Você está visualizando atualmente 5 dicas para uma construção sustentável

5 dicas para uma construção sustentável

Uma construção sustentável pode ser muito mais do que benéfica ao meio ambiente, ela pode também reduzir gastos de seus moradores! 

Sabia que a construção civil é uma das atividades que mais faz uso de recursos naturais e energia? Pensando nisso, a construção sustentável pode ser a melhor escolha do seu cliente ao definir o projeto do seu imóvel.

As funções sustentáveis colaboram muito com o meio ambiente e podem aproveitar recursos naturais para diminuir gastos de seus moradores.

Segundo o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, para uma obra ser considerada sustentável, faz-se necessário diminuir riscos de impactos ambientais através do desenvolvimento de tecnologias geradoras de economia de energia e diminuição de qualquer tipo de resíduos liberados para a natureza.

Trata-se de algumas simples adaptações que trarão retornos valiosos. 

5 dicas para uma construção sustentável na sua obra.

Adote o uso de tijolo, telhas e tintas ecológicas

Os tijolos ecológicos geralmente são elaborados com solo, água e cimento. A sustentabilidade deles baseia-se principalmente por não adotar queima na produção. Veja as vantagens do tijolo ecológico na sua obra:

  • Evita a poluição do meio ambiente;
  • Demanda de menos cimento e madeira na construção;
  • É resistente até seis vezes mais em relação aos demais do mercado, pois é fabricado sob pressão.

Há também a opção do tijolo Replast, que é produzido a partir de restos de plásticos removidos dos oceanos. Por ser comprimido em blocos, em diferentes formatos e encaixes, não necessita nada para fixação um no outro, apenas encaixar.

Assim como os tijolos, as telhas são elaboradas com fibras e outros materiais recicláveis, não prejudicam o meio ambiente e regulam a temperatura dos ambientes.

As tintas ecológicas são compostas por matérias-primas naturais, ou seja, são livres de derivados de petróleo ou de componentes sintéticos em sua composição. E ainda são menos agressivas à nossa saúde.

Esses itens ecológicos representam a melhor forma de obter uma construção sustentável, economizando e tornando a obra mais em conta.

Instale sistema de captação de água da chuva

A simples instalação de coletores utilizando calhas, dutos e condutores é suficiente para captar e direcionar a água coletada a um reservatório em sua construção sustentável.

Com essa medida, é possível lavar quintal, calçada, veículos e molhar plantas da casa sem utilizar água potável. Sem contar na economia que se faz por utilizar uma água que o próprio meio ambiente fornece, além de preservá-lo.

Implementação de área verde na construção

A área verde promove muito conforto na construção. Imagine uma árvore com sombra farta ou um jardim colorido no seu imóvel. Esses elementos podem mudar consideravelmente o clima do espaço, pois filtram o ar, geram bem-estar, alegria e saúde aos moradores. Construção sustentável com espaço verde traz paz, calmaria, qualidade de vida para quem nele estiver.

Posicionamento dos ambientes no layout da construção

Antes de iniciar a obra, são definidos o projeto e o layout da construção. É no projeto que os detalhes da execução são evidenciados.

Nessa fase da construção sustentável é importante que se avalie o posicionamento dos ambientes para favorecer naturalmente a iluminação e ventilação dos espaços.

Caso a construção seja realizada em localização quente, opte também, sempre que possível, por aberturas, estas aumentam o fluxo de ar e melhoram o conforto térmico do ambiente, evitando uso de aparelhos para se adequarem a temperatura.

Da mesma forma, a mesma preocupação deve ser levada em consideração quando se tratar de construção em regiões frias: defina áreas de circulação voltadas para o norte, pois a maior incidência do sol trará conforto térmico aos espaços.

Opte por modelos de chuveiros, torneiras e descargas que economizam água

Sobre economia de água, é importante que sejam escolhidos os modelos de chuveiros, torneiras e descargas mais econômicos. Geralmente estes modelos possuem uma menor, porém contínua pressão.

As válvulas de descargas podem apresentar dois níveis de água, sendo o de 3 litros para eliminar líquidos e o de 6 litros para eliminar sólidos.

As torneiras de saída de água regulável podem auxiliar a evitar o desperdício no dia a dia.

Conclusão

A adoção de medidas que visem a construção sustentável é a nova pedida da vez e não requer muito esforço. Pense a respeito destas ações e sempre sugira a seus clientes a adoção dessas medidas em seus projetos de obras.

Com certeza eles não se arrependerão da escolha, pois economizarão dinheiro e recursos do meio ambiente com o mínimo de recursos empregados.

Pensar no meio ambiente é pensar no próprio futuro da humanidade, do próximo, é uma responsabilidade de todos, ainda que a minoria busque essa conscientização.

Mas essa é uma forma de fazer sua parte e ainda poderá conquistar a admiração de clientes pela postura consciente e com isso obter destaque na sua área profissional.

Conte com a Aprimora Eng para divulgar os seus serviços.

Acompanhe nossas redes sociais para conferir mais notícias.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress

Quer falar com um de nossos consultores agora mesmo pelo WhatsApp?

🟢 Estamos Online

RECEBA UMA análise gratuita do marketing da sua empresa