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Como o marketing de relacionamento pode aproximar seu público

O marketing de relacionamento está se tornando cada vez mais comum nas empresas, afinal, estamos inseridos em uma nova realidade, em que a divulgação do nosso trabalho deve ser feita no mundo virtual.

Nesse sentido, algumas estratégias se fazem necessárias para essa divulgação profissional, a exemplo do marketing de relacionamento, que pode aproximar o seu escritório de contabilidade, por exemplo, do seu público.

A necessidade de investir em estratégias como o marketing de relacionamento se revela na concorrência vivenciada nos mercados de trabalho hoje em dia. As empresas oferecem os mesmos produtos, na maioria das vezes.

Portanto, é preciso encontrar formas de se diferenciar nesse meio, como utilizando o marketing de relacionamento. Dito isso, vamos entender melhor sobre o tema a seguir.

SAIBA MAIS

Definição de marketing de relacionamento

A priori, é interessante destacar que o marketing de relacionamento é um conjunto de ações que são executadas por uma empresa, como um escritório de contabilidade, com o intuito de melhorar a sua relação com os clientes.

Além disso, o marketing de relacionamento também ajuda a criar ou manter esse relacionamento. Com o intuito de reforçar essa proximidade, a empresa costuma oferecer benefícios que garantem a fidelização dos clientes.

Nesse cenário, vemos que, em uma visão geral, a principal finalidade do marketing de relacionamento é tornar os clientes verdadeiros fãs da sua empresa.

Como colocar em prática o marketing de relacionamento?

Para que a sua empresa coloque em prática o marketing de relacionamento, o primeiro passo é criar um plano de marketing. Nesse plano, você deve inserir as etapas de implementação dessa nova cultura.

O resultado será a fidelização de clientes, após as estratégias executadas por seus colaboradores. Até porque a relação que envolve os clientes e a empresa inicia após o primeiro contato.

Com isso, no seu plano de marketing você deve inserir um sistema de atendimento, por exemplo, capaz de atrair o cliente a conhecer mais sobre a marca, e não apenas o produto ou serviço em si.

O sucesso do marketing de relacionamento dependerá da colaboração de todos os envolvidos e da sua dedicação.

Por que identificar os seus clientes?

A fim de que o seu marketing de relacionamento seja, de fato, exitoso, é preciso entender e conhecer quem são os seus clientes, com o intuito de elaborar estratégias direcionadas.

Para isso, o seu escritório ou empresa deverá contar com o auxílio de um banco de dados, ajudando, posteriormente, na criação de campanhas e demais ações que fidelizam os clientes.

Além disso, é interessante identificar quais clientes fazem compras com frequência ou de maior relevância para o faturamento da sua empresa.

Essas pessoas devem receber um tratamento diferenciado, pois, com isso, elas vão apreciar ainda mais a sua empresa e se tornarem fiéis. Logo, a identificação de clientes é uma etapa primordial no marketing de relacionamento.

Dicas para o sucesso do marketing de relacionamento

Se você pretende investir no marketing de relacionamento para a sua empresa, é essencial conhecer algumas dicas que impulsionam essa estratégia.

Segmentar as estratégias

A nossa primeira dica é que invista no banco de dados dos clientes, como foi dito acima, para conseguir segmentar melhor as suas estratégias, utilizando critérios relevantes.

Após isso, será possível utilizar abordagens cada vez mais personalizadas para todos os tipos de segmento do seu público. Com o tempo, essa segmentação fica menos complexa, mas, para isso, você deve ter o máximo de detalhes possíveis.

Criação de ações para incentivar o retorno dos clientes

Se o seu intuito é fidelizar os clientes, você precisa criar algumas ações que os estimulem a voltar para a sua empresa. Um bom exemplo disso é o programa de fidelidade, que envolve benefícios, descontos e afins.

Outro exemplo é o preenchimento de pesquisas de satisfação, que envolvem um brinde na próxima visita que o cliente realizar.

Monitore os seus resultados

Tenha em mente que o marketing de relacionamento é um ato contínuo, logo, você precisa encontrar métodos para monitorar os seus resultados, como através de testes, mas isso depende da estratégia adotada.

No caso das campanhas de e-mail, acompanhe as KPIs, a exemplo da taxa de abertura, bem como a taxa de cliques.

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