Você está visualizando atualmente Digital Twins: aumente a eficiência operacional do seu negócio

Digital Twins: aumente a eficiência operacional do seu negócio

Tendência que existe há mais de 20 anos, os digital twins hoje são o resultado da transformação digital e seus avanços em inteligência artificial, machine learning e conectividade. 

Os Digital Twins vêm ganhando cada vez mais espaço nos negócios e conquistam um papel relevante em relação à tomada de decisão. 

Digital twins: o que é?

Digital twins (ou gêmeo digital) são representações virtuais de um item físico ou de um processo organizacional, que tem a capacidade de monitorar e simular seu estado e seu comportamento. É uma espécie de cópia digital e se mantém conectada ao objeto físico, se atualizando de forma automática sempre que há alterações no objeto real.

Esse conceito teve evidência no início dos anos 2000 com o engenheiro e cientista americano Michael Grieves, renomado ex-consultor da NASA (agência espacial dos EUA).  No entanto, os digital twins só começaram a ser utilizados no mercado há poucos anos.

No processo de criação e desenvolvimento de um digital twin, são envolvidos diferentes profissionais como por exemplo os projetistas, engenheiros e outros. Diferentes tecnologias são aplicadas, como por exemplo machine learning, internet of things, inteligência artificial e big data, que podem definir a utilização dos digital twins.

São aplicados em produtos, máquinas, e processos e podem aumentar consideravelmente a eficiência de processos gerenciais.

Vantagens dos Digital twins e a eficiência operacional do seu negócio

Os digital twins promovem inovação em operações de forma disruptiva, gerando expressiva vantagem competitiva. De forma objetiva, podem ser listadas as seguintes vantagens:

  • Domínio sob o projeto: com o digital twins, você terá liberdade para testar uma infinidade de materiais, estruturas, ambientes e circunstâncias sem medo dos riscos, afinal, é um ambiente virtual de que estamos falando.
  • A possibilidade de prever os resultados: a tecnologia é capaz de apontar os problemas da sua obra antes que eles sejam passados para o mundo real, ou seja, antes que você tenha prejuízo.
  • Protótipos de obras que ainda não existem: quem disse que a sua obra já precisa estar encaminhada? Com o uso de digital twins, basta inserir os dados que estão em planejamento e ele te dará ideias que vão ajudar na construção da obra.

Com isso, há maior disponibilidade de ativos, assertividade na tomada de decisões, melhoria na qualidade do serviço ao cliente e um ambiente mais seguro aos colaboradores.

A grande assertividade do digital twins permite produtos bem desenvolvidos, com maior potencial de lucro, sem problemas no seu desenvolvimento ou lançamento. Com os digital twins, equipes de desenvolvimento tem seu lucro elevado através de análises e melhorias na criação, permitindo aumentar eficiência e agregar mais valor aos produtos do negócio. 

Impacto dos digital twins no setor financeiro

A tendência de digital twins pode ser adotada no setor bancário, possibilitando alterar suas diretrizes, influenciando linhas de crédito e fornecendo vantagens tecnológicas no mercado de capitais.

Isso é possível com a disponibilização de dados que preveem o impacto de novos produtos em diferentes cenários, podendo avaliar seu impacto no mercado por meio de dados internos. 

Com isso, as instituições avaliam diferentes cenários em tempo real, com riscos reduzidos, de maneira facilitada e podem priorizar projetos específicos.

Impacto dos digital twins nas operações logísticas

Na logística, os digital twins podem ser adotados em qualquer parte da cadeia, e estão sendo acessíveis e atraentes aos negócios. Eles podem ser aplicados com a relação do modelo 3D de instalações físicas aliadas aos dados operacionais e de estoque. Com isso, é obtida a visão geral do todo, estado dos maquinários e do estoque.

Em vista das vantagens que os digital twins promovem, estão sendo atrativos e acessíveis para as empresas. No entanto, há a preocupação com a segurança cibernética, ao passo que a evolução das tecnologias envolvidas gera mais confiança e acessibilidade e atrairá ainda mais empresas de diversos setores. 

Saiba mais

Digital twins no Brasil

No Brasil, a Petrobras criou um digital twin da plataforma P-50, em parceria com a petrolífera Repsol (da Espanha). Essa plataforma P-50 opera na cidade do Rio de Janeiro, na Bacia de Campos.

Esse gêmeo recebe dados coletados através de sensores instalados na plataforma e pode gerar ganhos expressivos de US$ 20 milhões por ano, podendo chegar a US$ 1,6 trilhão nas próximas décadas.

A Vale também adota digital twins para avaliar e simular condições críticas e perigosas, evitando que prejuízos ocorram e possam gerar riscos à integridade física.

Conclusão

Os digital twins representam impacto considerável no cenário de transformação digital. 

Com qualquer dispositivo com acesso à internet, a equipe pode checar os dados da versão digital do projeto. Além disso, também é possível analisar esses dados de modo que dê para prever os próximos desempenhos.

Ao obter essas informações, há a opção de realizar testes no gêmeo digital, até encontrar resultados que sejam satisfatórios para a equipe.

Ou seja, é possível fazer simulações e encontrar soluções adequadas aos problemas de engenharia e construção civil no gêmeo digital e intervir, posteriormente e com precisão, na obra em si.

Diante de todas as vantagens listadas neste artigo, não é de se surpreender que as empresas adotem cada vez mais digital twins em seus processos internos: redução de desperdícios através da menor demanda de insumos e recursos e consequentemente menor impacto ao meio ambiente.

Já pensou em adotar essa ferramenta na sua construtora? 

Fale com nossa equipe e veja como chegar até o seu cliente. 

Acompanhe nosso Instagram para mais dicas.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress

Quer falar com um de nossos consultores agora mesmo pelo WhatsApp?

🟢 Estamos Online

RECEBA UMA análise gratuita do marketing da sua empresa