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Qual a importância da fidelização de cliente para o crescimento do seu escritório

O empreendimento no mundo jurídico possui alguns entraves passados pelos advogados, e um deles é a fidelização de cliente. O consumidor atual é muito mais exigente do que antes, logo, ele precisa toda informação possível sobre o seu produto ou serviço.  

Fidelizar cliente pode ser uma tarefa muito difícil, porém com a organização e planejamento necessários é possível tornar esse momento menos complicado.  

Aprender como fidelizar clientes deve ser o seu primeiro passo, até porque a quantidade advogados e operados de direito no geral em nosso país é enorme, assustando e desestimulando um pouco os profissionais da área.  

Esse fato não deve te assustar, mas pode ser estímulo suficiente para se engajar mais no seu empreendedorismo jurídico. Você deve priorizar uma assessoria jurídica de qualidade e uma boa experiência em seu empreendimento.  

O ponto de sustentabilidade de qualquer negócio é atingido quando se tem uma quantidade interessante de clientes fidelizados. O mesmo ocorre na advocacia, pois é menos custoso manter um cliente do que conquistar novos.  

É comum perceber que, geralmente, os escritório só se preocupam com a prospecção dos clientes, e depois disso o relacionamento entre eles fica distante.  

Pensando nisso, hoje separamos algumas informações importantes sobre a fidelização de clientes, te ajudando a fidelizar esses clientes e melhorar a produtividade do seu empreendimento.  

A prospecção é o momento chave para a fidelização de cliente

Ao prospectar um cliente, você deve educá-lo, isto é, ofertar a ele as principais informações acerca do serviço que você está oferecendo, de forma a satisfazê-lo no que se refere à imagem do consumidor.  

As principais informações que o cliente gosta de saber é qual a sua área de atuação (para ele saber se você pode ou não o ajudar), qual o seu valor, se você já atuou em algum caso semelhante ao dele e o que você apresenta como diferencial.  

Você deve saber posicionar a sua marca, e esse é um passo estratégico do seu escritório para que os clientes saibam e entendam melhor sobre o seu trabalho.  

Essas informações podem ser apresentadas no seu site institucional, por exemplo, com uma aba específica que trate sobre cada uma delas detalhadamente. Mas nada impede que você envie pessoalmente para cada e-mail de seus clientes, após a prospecção.  

Nesse sentido, o mais recomendado é a adoção de um planejamento de marketing jurídico, com conteúdos interessantes e a divulgação de cases de sucesso, dando autonomia e autoridade ao seu negócio.  

Tenha um relacionamento com os seus clientes  

Você só vai fidelizar um cliente se tiver um relacionamento, isso é fato. Com “relacionamento” queremos nos referir a uma relação de confiança entre vocês, o seu cliente precisa confiar no seu serviço.  

Ao contratar uma empresa, o esperado é que você se sinta querido por parte da contratada, então se coloque no lugar do cliente e imagine como você gostaria de ser tratado.  

Tomando como base o seu escritório, uma forma de criar esse relacionamento entre vocês é sempre atualizá-lo sobre o andamento do processo, assim como os feedbacks dos devidos procedimentos.  

Dependendo da sua área de atuação, o seu cliente não tem muita noção do Direito. Então, a melhor forma de fidelizar esse cliente é explicar a ele todos os seus passos, e não de uma forma jurídica, mas de uma maneira compreensível para leigos, aliando ferramentas que o mesmo usa diariamente, como o Instagram.

Mantenha em dia os seus prazos  

Quando um cliente chega em um escritório de advocacia, mesmo que não seja tão grande, ele vai te contratar com a sensação de que todos os prazos serão cumpridos de forma correta.  

Hoje, o cliente já aprendeu a acompanhar o seu processo online (e reforçamos a ideia de que você deve explicar a ele as movimentações feitas), e já está a par de todos os prazos que devem ser cumpridos.  

Caso você esteja com uma alta demanda de clientes, uma dica é adotar um software jurídico que seja próprio para o acompanhamento de processos. Dessa forma, o programa vai te ajudar mandando lembretes sobre os prazos.  

O seu atendimento tem que ser de excelência  

O atendimento ao cliente no ramo da advocacia deve ser priorizado dentro de um escritório, justamente por ser a base desse relacionamento entre advogado e cliente.  

Não só você como advogado deve apresentar um bom atendimento, mas também todo o time desse escritório. Desde a recepção até fechar o contrato deve ser uma ótima experiência ao cliente.  

Demonstre que você se preocupa com as necessidades de seu cliente, ofereça várias opções de comunicação e foque em todos os detalhes ditos no atendimento.  

Esse cliente com certeza vai te indicar para outras pessoas, mesmo que não seja a sua área de atuação, e você pode criar uma rede de contatos e clientes. 

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