Neste artigo, você conhecerá o follow-up de advogados, uma ferramenta estratégica muito importante para a atuação dos advogados que buscam formas eficazes de conquistar e fidelizar novos clientes.
Com o follow-up de advogados, é totalmente possível se destacar no mercado de atuação e se tornar mais competitivo. Para tal, é essencial que o advogado estabeleça um relacionamento com o seu cliente após seu atendimento.
Com a adoção de ações de acompanhamento bem definidas, a relação entre advogado e cliente pode ser muito proveitosa. Por isso, entenda melhor como isso funciona a seguir.
O que é o follow-up de advogados?
Follow-up significa fazer acompanhamento. Essa expressão está relacionada a uma condição de análise de uma atuação, com intuito de obter respostas e informações relevantes a um certo tema.
Em outras palavras, o follow-up promove continuidade a um relacionamento profissional ou comercial, estabelecendo um contato muito mais estreito com o cliente, e isso facilita muito o seu trabalho futuro.
O follow-up de advogados pode ser realizado através de vários canais de comunicação, como telefone, redes sociais, e-mail, WhatsApp, Skype, dentre outros. Ele promove acompanhamento e manutenção contínua entre o advogado e o cliente. Com essa estratégia, o cliente em potencial pode se qualificar e se tornar um cliente.
Pontos importantes em um follow-up com possível cliente
A cada contato que fizer com o possível cliente, atente-se a estes pontos:
1. Fique preparado para receber um não, pois 60% dos possíveis clientes dizem não, antes de um sim.
2. Evite telefonar ou fazer uma visita surpresa: as pessoas costumam negociar quando estão em horário abertas a uma conversa;
3. Em se tratando de uma solução de alto valor envolvido, tenha um relacionamento longo com o possível cliente, com intervalos de tempo consideráveis entre os contatos realizados;
4. Responda o possível cliente rapidamente;
5.Se concentre no que o possível cliente te conta, isso gera uma conexão emocional com o outro, tornando-os mais encorajados a fechar negócio do que quando se sentem pressionadas a negociar;
6. Procure antecipar as possíveis objeções do possível cliente e treine suas respostas a estas objeções;
7. Adote ferramentas de controle de follow-up (por exemplo o software jurídico que gerencia contatos de possíveis clientes).
Por que o follow-up é essencial para o sucesso de advogados?
Quando utilizado para os serviços de advocacia, o follow-up capta informações que o advogado não teria sem utilizar esta estratégia. Além disso, o follow-up para advogados é importante pelos seguintes motivos:
Experiência favorável ao cliente e possível cliente
O follow-up promove uma experiência positiva ao cliente. Ele se torna mais envolvido no procedimento e reconhece a importância que o profissional dá a ele. Isso gera mais eficiência, segurança e confiança para o trabalho desenvolvido pelo advogado, e são os requisitos chaves para um escritório de sucesso.
Maior credibilidade ao advogado
O follow-up demonstra a organização do advogado para o cliente, além da preocupação dele com a solução do problema do cliente. No cenário jurídico, é essencial ter credibilidade e confiança, desdobrando em competência e sucesso nos trabalhos. É por isso que podemos afirmar que o follow-up faz toda a diferença para o sucesso de advogados!
Mais transparência
Pilar da atuação de qualquer advogado, a transparência é uma vantagem do advogado e do escritório em relação a sua concorrência. Com o follow-up, é possível agregar valor e obter resultados satisfatórios para aumentar o número de clientes do escritório.
Sendo assim, invista na linguagem clara e facilitada com o seu cliente, com essa comunicação mais eficiente, os resultados serão muito melhores.
Como estabelecer o follow-up de advogados
A tecnologia permite que o follow-up seja realizado de forma otimizada e proporcione maior produtividade para profissionais e escritórios, necessitando menor tempo e trabalho.
É possível estabelecer follow-up com a utilização de softwares de gestão, que facilitam o controle e gerenciamento de processos, e possibilitam maior interação aos envolvidos.
O Rockyset CRM é um software CRM online de gestão de vendas para advogados e que possibilita realizar follow-ups diferenciados de forma totalmente prática, com organização e aproveitamento de todas as oportunidades.
Com o conhecimento do perfil do cliente, pode-se adotar técnicas de programação de envio de conteúdos interessantes, que o cliente ache úteis, com o envio realizado de forma automatizada para o e-mail, por WhatsApp ou mensagens SMS.
Tendo em vista a estratégia e as ferramentas possíveis de serem utilizadas, é importante que seja definido um acompanhamento para fortalecer a relação cliente-advogado, denotando confiança e credibilidade à sua atuação.
Conclusão
A conquista de novos clientes requer bom senso, paciência e muita organização, mas agora você acabou de conhecer o que é o follow-up de advogados e porque ele é tão essencial para o sucesso do seu negócio.
Além de gerar fidelização de clientes, ele possibilita que os clientes fiquem tão satisfeitos com o atendimento diferenciado, que acabam te indicando a outros possíveis clientes.