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Inbound Marketing: como aumentar sua clientela gastando pouco

Se você está tentando vender seu serviço através do marketing tradicional e não tem funcionado da forma que gostaria, saiba que o inbound marketing pode te ajudar.

Nesse artigo vamos te explicar, entre outras coisas, o que é inbound marketing e como ele te ajuda a aumentar a sua clientela gastando pouco. Portanto, se isso é do seu interesse aproveite bem todo o conteúdo que virá a seguir.

O que é Inbound marketing?

Afinal, quem nunca fez ou viu alguém fazer divulgações através de cartões ou panfletos, por exemplo? (Até mesmo no ramo da engenharia).

Esse tipo de divulgação é um claro exemplo do marketing tradicional, onde falamos com qualquer pessoa, a qualquer hora. No entanto, quantas dessas pessoas realmente tem interesse em seu serviço?

Certamente, poucas…

Pois elas estão, na maioria das vezes, só de passagem, preocupadas em resolver algum problema pontual, ou apenas passando o tempo/passeando.

Em outras palavras, através de outras técnicas de marketing você entra em contato com pessoas que não necessariamente tem interesse em seu serviço naquele momento.

Pessoas certas vindo até você

Dada a situação descrita anteriormente, a pergunta é: não seria bem melhor se só as pessoas certas viessem até você? Ou seja, não seria interessante falar apenas com as pessoas que estão interessadas naquele serviço que você tem a oferecer?

Encontrar as pessoas certas e transformá-las clientes é a chave do Inbound marketing.

Inbound marketing: Conteúdo

Dentro do inbound marketing o investimento que você fará, para promover o seu negócio, será em conteúdo. 

Ou seja, você se engajará na produção de informação e essa informação poderá ser divulgada em plataformas como Google (postando a informação em um blog) ou YouTube, por exemplo.

Esses conteúdos podem ser informações no formato de texto, imagem, vídeo, ou qualquer outro, desde que fale sobre o assunto do qual seu negócio trata.

Esse conteúdo guiará o seu potencial cliente através das 5 etapas que compõe o inbound marketing e fará você conseguir clientes com um menor custo.

As 5 etapas do inbound marketing são atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

Como usar inbound marketing para conseguir clientes na engenharia?

Inbound marketing: Atrair

Durante a criação de conteúdo você consegue, ao passar informações legítimas e confiáveis, gerar autoridade no assunto que você está falando. Portanto, as pessoas que tiverem contato com você passarão a ver seu negócio de uma forma totalmente diferente.

Por exemplo, digamos que você faça um vídeo com título “5 dicas para fazer um bom planejamento de obra”.

Nesse vídeo, o foco não estará, necessariamente, em divulgar o seu negócio, mas sim em passar a informação que é relevante para quem tem interesse no assunto.

Então, é através desse conteúdo que podemos atrair os potenciais clientes e passamos para a próxima etapa.

Inbound marketing: Converter

Convenhamos que depois de atrair, pouco vai adiantar ter aquelas pessoas ali sem que você saiba quem elas são.

Então, nesse momento entra a segunda etapa do inbound marketing que é converter. 

Para entendermos melhor isso, suponhamos que além das 5 dicas para fazer um bom planejamento de obra, você tenha passado um tempo escrevendo sobre os aspectos mais importantes em um projeto de engenheria.

Esse é um assunto que possivelmente seus potenciais clientes podem se interessar. Em outras palavras, dentro do vídeo você pode oferecer isso que você escreveu (em formato de e-book, por exemplo) em troca de algumas informações da pessoa que está assistindo o vídeo.

Essas informações podem ser simplesmente e-mail, número de telefone e nome. Então, você hospeda esse material em algum lugar e elabora um formulário que o potencial cliente deverá preencher para ter acesso ao material.

Quando o visitante faz isso, ele se torna algo que, dentro do marketing, chamamos de lead, que é alguém que temos o contato e podemos nos relacionar. Além disso, o lead é alguém que demonstrou algum interesse no que você tem a oferecer pois forneceu informações para acessar seu material.

Diferentemente do visitante comum o lead tem mais chances de contratar um serviço seu, mas as vezes ele ainda não está no “ponto de compra”, você precisa trabalhá-lo um pouco mais.

Inbound marketing: Relacionar

Para ir levando esse lead cada vez mais perto de comprar você precisa colocar a arte de se relacionar em prática. Essa é a terceira etapa no Inbound marketing.

Aqui você vai continuar fornecendo conteúdo e informações a essas pessoas que viraram lead, de modo que elas o desejo dela em contratar o seu serviço.

Isso pode acontecer por e-mail ou por WhatsApp, por exemplo.

Inbound marketing: Venda

No inbound marketing a venda acontece de forma muito mais consultiva, a ideia é alinhar o problema do lead com a solução, através do serviço que você oferece.

E essa venda acontece depois de aumentar bastante o desejo do Lead em comprar através do relacionamento que vimos no tópico anterior.

Inbound marketing: Analisar

Por fim, é preciso que você avalie quanto cada etapa está sendo eficiente e o que pode ser melhorado. Isso vai garantir que seu negócio continue sempre vendendo (seus serviços) ou venda ainda mais.

Aqui você pode ver um vídeo falando mais sobre essas etapas e do inbound marketing

Hora da ação!

Agora é hora de colocar em prática tudo isso no planejamento prospecção de clientes do seu negócio de engenharia.

E lembrando que como será boa parte das coisas feitas através de caminhos gratuitos, os custos para aquisição desses clientes será bem baixo.

Espero que esse artigo tenha te ajudado, qualquer dúvida deixe-a aí nos comentários.

Até mais!

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