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Gatilhos mentais para atrair mais clientes

Um profissional de sucesso, na área da psicologia entende de marketing e uma parte importante do marketing são os gatilhos mentais para atrair mais clientes ou para incentivar clientes a alguma ação.

Se você deseja ser um profissional com bons resultados você precisa, nos tempos atuais, dominar algumas técnicas usadas no marketing digital.

Hoje, vamos falar sobre uma das técnicas mais importantes que são os gatilhos mentais. Você vai ver aqui três dos gatilhos mentais mais importantes (e verá também como você pode usá-los).

O que são gatilhos mentais?

Quando falamos de venda, seja de um produto, ou de um serviço (como é o caso do atendimento do profissional psicólogo) existem diversas coisas que acontecem na mente do paciente até ele decidir adquirir.

Alguns clientes decidem contratar sem receber qualquer estímulo diretamente do profissional, ou seja, nesse caso os estímulos que ele recebe são do próprio meio onde ele vive.

Porém, o seu serviço é algo que pode transformar, pra melhor, a vida do paciente. Sendo assim, por que não ajudá-lo a tomar essa decisão de contratar o seu serviço?

Os gatilhos mentais são frases, imagens, “comunicações”, que despertam uma sensação/sentimento no público-alvo (ou seja, nos possíveis pacientes).

Portanto, podemos dizer que são “comunicações” (geralmente em texto) que funcionam praticamente como um gatilho real. Ou seja, essa comunicação dispara algo dentro da pessoa.

Como foi dito, seu trabalho é algo que pode transformar a vida de alguém positivamente, portanto os gatilhos mentais podem e devem ser usados, mas de maneira correta. Não devem ser usados para manipular, ou para fazer pessoas tomarem decisões que não serão boas para elas.

Em outras palavras, os gatilhos mentais devem ser usados para ajudar as pessoas a tomarem decisões que são boas para elas. E, simultaneamente, atrair mais clientes/pacientes para você.

Vejamos agora alguns gatilhos mentais e como eles podem ser usados na prática.

Gatilhos mentais para atrair mais clientes

Reciprocidade

A reciprocidade, principalmente nesse contexto que estamos comentando, se trata de um sentimento de retribuir algo que lhe foi feito. Quando o assunto é relacionamentos, se fala muito sobre esse termo.

No entanto, para atrair mais clientes a reciprocidade, geralmente, quando você dá algo sem pedir nada em troca. Ou seja, quando você fornece algum serviço, alguma informação, algum conteúdo que ajuda alguém, sem ser pago diretamente para isso.

Quando você faz isso, desperta na pessoa uma sensação de que seria bacana fazer algo para lhe retribuir. Vou te contar alguns exemplos para que você possa visualizar melhor como isso funciona.

Você pode gravar um vídeo e colocar no YouTube ou Instagram e nesse vídeo explicar algo que pode ser feito, num primeiro momento, para aliviar os sintomas de uma crise de ansiedade, por exemplo.

Ao receber uma informação dessa, que normalmente as pessoas pagam pra obter, gratuitamente, você desperta um sentimento de gratidão na pessoa e esse sentimento vai deixar a pessoa inclinada a fazer algo em troca, para te agradecer.

Então, se por exemplo, seu consultório for na mesma cidade em que essa pessoa mora, provavelmente, quando decidir ir a uma consulta, muito provavelmente procurará você.

Escassez

A escassez é um dos gatilhos mentais mais negligenciados. Por um lado há aquelas pessoas que não o usam em nenhum momento, por outro há aquelas que usam de maneira enganosa.

Basicamente, você usa da escassez quando você transmite para pessoa que ela vai receber um benefício, ou algo a mais, porém ela tem um tempo limitado pra agir, caso contrário perderá essa oportunidade.

Uma forma errada de usar isso é falar que algo é limitado quando na verdade não é. No entanto, há formas corretas e bem simples pra usar esse gatilho também.

Um exemplo de uma maneira de usá-lo é você implementar um brinde (um objeto, um presente) pra quem marcar consultas até uma data X.

Você terá um custo a mais com o brinde, porém a ideia é que o aumento no número de consultas nesse período supra esse gasto, fazendo ele retornar em lucro.

Só que não adianta só ter o gatilho para usar e não divulgá-lo. Portanto lembre-se de usar, principalmente, as ferramentas digitais (Facebook, Instagram, Google) para fazer sua escassez chegar ao conhecimento de mais pessoas.

Ancoragem

Essa é uma técnica que as vezes não é listada nos gatilhos mentais, mas que é uma das mais poderosas de todas.

Ela funciona dando um contexto. Pense comigo, muitas vezes não damos o devido valor para certas coisas porque não a percebemos da mesma forma que outras pessoas.

Por exemplo, comprar uma caneta por 10 reais parece ser algo absurdo. Mas, se essa caneta for feita em um material específico que, normalmente, é vendido por 100 mil reais e só pode ser encontrada em um lugar específico do planeta, essa ideia muda completamente.

Ou seja, nesse contexto, a sensação que temos é que seríamos insensatos se não comprássemos essa caneta se alguém a está vendendo por 10 reais.

Para usar isso para atrair mais clientes você pode, por exemplo, mostrar os prejuízos financeiros que alguém que não tem inteligência emocional pode ter e comparar esses valores com o valor de uma consulta.

Além dos prejuízos financeiros, existem os prejuízos nos relacionamentos pessoais, familiares, etc, que são muito piores.

Use com sabedoria

Espero que esse artigo tenha te ajudado a ver como usar os gatilhos mentais para atrair mais clientes, use-os com sabedoria.

Comente qual desses gatilhos mentais você acha que será mais eficiente em sua estratégia, até a próxima!

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