7 Estratégias de vendas para advogados + um bônus incrível

7 Estratégias de Vendas para Advogados

Se você está à procura de uma estratégia de vendas para advogados, você chegou ao local certo. Neste artigo, compartilharemos com você uma estratégia que vai desde encontrar o cliente certo com planejamento e prática até quais ações tomar para não perder o cliente de vista.

Estratégias de vendas para advogados: o que saber antes de começar?

Se você deseja aumentar as vendas do seu escritório de advocacia, saiba que precisará começar primeiramente definindo uma estratégia de marketing…

Sim! Com o planejamento de marketing jurídico será possível estudar o mercado para entender melhor o comportamento do público-alvo e apresentar a solução (objeto de venda), de forma que seja atraente ao público e ele identifique que realmente precisa fazer a contratação da sua consultoria.

Para aumentar consideravelmente os resultados, seu foco deve ser voltado para o marketing jurídico digital.

Hoje, grande parte das pessoas possuem acesso à internet. Elas compram e pesquisam tudo on-line, seja no computador ou até mesmo no celular.

E na maioria das vezes, inclusive, procuram mais informações sobre a empresa antes de realizar a contratação. 

Então aquela velha fórmula de vender só na conversa não funciona mais.

Além disso, o marketing digital permite que seu negócio esteja em evidência, se tornando uma referência ao público que procurará você quando precisar deste tipo de serviço.

De fato, não há uma receita mágica de como fazer mais vendas. Existem diversas variáveis para cada segmento e público.

No entanto, através de uma boa pesquisa e planejamento, é possível chegar mais perto da identificação do perfil do público e acertar nas ações de marketing.

Pensando nesse processo, separamos a seguir as melhores estratégias de vendas para advogados, divididas em atrair, converter e fidelizar clientes.

Acompanhe a seguir…

1. Conheça seu público alvo

Conhecer o seu público-alvo é o primeiro passo para se tornar referência no mercado. É necessário conhecer seus hábitos de consumo, suas necessidades, dores ou problemas, além de entender a “língua” que ele fala.

Com essas identificações, será possível fazer uma comunicação de acordo com suas preferências, gerando maior assertividade e segmentar o público corretamente.

2. Tenha um site com blog para formalizar a presença digital do seu escritório

Nessa altura você já deve saber que ter um site profissional e bem elaborado é fundamental para qualquer escritório de advocacia.

Mas ter um blog no site do seu escritório de advocacia também é algo a ser levado em consideração.

Esse canal funciona como uma porta de entrada para ajudar a conscientizar cada usuários sobre a importância do seu trabalho, e para a disponibilização de conteúdos de qualidade que ajudem nessa missão.

A transformação de possível cliente em cliente acontece quando esse contato entende de uma vez por todas que você realmente é o especialista que poder ajudar ele a resolver o problema.

É reconhecido que empresas captam clientes 2,5 vezes mais quando fazem um trabalho de “educar o cliente”.

Sem contar que essa estratégia de educar o público através de conteúdo é 100% aprovada pela OAB.

3. Marque presença nas redes sociais

Acredite, se as redes sociais estão com seus clientes por lá, sua empresa também deve estar lá.

Explore todas as redes sociais possíveis, que possuam similaridade com o seu negócio. Tenha um perfil profissional com publicação de conteúdos que ajudam sua audiência de alguma forma.

Aproveite para divulgar os conteúdos que você preparou com tanto esforço para seu blog nas redes e conte com o milagre da multiplicação através do compartilhamento social.

Com o tempo você vai perceber qual rede social tem mais presença do seu público e poderá dedicar maior atenção para este canal.

Para complementar, leia também esse artigo com dicas para divulgar sua advocacia com ética nas redes sociais.

4. Atraia o seu público de forma orgânica através do uso do SEO

Como você vai trabalhar na produção de conteúdo para seu blog, além de poder divulgar nas redes sociais precisará ter um bom posicionamento do seu site nos buscadores.

Aí entram 2 possibilidades: ou você investe em links patrocinados para aparecer rapidamente no Google ou você investe em uma estratégia de SEO.

Search Engine Optimization (SEO) é a otimização de conteúdos para serem ranqueados nas páginas de resultados de buscadores como Google e outros buscadores da internet.

Procure entender melhor como funciona este recurso, ou contrate profissionais que dominem este recurso para otimização do seu site. Aqui na Aprimora Web nós também oferecemos o serviço de Gestão de SEO para Advogados (clique e saiba mais).

Não ignore esse item se deseja criar uma estratégia de atração de clientes sustentável e de longo prazo.

5. Tenha um canal no Youtube

Uma vez que você já tem o conteúdo em texto para seu site, transformar este conteúdo em vídeo pode ser uma excelente estratégia.

Com o Youtube, conteúdos em vídeo se tornou o tipo de mídia mais consumido na atualidade, e o Youtube possui mais de 100 milhões de usuários só no Brasil.

Tendo em vista este cenário, avalie a possibilidade de fazer também conteúdos para esta plataforma.

Tutoriais sobre temas específicos que tratem as dores e problemas do seu público-alvo podem ser interessantes para atrair inscritos e, eventualmente, novos clientes, complementando a sua estratégia de vendas.

6. Atendimento de excelência

Como não poderia deixar de ser, uma boa estratégia de vendas passa por um atendimento de qualidade.

O atendimento em si pesa muito na decisão de compra do consumidor. O contrário também é verídico: atendimentos ruins podem promover a desistência e o abandono de uma empresa.

Por isso, treine sua equipe visando prestar atendimento de qualidade e excelência ao público-alvo.

Atrair clientes está cada vez mais demandando tempo, não perca a possibilidade de conquistar o cliente por conta de um atendimento desleixado.

7. Busque a fidelização de seus clientes

Procure oferecer a melhor experiência possível para cada cliente em sua advocacia.

Mesmo que seja aparentemente uma causa de valor baixo, esse cliente pode precisar de seus serviços jurídicos novamente no futuro.

Ou até mesmo ajudar na conquista de novos clientes através de uma indicação para um amigo ou avaliação positiva sobre sua advocacia na internet.

Então trate cada cliente como único e lembre sempre que adquirir novos clientes custa muito mais caro do que fidelizar os clientes atuais que já deram um voto de confiança para sua advocacia.

[BÔNUS] Crie um processo comercial fazendo isso…

Como você pode ver, atrair clientes e vender é uma função que deve ser feita com estratégia e metodologia, nunca de forma improvisada.

Tenha em mente que hoje as pessoas tem a disposição a possibilidade de fazer consulta com diversos escritórios de advocacia em muito pouco tempo, e com isso quem consegue dedicar maior atenção a cada cliente e oferecer a melhor experiência acaba conquistando o cliente.

Sem contar que toda empresa que dá a devida atenção a uma estratégia de vendas precisa ter um controle efetivo de cada oportunidade que bate a sua porta.

Após a aplicação de todas as 7 estratégias mencionadas acima, certamente diversos clientes vão começar a entrar em contato com você diariamente, e com o tempo fica difícil lembrar de cada caso, cada problema mencionado, cada solução apresentada, retornar a ligação para o cliente que “ficou de pensar” e garantir que você não perca o timming da negociação.

Por essa razão, nós desenvolvemos um software on-line voltado 100% para ajudar advogados a organizarem um processo comercial na advocacia.

Com essa ferramenta você terá um painel de controle com todos os contatos que você atendeu, todas as propostas que foram enviadas e com isso você pode programar para cada oportunidade a próxima ação, evitando que ninguém fique para trás.

Além disso, nossa ferramenta ainda conta com outros 2 módulos extremamente úteis para cada advogado:

Módulo de Agendamento

Com essa funcionalidade você oferece para seus contatos e clientes a possibilidade de agendar reuniões em horários que você disponibilizou para atendimento, evitando aquele monte de mensagens no WhatsApp e mantendo organização do seu tempo, possibilitando que você dê maior atenção para cada cliente.

Módulo de Acompanhamento de Processos

Além de se preocupar com os potenciais clientes você também precisa ter organização dos clientes que já contrataram seus serviços. Com esse módulo você mantém todos os processos organizados no mesmo sistema e ainda pode dar ao seu cliente uma área restrita para que ele tenha o acompanhamento dos últimos andamentos de seu processo.

Conclusão

As estratégias de vendas para advogados compartilhadas neste artigo podem representar o divisor de águas no seu escritório.

Isso porque qualquer que seja o público-alvo da sua advocacia que se deseja atingir, ele está na internet.

Com ela é possível gerar interesse e atraí-lo para um primeiro contato, facilitando a pré-seleção de possíveis clientes em massa para seu negócio, convertendo em mais vendas em menor período de tempo.

É essencial que os profissionais invistam nas estratégias após análise de seus objetivos. 

Além disso, com o nosso software on-line para advogados você vai conseguir manter cada oportunidade atualizada e isso vai gerar um excelente impacto na conquista de novos clientes para sua advocacia.

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