Você está visualizando atualmente Imposto de renda

Imposto de renda

A entrega da declaração anual de imposto de renda é obrigatória para qualquer pessoa que tenha auferido rendimentos ou rendimentos superiores a R$ 28.559,70 no ano-calendário anterior. O que a grande maioria dos brasileiros não sabe é que o contribuinte pode usufruir de algumas vantagens ao declarar o imposto de renda.

Sim, vantagens! As pessoas com renda inferior à renda mínima exigida para a declaração também têm vantagens se declararem seus ganhos e rendimentos na declaração de imposto de renda.

O que é imposto de renda?

É um imposto federal – como o nome sugere – sobre a renda. Isso significa o que você ganha. E ainda segue seu desenvolvimento hereditário. Para acompanhar isso, o governo exige que trabalhadores e empresas relatem seus ganhos anuais ao IRS.

Você ganha e gasta dinheiro ao longo do ano. Em princípio, a renda é tributada no momento do recebimento. No ano seguinte, o leão da receita verifica se o que ele cobrou de você é realmente o que você teria que pagar de acordo com o valor da sua renda.

Para que o leão tenha todas essas informações, você deve preencher o formulário anual Declaração de correção do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). A notificação geralmente é feita do início de março até o final de abril. E você deve mostrar todas as suas receitas e despesas de serviços no último ano.

Qual é a importância de um contador para realizar o imposto de renda?

Não é incomum que os contribuintes tenham dúvidas sobre a declaração de imposto de renda, seja sobre os bens a serem declarados ou até mesmo como preenchê-la corretamente.

Nessas situações, ter o conhecimento e a experiência de um bom contador pode ser fundamental para evitar problemas.

Mesmo quem já sabe lidar com a declaração deve ter o apoio de um profissional como único ele sabe fornecer ao contribuinte todas as informações com precisão, minimizando assim a chance de ser banido.

Além disso, por falta de atenção ou conhecimento, muitos se enquadram na temida situação – e, portanto, contratam um contador é uma medida de precaução para evitar justamente tais situações.

Para contas mais complexas com inúmeras para fontes de renda e dependentes, o contador não deixará que todos os detalhes passem despercebidos.

SAIBA MAIS

Mesmo com o s declarações implícitas que contêm poucas informações, sua atuação é importante porque podem ter aspectos que os contribuintes desconhecem e também podem causar problemas.

Confira algumas das vantagens de um contador realizar o imposto de renda: 

  • Beneficie-se de uma vasta experiência na área

Ao contrário dos contribuintes, que só precisam declarar seu imposto de renda uma vez por ano se ele se enquadrar em uma das categorias exigidas, os contadores têm ampla experiência prática no assunto.

Com amplo conhecimento e familiaridade com a Receita Federal, os profissionais proporcionam maior precisão e exatidão no preenchimento dos dados.

  • Confie no conhecimento aprofundado das leis e regulamentos tributários

Outro conhecimento inerente aos contadores é o detalhamento das leis, regulamentos tributários e gerenciamento de documentos fiscais. Com atenção aos detalhes e especificidades mais importantes, eles garantem que a declaração seja verdadeira e atenda aos requisitos da operação.

  • Esclareça todas as suas dúvidas

À medida que você avança no enunciado, termos técnicos vão surgindo e alguns aspectos mais complexos tornarão seu preenchimento um desafio. Basta uma informação errada para que o documento caia na multa, não restando dúvidas.

Contratar um contador também é importante para que você possa esclarecer dúvidas sobre a declaração e evitar problemas com as autoridades fiscais criam.

  • Tenha mais segurança no processo

A declaração de imposto de renda pode ser mais simples ou mais complexa para cada indivíduo. Tudo pode variar dependendo de alguns aspectos como: Número de filhos, transações realizadas, renda, renda do cônjuge e muitos outros.

Para ter mais tranquilidade e segurança diante de tantos detalhes, contrate um contador pode ser de grande ajuda, pois mostra o que é necessário para cada caso e como tudo pode ser feito da maneira mais adequada e segura.

  • Economize tempo e evite dores de cabeça

A declaração de imposto de renda é um processo demorado. Deixados para a última hora, os contribuintes podem ter que lidar com questões no site da Fazenda ou acompanhar documentos que antes ignoravam serem realizados, gerando não conformidades e possíveis problemas. Ao contratar um contador, você garante que tudo seja feito na hora sem se preocupar com o processo ou dores de cabeça com os principais detalhes.

Para onde vai esse dinheiro?

Segundo a Secretaria da Fazenda, parte da arrecadação vai para programas de saúde, educação e transferência de renda como Fome Zero e Bolsa Família.

Outra fração vai para programas de geração de empregos e inclusão social, como plano de reforma agrária, construção de moradia popular, saneamento e reabilitação de áreas degradadas.

Há também uma parte destinada a investimentos em infraestrutura, segurança pública, cultura, esportes, proteção ambiental e promoção do desenvolvimento da ciência e tecnologia.

Portanto, pagar seu imposto de renda gera dinheiro para melhorias no país.

Acompanhe-nos também no Instagram.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress

Quer falar com um de nossos consultores agora mesmo pelo WhatsApp?

🟢 Estamos Online

RECEBA UMA análise gratuita do marketing da sua empresa