Como o marketing de conteúdo para contadores pode alavancar o seu escritório?

Quando se trata de competitividade no mercado contábil, o marketing de conteúdo pode ser a melhor opção.

Um contador que educa e investe em estratégias de divulgação também estará em vantagem considerando o número crescente de pessoas que bloqueiam anúncios.

Isso é evidente no fato de que os navegadores com extensões do Adblock continuam a crescer ano após ano. Segundo a plataforma statista, houve um aumento de 258,4% nos navegadores com extensão do Adblock entre 2012 e 2019.

Outra razão para investir em uma estratégia de marketing focada em conteúdo é que ela tem boa chance de converter o usuário que está consumindo o conteúdo a realização uma ação que você deseja como comprar um produto, acessar uma página web ou mesmo assinar um newsletter.

Para entender melhor o que é marketing de conteúdo e como usar ele nas suas estratégias de marketing digital para poder alavancar o seu escritório, acompanhe agora o nosso artigo.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma técnica de marketing indireto que usa artigos para prospectar potenciais clientes. O funil de conversão mapeia e controla os processos de vendas.

As pessoas no topo do funil não sabem nada sobre seus serviços contábeis, ou não sabem como resolver seus próprios problemas. Eles ficam mais espertos à medida que se movem através do funil até que eles podem finalmente fechar o negócio na seção mais estreita.

Acontece que ninguém contrata serviços contábeis da noite para o dia. É importante informar o cliente sobre serviços contábeis para que possa tomar uma decisão sábia, nesta situação o marketing de conteúdo será muito útil.

Cuidado com código de ética do contador

Marketing de Conteúdo para contadores ou escritórios contábeis, de acordo com o código de ética, visa aumentar os recursos e a qualidade da empresa, fortalecer a marca e identificar a empresa no mercado para ajudá-los a atrair mais clientes.

Deve, no entanto, o marketing para o setor contábil e aderir ao Código de Ética Profissional do contador.
O CFC rege a conduta e a ética dos profissionais de contabilidade. Com ele é possível obter esclarecimentos sobre como proceder adequadamente em termos de desempenho ou publicidade.

Embora o Código de Ética do Contador exista desde a década de 1950, ele foi atualizado recentemente em 2019.

Começando uma estratégia de marketing de conteúdo para contadoresDefina sua persona
Personas são representações fictícias de potenciais clientes. É importante usar estudos, não palpites, para encontrá-lo.

Qual é a idade do seu cliente?
Qual é renda?
É uma pessoa física ou jurídica?
Em vista disso, crie e responda perguntas com base nas informações que você tem de seu público.

Analisar a competição

Se os concorrentes estão no mercado há mais tempo do que você, não é suficiente conhecer seu cliente. Os concorrentes sabem como alcançá-lo mais rápido.

Por isso, é importante estar atento à concorrência antes de publicar artigos ou postagens nas mídias sociais. Isso permitirá que você tenha referências exemplos e saiba o que evitar.

Conteúdo para cada etapa da jornada de compras do cliente

Para criar conteúdo de alta qualidade, você deve primeiro entender a dor ou problema do cliente.
A segunda etapa é a consideração e a intenção. Seu cliente deve acreditar que eles já sabem qual é o problema deles e está procurando maneiras de consertá-lo.

As avaliações e encaminhamento para compra efetiva são a última fase. É quando você convenceu lead de que você tem a melhor solução.

Aplique técnicas de SEO

É possível fazer o marketing de conteúdo para contadores. No entanto, é mais do que apenas criar bons textos.
Você precisa usar as estratégias certas para garantir que seu conteúdo atinja as pessoas que precisam como usar boas palavras-chave, link building, inbound marketing, etc.

Publique com frequência

A persistência é a chave para o sucesso do marketing de conteúdo. Em publicações iniciais, as conversões não são as mesmas.

Mantenha o foco na estratégia e faça mudanças de acordo com os relatórios fornecidos através de ferramentas de Analytics da plataforma que você está usando.

Avalie os resultados

Você precisará avaliar seu conteúdo depois de publicá-lo para determinar se eles estão gerando os resultados esperados.

Os relatórios do Google Analytics e do Google Search Console são ferramentas essenciais para fazer isso.

Considere sempre as informações dessas ferramentas ao fazer alterações em sua estratégia.

Isso permitirá que você saiba como seu conteúdo está afetando o público. Você também pode usá-los constantemente para determinar o tipo de palavra-chave que você deve usar ao preparar seus materiais: específicos e curtos ou longos e amplos.

É apenas o começo de aprender a criar uma estratégia de marketing de conteúdo que os contadores podem usar. Resultados sólidos só são possíveis com paciência e muita análise de dados.

Quais canais os contadores devem usar para marketing de conteúdo?

Blog

Marketing de Conteúdo é uma ótima ferramenta se você tem um blog interativo que é regularmente atualizado com conteúdo relevante.

Ele pode ser usado para coletar informações para sua persona e também uma maneira de interagir com os clientes.

Dessa forma, você pode ser autônomo ou incorporado em uma página em seu site.

Redes sociais

Impossível falar sobre tendências digitais sem falar sobre redes sociais. É hora do seu escritório de contabilidade ficar online se eles ainda não estiverem.

Isso pode ser feito avaliando seu cliente no Instagram, Facebook ou LinkedIn. Mas certifique-se de atualizar sua página regularmente.

Você pode discutir a importância de um contador, oferecer dicas rápidas sobre contabilidade e direcionar seus seguidores para o seu blog ou site.

Além disso, interagir com potenciais clientes e clientes.

Materiais ricos

Materiais ricos incluem whitepapers, webinars, infográficos, E-books e infográficos. Esses materiais ricos são conteúdos que fornecem informações mais detalhadas sobre um assunto. Eles são frequentemente oferecidos como uma recompensa digital e são conhecidos como uma recompensa de página de desembarque.

Isso significa que, se as pessoas tiverem acesso ao conteúdo, elas precisarão fornecer algumas informações em troca, como seu nome, endereço de e-mail e número de telefone. Sua empresa pode então entrar em contato com leads para ajudá-los a se tornarem clientes.

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