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Inicie sua estratégia digital

O mercado digital pode potencializar os resultados de qualquer profissão, mas para isso é preciso que você inicie sua estratégia digital. Ou seja, é necessário que você defina quais caminhos e métodos vai seguir para alcançar o objetivo (clientes).

Com uma estratégia digital clara você economiza tempo e energia em coisas que não te trariam resultados e começa a focar apenas no que vai te ajudar a alcançar o resultado que deseja.

Nesse artigo vamos te passar algumas dicas para você iniciar sua estratégia digital e otimizar os seus esforços ao buscar clientes através do marketing digital.

Composição da Estratégia digital

A estratégia digital engloba todos os aspectos que guiam tudo que será operacionalizado. E ela é extremamente importante por isso, já que se você só focar na mão de obra (no que está sendo feito) as chances de isso levar a um resultado que você não gostaria são grandes.

Então, veremos a seguir, no formato de dicas, quais os aspectos que compõe a estratégia digital para que você tenha mais facilidade na hora de definir a sua.

Estratégia digital: Caminho do cliente

Dentro do marketing digital há um conceito chamado de jornada do cliente. Uma das definições para esse conceito é a que diz que ela se trata do caminho que o cliente (nesse caso potencial cliente) percorre até comprar algo seu (tornar-se cliente de verdade).

Ao montar sua estratégia digital você deve visualizar esse caminho que o potencial cliente deve percorrer até comprar algum produto/serviço seu.

Portanto, definido isso você terá mais facilidade na hora de escolher os temas dos conteúdos que serão criados, projetar em quanto tempo sua estratégia te trará retorno, avaliar qual ponto pode estar falhando se a estratégia não estiver trazendo clientes, entre várias outras coisas.

A melhor forma de você definir esse caminho do cliente é se colocando no lugar dele. Faça o exercício de imaginar qual motivo te levaria a ter interesse pela área/profissionais da engenharia. Em seguida, imagine o que te levaria a escolher um profissional para o serviço que você precisa.

Para definir esse caminho com clareza você deve fazer esse exercício de se colocar no lugar do cliente e percorrer todo o caminho que ele percorre até adquirir o seu serviço principal, por exemplo.

Além disso, faça essa projeção do caminho do cliente de forma visual pra facilitar a interpretação posteriormente.

Estratégia digital: Serviços oferecidos

Quando falei anteriormente sobre serviço principal, talvez você tenha ficado em dúvida de qual seria o seu… Possivelmente você pode oferecer serviços diferentes, dependendo da necessidade do cliente.

Mas, para que você possa direcionar bem seus conteúdos e investimentos digitais é preciso que você tenha em mente quais serviços você pode prestar e qual deles você poderia colocar como seu o “carro-chefe”.

Dessa forma, você pode formar pacotes de serviços e algumas outras estratégias para que os clientes sintam que terão todas as suas necessidades, relativas ao serviço de engenheiro, atendidas.

Além disso, a ideia de ter um serviço como “carro-chefe” serve também para quando você for mostrar os seus serviços para o cliente escolher de qual ele precisa. Uma lista enorme de serviços com o mesmo nível de importância pode confundi-lo.

Algo semelhante ocorre quando chegamos a um restaurante e nos deparamos com uma lista enorme de opções, em vez de facilitar o processo de venda acaba, geralmente, deixando-o mais lento e oneroso.

Estratégia digital: Tráfego Orgânico

Após definir o caminho do cliente, seus serviços e o serviço principal, é hora de pensar como e quanto você vai usar de cada fonte de tráfego.

Redes sociais e site

O tráfego orgânico se baseia principalmente em trazer pessoas para seu “caminho do cliente” através de publicações em redes sociais, sites e Google Meu Negócio.

Essa é uma forma mais lenta de fazer a sua engrenagem digital girar, mas é mais barata.

SAIBA MAIS

Estratégia Digital: Tráfego Pago

Outra fonte de tráfego que pode ser usada é através de anúncios, isso é chamado de tráfego pago. Assim como no tráfego orgânico as pessoas, através do tráfego pago, também vem das redes sociais e sites.

Porém, a principal diferença é que você não depende de fazer bom posts e torcer pra plataforma entregar pra muitas pessoas. No tráfego pago, você literalmente paga para a plataforma mostrar seus posts para as pessoas.

A principal vantagem do tráfego pago é que você consegue ter resultados expressivos em um tempo incrivelmente curto. E o preço pago nos anúncios é bem abaixo do que você pagaria para fazer uma propaganda em rádio, ou televisão, por exemplo.

Plano de ação

Definindo essas coisas que citei você precisará definir de que forma e quanto usará de cada uma das fontes de tráfego para trazer clientes para o seu “caminho do cliente”.

Além disso, é fundamental ajustar a sua estratégia digital sempre que for necessário, pois o comportamento dos potenciais clientes podem mudar e, geralmente, sempre há algo que pode ser melhorado.

Espero que esse artigo tenha te ajudado a ver como começar a traçar sua estratégia digital. 

Se ficou com alguma dúvida, ou precisar de ajuda, escreva-nos aqui nos comentários.

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