir dela, que se separam os que irão se destacar na área do direito, daqueles que dificilmente terão sucesso no mercado.

Assim como em qualquer faculdade, o curso de direito não lhe traz toda a expertise que precisa para ganhar um espaço neste meio tão concorrido e consegue conquistar clientes e torna-se uma boa referência.

SAIBA MAIS

Mas como lidar com esta situação?

É preciso que esteja clara a ideia que, depois de sair do curso de direito, você não estará plenamente equipado para lidar com o mercado. Esta é a realidade e você precisa encarar.

Não veja isto apenas com olhos ruins. Pense que, ao ter acesso a informações que muitos de seus colegas de turma não tiveram durante a faculdade, você estará dando passos à frente e conseguirá conquistar o sucesso mais rápido. 

Então, vamos entender a origem deste problema, para que, então, você comece a dar os próximos passos para solucionar a situação. Tudo está muito relacionado ao conflito que há entre conhecimento técnico e conhecimento humano.

Lidar com pessoas é algo muito diferente de lidar com livros. O foco de seu curso de direito era ensinar toda a parte técnica e teórica relacionada à sua área de atuação e não sobra muito tempo para falar sobre como conquistar seus clientes e lidar com eles ao longo de sua jornada profissional.

Até mesmo aqueles que se formam nas melhores instituições de ensino, estão sujeitas a esses ruídos, mas você pode ficar tranquilo, pois sabemos quais são as 5 coisas que um advogado não aprende na faculdade e iremos lhe ajudar a lidar com todas elas. Acompanhe com atenção.

1     – É preciso que você aprenda a atrair clientes através de boas estratégias de marketing

Um dos pontos principais, que você não aprende em um curso de direito, é atrair as pessoas para que estas venham a se tornar seus clientes. De nada adianta conhecer todas as leis, se você não sabe vender os serviços que está disposto a oferecer.

Para que você tenha sempre a quem atender e ofertar seus serviços, faça sempre uma boa prospecção de clientes, através de boas estratégias de marketing. Busque as pessoas que são realmente interessantes ao seu negócio e faça um bom trabalho, para que estas possam lhe indicar para os demais.

2 – Tenha boas estratégias para calcular seus preços

É normal que, ao começar a ofertar seus serviços, você fique acanhado e até mesmo perdido, sem saber o quanto cobrar por cada trabalho a ser realizado. Para lidar com isso, é importante que deixe a vergonha de lado e mude seu mindset. Você não está pedindo favor e sim, vendendo sua qualificação, ou seja, todo o esforço que dedicou para chegar onde está hoje.

Para saber o preço ideal para cada serviço, é preciso ter boas técnicas, como usar uma base de hora, ou seja, quanto tempo levará para realizar aquele trabalho, analisando qual será o valor de cada hora trabalhada.

Para estipular um bom valor, você deve analisar sua concorrência, que trabalha em sua região. Foque naqueles que são mais experientes, pois os que acabaram de sair do curso de direito também tendem a estar perdidos.

Enquanto ganha experiência, não tenha medo de jogar o preço um pouco abaixo e, após se estabilizar, esteja na média de seus concorrentes.

3 – Você não aprendeu, mas é importante saber como organizar seu tempo

É muito importante que você não deixe de registrar seus compromissos profissionais, para não correr o risco de esquecer e permitir que seu dia seja mais produtivo.

Ter uma rotina organizada faz com que um profissional facilmente se destaque dentre os demais, pois certamente conseguirá entregar melhores resultados a seus clientes.

4 – Aprenda a aparecer e ter um bom relacionamento com seus clientes

Você, como uma pessoa recém formada, precisa sair da zona de conforto e encontrar meios para que possa ser reconhecido. Isso, muitos profissionais não sabem como fazer, pois não aprenderam no curso de direito.

É importante que forneça um bom atendimento aos seus clientes e esteja tecnicamente preparado para divulgar seus serviços. Não tenha medo de julgamentos, pois aqueles que te criticam, são os que ainda não tiveram a oportunidade de aprender a aparecer de forma estratégica.

Para isso, uma boa alternativa é trabalhar com o marketing de conteúdo, utilizando as redes sociais a seu favor, alcançando um alto potencial de futuros clientes.

5 – Saiba lidar com seus erros

Os erros desestabilizam muitos novos profissionais, que acabaram de sair do curso de direito. É importante que saiba que não é um ser humano perfeito e que os advogados também são suscetíveis a falhas.

Quando erros acontecem, não se esqueça de analisar o porquê ocorreram e prenda com eles para que se torne um advogado muito mais experiente.

São muitas coisas importantes deixadas de lado em um curso de direito, mas ao trabalhar com todas elas, você conseguirá se destacar. Para facilitar sua vida profissional, é interessante ter nossa equipe ao seu lado, lhe auxiliando em toda a parte digital. 

Entre em contato conosco. Ficaremos muito felizes em ajudar.

Acompanhe-nos também no Instagram.