Como fortalecer seu escritório de advocacia durante a crise

Você sabia que no atual cenário de crise do coronavírus, realizar ações de marketing jurídico pode ser uma excelente estratégia para que seu escritório de advocacia continue crescendo?

Com a necessidade de isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus no Brasil, o trabalho remoto passou a ser uma necessidade.

O método, que antes era apenas uma tendência, hoje é a principal saída para evitar o contato físico que pode propagar o vírus, mas continuar trabalhando, afinal de contas, com a consequente crise econômica gerada pela pandemia, deixar de trabalhar não é uma opção.

Filtrar os gastos neste momento delicado pode ser uma boa saída para a crise, é importante você investir os recursos em ferramentas que podem auxiliar na manutenção do seu escritório, mesmo que seja no âmbito digital.

Será que esta é uma boa estratégia?

Para passar ileso por uma crise é preciso ter inteligência e preparar-se para tomar decisões corretas a curto, médio e longo prazo. Rever o planejamento e adotar novas soluções é uma boa opção, para começar.

Como fazer seu cliente chegar até você

Advogados desejam se manter no mercado, continuar a conquistar novos clientes e fechar negócios, isto é fato. Mas como é possível manter as divulgações, consultas e acompanhamentos sem ficar cara a cara com o seu cliente?

Use tudo que a internet pode oferecer

A internet é uma ferramenta altamente eficaz para a economia neste momento e, devido a tantas tecnologias suas vantagens conseguem abranger também o serviço do profissional da advocacia, que pode utilizá-las para relacionar-se e atender seus clientes.

Embora hajam tantos meios de comunicação disponíveis, o primeiro passo é mostrar que você oferece essa opção.

Afinal de contas, ninguém irá contratar um serviço se nem souber que ele é ofertado, certo? Então o primeiro passo é construir um site para seu escritório de advocacia que possua um bom aspecto visual e fácil navegação, mapeado pelos problemas que as pessoas enfrentam antes de procurar um advogado.

Esteja presente e disponível

Investindo em ações bem planejadas de presença digital você garante que seu escritório digital esteja visível ao alcance do seu potencial cliente.

Tenha certeza de que, mesmo em tempos de crise (e especialmente em tempos de crise), há pessoas que necessitam dos serviços jurídicos que você oferece, por isso é tão importante manter um site e uma comunicação em diversos canais online para que você seja encontrado. Confira algumas recomendações:

  • Construir um site com diversos pontos de comunicação para os clientes solicitarem atendimento. Link para whatsapp, formulário de contato, telefones de contato, etc.
  • Realizar publicações frequentes em redes sociais como o Facebook, Linkedin e Instagram. Essas publicações devem ter uma abordagem didática e com o objetivo de ajudar as pessoas entenderem quais são seus direitos e possíveis abusos que podem ocorrer na atual crise.
  • Garantir que seu site possua um bom posicionamento no Google e outros buscadores. Isso vai fazer com que você seja encontrado quando um potencial cliente pesquisar por um determinado termo/problema. Por exemplo: “advogado especialista em direito do consumidor” ou “negativa de cobertura plano de saúde o que fazer?”.

Invista também em informação de utilidade pública

Também é muito relevante que você utilize destes canais digitais para transmitir notícias sobre decisões, mudanças na legislação, medidas tomadas pelo governo para contenção da crise e outras informações que podem ser de utilidade pública.

A população, ao atravessar um momento assim busca na internet páginas onde possa manter-se atualizada e você pode ter destaque ao aproximar-se, transmitindo aquilo que você tem de mais precioso: o seu conhecimento.

Não cometa o erro de deixar o principal  em segundo plano

O que antes poderia ser visto como gasto supérfluo, hoje pode ser enxergado como uma estratégia importante para manter os negócios ativos.

Nesta crise a pior coisa que uma advocacia pode fazer é se “esconder” dos seus clientes.

Embora seja um grande desafio neste momento, os profissionais devem pensar em crescer para enfrentar a crise.

E com a crise na economia, os clientes vão sempre buscar as melhores vantagens e condições possíveis, certo?

Mostre através do seu projeto digital, formas que você pode ajudar seu cliente a garantir seus direitos e se resguardar.

Benefícios da estratégia digital

Períodos de crise são períodos de mudanças, no qual os profissionais procuram por métodos que possam manter o posicionamento do seu escritório sem comprometer tanto o orçamento.

O marketing não só ajuda um profissional a chegar até seus clientes como também oferece inúmeros outros benefícios, como:

  1. Elevado poder de segmentação;
  2. Mensuração rápida dos resultados, permitindo modificar campanhas a qualquer momento;
  3. O público pode interagir a qualquer momento, tornando-se parte integrante da ação;
  4. Por não ter barreiras geográficas o público-alvo é atingido onde ele estiver;
  5. Custo reduzido em relação a outras mídias.

Por meio do marketing digital é possível se antecipar às necessidades dos clientes, fazendo análise de dados das redes sociais. Também é possível ampliar o diálogo e entregar respostas a questionamentos sobre serviços de uma forma mais proativa.

Lembre-se que se o seu público tiver uma boa experiência com o seu escritório neste momento, ele já terá a quem recorrer quando necessitar novamente, é aí que você ganha mais um cliente.

Qual a principal característica do marketing jurídico na internet?

O marketing jurídico é composto de algumas estratégias diferentes do que a maioria dos negócios conhecem e adotam.

Devido aos limites impostos pela OAB, em seu Código de Ética, o foco dos profissionais deve ser  sempre o que chamamos de marketing de conteúdo.

O conteúdo pode ser lançado por meio de vídeos, artigos em blogs, postagens nas redes sociais, etc.

Tudo dependerá da conclusão de uma análise aprofundada dos seus objetivos e, assim, uma estratégia única e personalizada poderá ser montada.

Este é o grande objetivo do marketing jurídico na internet: posicionar e fortalecer marcas.

Conclusão

Aqui vai para você uma dica bônus: facilite os meios de comunicação.

Estar presente nas redes sociais, manter um canal virtual de contato, agendamento e até mesmo consultas online é extremamente importante.

Além disso, tenha em mente que conflitos jurídicos não param de acontecer e devem ser sanados e você deve estar lá para oferecer a solução ao seu cliente.

O Marketing jurídico na internet, como um todo, pode representar muito mais do que uma opção para as campanhas de um escritório de advocacia.

É através dele que ações estratégicas são criadas para manter o fluxo de receita da empresa de forma sustentável e também garantir a sua estabilidade no futuro.

Como você pode ver, investir em marketing em tempo de crise é a melhor estratégia para quem quer continuar a crescer.

Nós podemos ajudá-lo neste momento tão delicado, comprove os benefícios do marketing jurídico na internet e diminua os impactos causados pela crise.

 

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