Marketing contábil: como traçar o seu planejamento

O marketing contábil é uma ação vital hoje, especialmente com o ritmo acelerado de inovação na contabilidade.

Os profissionais contábeis são exigidos por empresas de todos os portes e setores.
Muitas pessoas seriam capazes de gerenciar suas finanças de forma muito mais eficiente se tivessem esse profissional.

Não importa se você tem um ótimo contador e muitas oportunidades disponíveis. O marketing de escritórios contábeis é crucial. Ele permite expandir seus contatos, aumentar a visibilidade da empresa e criar mais crescimento.

Está procurando isso para o seu escritório de contabilidade?

Você está aqui porque vamos discutir a importância de um plano de marketing que é específico para o seu negócio.

Também compartilharemos algumas estratégias essenciais.
Continue lendo para saber mais!

Planos de marketing são importantes para escritórios de contabilidade

Um plano de marketing é essencial para otimizar seu investimento. Ele responderá às seguintes perguntas: O que será alcançado? Como será feito? Quais recursos serão utilizados e como os resultados serão medidos?

Este plano dará ao gerente uma ampla visão geral de sua estratégia.

O documento não pode existir sem ações bem estruturadas. No entanto, se você está procurando o propósito deste documento, você não encontrará uma única resposta. Tudo depende da sua estratégia. É possível dizer que uma estratégia de marketing serve aos seguintes propósitos:

  • Fidelizar clientes, atrair novos clientes e recuperar os antigos são todas as formas de mantê-los felizes.
  • Aumentar as vendas e, consequentemente, a receita e a rentabilidade.
  • Aumentar a conscientização e autoridade da marca com o mercado
  • Apresentar ou divulgar novos produtos ou serviços, ou uma combinação de ambos.

Existem muitas ações que podem ser tomadas para atingir cada um desses objetivos. Cada um deve ser detalhado em seu plano de marketing. É difícil criar um plano de marketing. É isso que separa as empresas que crescem a cada ano daquelas que são baseadas no tempo.

As etapas de um plano de marketing contábil

Estes são seus primeiros passos. Eu entendo que você não vai fazer um plano elaborado.

No entanto, é importante deixar claro alguns aspectos do seu negócio para garantir que seus esforços de marketing sejam consistentes e relevantes para sua empresa, você perderá seu tempo e dinheiro se não o fizer.

Análise do macroambiente

O macroambiente de uma empresa é composto por variáveis externas não controláveis.

Essas variáveis são mais complicadas do que as variáveis que fazem o microambiente. Fatores externos complexos que não podem ser controlados incluem:

  • Demografia;
  • Consumo;
  • Cultura;
  • Economia;
  • Política;
  • Legislação.

Isso significa que todas as forças do macroambiente podem ter um efeito negativo ou positivo nos esforços de marketing da empresa.

Análise do microambiente

O microambiente de uma empresa é composto por variáveis internas e externas que podem ser controladas.

Ambos têm impacto na capacidade da empresa de competir em seu mercado.

O sucesso das ações de marketing depende diretamente da atuação de outros atores dentro do microambiente do negócio. Estes incluem fornecedores, intermediários e concorrentes, clientes, audiências e elementos internos.

Exemplos de aspectos externos e internos que podem ser controlados incluem:

  • Clientes
  • Fornecedores
  • Intermediários
  • Público-alvo.

É fundamental que uma empresa tenha um bom entendimento do microambiente em que atua (produção, financeira e comercial, marketing, fornecedores, clientes intermediários, concorrentes, etc.) para ser eficiente em seu processo de vendas.

Os profissionais de marketing devem acompanhar quaisquer mudanças no ambiente para garantir que eles sejam capazes de encontrar soluções e ficar por dentro delas.

Análise e mapeamento da competição

Planejamento é um compromisso. É importante identificar os principais concorrentes e os que você mais se preocupa.

Vale a pena identificar concorrentes que são referência em outras áreas.

Segmentação

Um público-alvo é um grupo ou consumidores que compartilham características comuns.
Esse grupo pode ser usado para identificar o mercado da empresa e orientar suas campanhas e estratégias.

A segmentação de mercado é o primeiro passo em sua definição. Segmentar o mercado em segmentos semelhantes é feito de acordo com características demográficas e comportamentais (idade/sexo, escolaridade, estilo de vida, personalidade, etc.).

Assim, esses fatores são importantes para a empresa, pois influenciam as decisões de consumo.
No entanto, essas características não são inatas aos profissionais de marketing. Você deve fazer pesquisa de mercado e analisar para realmente conhecer as pessoas.

A empresa então seleciona qual segmento deve atingir clientes mais propensos a ter uma conexão com a marca. Este segmento é então direcionado com o plano de marketing, campanha ou peças de comunicação.

Por exemplo, ao definir o público-alvo de um anúncio em anúncios do Facebook ou anúncios do Google, as características do público são usadas na segmentação da mídia para garantir que a campanha atinja o público exato que a empresa precisa.

Isso é para garantir que a campanha tenha como alvo as pessoas mais interessadas, ou seja, aquelas que são mais propensas a se converter.

Definir metas de marketing

Retenção de clientes, construção de marca e atração de novos clientes são apenas alguns dos muitos objetivos que sua empresa tem que alcançar.
Aliás, os objetivos devem ser apoiados por metas quantitativas ou qualitativas.

Elaboração de uma estratégia de marketing estratégico e tático

É importante começar com os objetivos. Em seguida, você precisa passar para o plano tático e estratégico (ações).
Cada objetivo deve ter um conjunto de estratégias e ações.
É altamente recomendável criar um plano de ação usando o modelo 5W2H (esta é uma lista de verificação administrativa que lista atividades, prazos e responsabilidades) e um calendário de marketing.

Orçamento de marketing

O investimento em marketing está diretamente ligado aos seus objetivos.
Se o seu objetivo é conquistar mais de 100 novos clientes nos próximos 12 meses, você precisará investir mais do que manter a base existente.

Você vai alinhar seu marketing contábil com o plano estratégico da empresa.
É importante definir claramente a direção que você está tomando o seu negócio.

Monitoramento e Reavaliação

Isso se aplica também aos contadores digitais no marketing contábil. Certifique-se de identificar os principais indicadores de desempenho (KPIs) para o plano.

Os KPIs são indicadores-chave de desempenho. Eles estão intimamente relacionados com as metas estabelecidas no início.

É possível avaliar o andamento do plano e determinar se ele está gerando retorno.

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