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Marketing digital para psicólogo

Se você atua ou estuda psicologia, é comum que hajam diversas dúvidas com relação ao Marketing digital para psicólogo.

Esse é um assunto que ainda é tabu em diversas clínicas, para diversos profissionais e consultórios. Nas faculdades e empresas sempre surgem debates acerca do uso das estratégias de marketing para psicólogo.

Existem até pessoas que afirmam que o marketing digital para psicólogo foge da profissão, criando uma barreira que também existe em outros segmentos, como nutrição e fisioterapia, que hoje em dia possuem uma maior aceitação.

A verdade é que, independente do seu ramo de atuação, a prestação de serviços é um negócio e exige o uso de ferramentas para o seu desenvolvimento. No marketing para psicólogos não é diferente.

Neste artigo, você aprenderá tudo sobre essa modalidade de marketing para profissionais da psicologia e como fazer. Confira!

O que é o marketing digital para psicólogo?

Nos dias atuais é comum que o prestador de serviços também seja o dono do negócio. E isso também ocorre na psicologia. Ou seja, além de cuidar de toda parte técnica, também é preciso cuidar da parte financeira.

E é exatamente aí que entra o marketing digital para psicólogo, que reúne um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo proporcionar estabilidade financeira para os profissionais e seus consultórios.

Para isso, é necessário criar um planejamento e traçar metas, e claro, para o setor da psicologia existe um grande destaque por sua praticidades.

É possível aplicar o marketing digital em grandes e pequenos negócios, sendo iniciante ou profissional, tendo um alto ou nenhum orçamento. Uma versatilidade que torna o marketing digital, a ferramenta ideial para o psicólogo, mesmo os que possuem pouco conhecimento técnico sobre a área.

Como funciona o marketing digital para psicólogo?

É errado acreditar que o único objetivo do marketing digital para psicólogos é atrair mais pacientes. Mesmo sendo uma oportunidade de ouro para os negócios, existem diversos outros objetivos que podem ser o alvo através das estratégias de marketing digital.

Todos claro, auxiliam no desenvolvimento do negócio. Mas, identificar esses objetivos é indispensável para criar um plano de ações.

Confira abaixo, alguns dos objetivos que você pode aplicar na sua estratégia de marketing digital para psicólogo:

  1. Atrair pacientes

Esse é o principal objetivo de quem deseja se dedicar ao marketing digital para psicólogos: atrair mais clientes para as soluções oferecidas pelo profissional ou clínica.

Para isso, é essencial estabelecer relacionamentos e trabalhar como autoridade no mercado, evitando que esse trabalho pareça uma publicidade.

  1. Alavancar a carreira como psicólogo

O marketing digital para psicólogos também é excelente para autônomos que estão em busca de alavancar sua carreira.

As estratégias nesse caso envolvem a criação de uma percepção positiva perante o público e seus colaboradores.

  1. Educar a audiência

Na psicologia, existem procedimentos que diversas pessoas não conhecem ou simplesmente não compreendem.

Criar conteúdo também permite a educação da audiência (público que segue), mostrando a ela os problemas que você é capaz de solucionar e claro, fazendo com que suas metodologias sejam conhecidas.

  1. Gerenciamento de relações

Uma outra possibilidade nas ações de marketing é aproximar os psicólogos dos pacientes.

Com isso, através do e-mail marketing, as redes sociais e as demais ferramentas, é possível estabelecer um vínculo real com os pacientes.

Como trabalhar o marketing digital para psicólogo

Mas, afinal, como fazer marketing para psicólogo de forma eficaz? Confira!

  1. Defina os canais que irá utilizar

Primeiro, você precisa determinar quais canais usará para falar com seu público. Isso pode ser feito por meio da definição de uma persona, como mostramos acima, além de buscar constantemente o feedback do seu público. Uma vez resolvida essa questão, você pode concentrar seus esforços nas plataformas mais adequadas.

Afinal, de que adianta investir na produção de conteúdo para IG TV no Instagram se a maioria dos seus espectadores prefere o LinkedIn? Portanto, use todas as informações que você pesquisou anteriormente para definir um escopo de trabalho e limite seus esforços a canais que realmente facilitem a conexão com seu público de forma natural e eficiente.

  1. Produza conteúdos de qualidade

Depois de definir os canais mais adequados para se comunicar com seu público, é hora de criar um plano que o ajudará a definir as melhores pautas e temas para sua marca trabalhar. Com tanta concorrência nas plataformas digitais, não é tão fácil se destacar no campo da psicologia e chamar a atenção do público.

Portanto, o planejamento é essencial para garantir que você tenha tempo para produzir todos os materiais com alta qualidade. Na sua estratégia de marketing de conteúdo, portanto, é importante se organizar para ter tempo de focar na criação de conteúdos relevantes e diferenciados que podem ser encontrados, por exemplo, na internet.

  1. E-mail marketing

Um dos canais mais eficientes para implementar uma estratégia de marketing digital para psicólogos é o email marketing. Embora não tenha a mesma fama das redes sociais, é uma plataforma fundamental para construir uma conexão profunda com seu público. Por ser muito pessoal, há uma proximidade com o público.

Por exemplo, com ferramentas que facilitam a segmentação das transmissões, você pode enviar newsletters que contribuem para a jornada do cliente sobre um tema específico. Além disso, você pode estabelecer uma comunicação direta e ininterrupta com sua base e acompanhar de perto todos os detalhes de suas mensagens para entender como melhorar ainda mais seu conteúdo na plataforma.

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