Você está visualizando atualmente Código de ética do contador: como divulgar seu serviço sem infrigi-lo

Código de ética do contador: como divulgar seu serviço sem infrigi-lo

Hoje em dia, o investimento em marketing está se tornando cada vez mais comum por parte dos profissionais e empresas, e esse é o caso dos contadores. Porém, existem restrições para a divulgação profissional na área contábil impostos pelo código de ética do contador.

O marketing digital traz consigo diversas dúvidas, e uma delas é se é possível divulgar seu serviço sem infringir o código de ética do contador. A resposta é positiva, devendo haver alguns cuidados especiais nesse momento.

Código de Ética do Contador

Até porque a divulgação de serviços da área contábil não é proibida, no entanto, o código de ética do contador elenca algumas regras que devem ser seguidas por esses profissionais.

A última atualização deste código de ética foi feita no ano de 2019, isto é, com entendimentos recentes e com base na realidade a qual estamos inseridos atualmente.

Na referida atualização, é possível citar que o código destaca que o anúncio, independente da modalidade ou veículo de comunicação escolhido, dos serviços contábeis deve ser feito com cautela.

Isso porque esse conteúdo não pode diminuir um colega de profissão ou de mesma classe, podendo indicar serviços, trabalhos realizados, títulos e especializações. A fim de divulgar os seus serviços da forma adequada, confira algumas informações relevantes sobre o tema a seguir.

O que é proibido pelo código de ética do contador?

A NBC PG 01 – Código de Ética do Contador traz consigo algumas restrições quanto à divulgação dos serviços realizada pelos profissionais, e vamos conhecer esses exemplos abaixo.

O primeiro exemplo é que a publicidade de serviços contábeis deve priorizar a natureza científica e técnica, não podendo seguir com a mercantilização dessa profissional.

Além disso, a publicidade, nesse sentido, deve possuir caráter apenas informativo, de forma discreta e moderada. Isto é, essa publicidade não deve utilizar linguagem explícita para os seus clientes.

Outro exemplo é que o profissional da área precisa manter em seu poder todo e qualquer dado científico, técnico e fático que sustente a mensagem da publicidade.

O profissional, ainda, precisa observar o código de defesa do consumidor no que se refere às informações dos seus serviços, além da Lei de Propriedade Industrial em relação aos crimes de concorrência desleal.

Não é possível realizar ações ou manifestações publicitárias que, de alguma forma, denigre a reputação da contabilidade e de seus profissionais.

Como exemplo dessas ações, cita-se as afirmações desproporcionais aos serviços oferecidos, comparações com outros trabalhos de maneira depreciativa e o desenvolvimento de ações comerciais com o intuito de iludir a boa-fé de terceiros.

SAIBA MAIS

Elementos que devem ser evitados na estratégia de marketing

Ao desenvolver a sua estratégia de marketing, é interessante evitar alguns elementos que possam dar margem a outras interpretações. Assim, a fim de realizar uma estratégia ética e de acordo com o código de ética do contador, evite algumas ações, como:

– Realizar comparações que envolvem serviços ou os profissionais de sua área;

– Promoções ou ofertas para os clientes;

– Anúncios enganosos; e

– Menosprezar o trabalho alheio de um colega de profissão.

Como planejar o marketing contábil de acordo com o código de ética do contador?

Para que você consiga divulgar os seus serviços na área contábil, é preciso priorizar as normas contidas no Código de Ética do Contador. Para isso, fuja das restrições e se promova de forma ética.

As restrições do código não devem ser um medo, afinal, se o seu marketing visa divulgar os seus serviços, você é o centro dessa estratégia de marketing, e não a comparação com outros profissionais.

Você não precisa colocar outros serviços ou profissionais como parâmetro do seu trabalho. Além de ser uma violação ao Código, isso pode ser visto de forma negativa pelos seus clientes.

Dito isso, preze por uma estratégia de marketing contábil a fim de prospectar mais clientes de maneira eficaz. Para isso, é possível investir em anúncios, redes sociais, site profissional, marketing de conteúdo ou até mesmo e-mail marketing.

Agende um contato com nossos especialistas e descubra a melhor estratégia para seu negócio.

Deixe um comentário

Quer falar com um de nossos consultores agora mesmo pelo WhatsApp?

🟢 Estamos Online

RECEBA UMA análise gratuita do marketing da sua empresa