Você está visualizando atualmente Auditoria contábil

Auditoria contábil

Você pode não saber ainda, mas realizar uma auditoria contábil é essencial para o seu negócio. O processo garante a precisão de seus registros e gestão documental e evita problemas relacionados a fraudes ou irregularidades fiscais.

Quando a ação se torna uma prática contínua, você pode agir com mais tranquilidade e o melhor de tudo, seu conhecimento aprofundar a situação financeira da sua empresa.

A auditoria contábil, além de identificar a real situação financeira e econômica da empresa, pode apresentar com mais precisão qualquer problema regulatório da empresa.

Hoje falamos sobre esse tema para ajudar você a entender o que é a conferência de faturas, seus benefícios e a melhor forma de proceder para alcançar resultados satisfatórios com a auditoria contábil. 

O que é uma auditoria contábil?

A auditoria contábil é um processo de análise da situação financeira da empresa, que permite confirmar a exatidão dos documentos contábeis, identificar erros de controle ou mesmo fraudes e irregularidades na gestão.

É realizado a partir do exame de documentos contábeis e inspeções internas, contando também com a verificação de informações de fontes externas. O fluxo de caixa, balanço patrimonial e demonstração de resultado (DRE) podem ser auditados.

Por suas características, a auditoria é capaz de apresentar ao empresário uma opinião fundamentada sobre a realidade financeira da empresa, com segurança e transparência, conhecendo os problemas, suas causas e consequências, além de receber orientações sobre possíveis correções que precisam ser implementadas.

Pode ocorrer em qualquer empresa, mesmo nas pequenas. A sua execução é da responsabilidade de um Revisor Oficial de Contas com licenciatura em Ciências Contábeis e registo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

O contratante é responsável por acompanhar de perto este trabalho e fornecer os dados solicitados. Caso a empresa possua um auditor, ele pode auxiliar nessa etapa, mas a análise das informações fica limitada ao auditor, que deve atuar com total independência e imparcialidade, clareza e objetividade, utilizando como base as normas contábeis nacionais e internacionais.

O que analisa uma revisão legal de contas?

O principal objetivo de uma revisão legal de contas é comparar as contas anuais com a situação patrimonial, financeira e económica das empresas, mas outros processos empresariais também podem ser objeto das medidas. O CRC do Ceará lista oito áreas que se beneficiam da auditoria:

  • Gestão: possibilita a redução de ineficiência, negligência, incompetência e desonestidade
  • Titularidade: auxilia no controle de bens, direitos e obrigações* 100005 *Fiscal: visa a cumprimento rigoroso das obrigações fiscais e protege o patrimônio de possíveis penalidades
  • Técnico: promove a eficiência dos serviços contábeis
  • Financeiro: protege contra fraudes e gastos excessivos
  • Econômico: permite maior precisão dos resultados contábeis
  • Ética: verifica a moralidade da ação realizada
  • Social: analisa o uso correto dos recursos para fins sociais e ambientais e certifica a confiabilidade dos dados.

Quando uma auditoria deve ser realizada?

A escolha por contratar um auditor é algo muito especial. O procedimento é benéfico na medida em que dá ao gestor a garantia de que os controles internos estão sendo executados de forma eficiente e, por outro lado, oferece oportunidades para corrigir os registros contábeis, se necessário.

SAIBA MAIS

Para quem fez isso em uma empresa, é sempre importante conhecer a sua real situação económica e financeira e ter a certeza de que os processos contabilísticos estão a ser devidamente realizados. No entanto, como há um custo associado à auditoria contábil, é mais comum que o empresário ou um dos sócios recorram a essa técnica quando há indícios de erro ou fraude nas demonstrações financeiras.

Preocupações serão levantadas na auditoria fiscal confirmada, por exemplo, pela descoberta de apropriação indébita de ativos, pagamento em excesso de despesas ou falta de comprovação de renda. Se for o caso, é interessante que essas informações sejam fornecidas e treinadas para tanto por um profissional externo à empresa, de forma imparcial, informada e de difícil escrutínio.

Como é realizada a auditoria?

O processo é realizado de acordo com as normas brasileiras. Isso significa que diretrizes comuns se aplicam ao contratar um auditor para avaliar seu negócio. No livro Auditoria Contábil (Iesde Brasil), Mariano Yoshitake divide a auditoria em uma sequência de seis etapas. Agora vamos falar sobre cada um deles.

  • Avaliação Ambiental

O primeiro passo é a exploração. Primeiro, o auditor obtém um entendimento preliminar do negócio, reúne informações sobre a empresa e sua organização, consulta os manuais da empresa e associações profissionais e outros documentos.

  • Planejamento de Auditoria

A partir das informações coletadas no levantamento ambiental, o auditor passa a selecionar estratégias mais eficazes e eficientes. Especifica os procedimentos a serem utilizados na obtenção de evidências, incluindo a aplicação de testes, a serem realizados nos controles contábeis.

  • Controle interno

Antes da transição para a fase de teste, a contabilidade e os controles contábeis são documentados em detalhes. Uma vez documentados, cada um desses controles é avaliado preliminarmente para determinar os pontos fortes e fracos do sistema.

  • Teste de controle

Teste de controle, ou teste de conformidade, tenta determinar se está sendo cumprido com os padrões prescritos. O objetivo é verificar se os procedimentos de controle interno implementados estão funcionando de forma eficaz e em conformidade com a regulamentação aplicável.

  • Auditoria substantiva

Na próxima auditoria, o auditor desenvolve e executa os procedimentos substantivos na tentativa de garantir a exatidão dos valores e demais informações disponíveis nas demonstrações financeiras.

  • Parecer do Auditor

Finalmente, na sexta fase, o auditor avalia os resultados obtidos nos testes e revisa a adequação das demonstrações financeiras e das notas explicativas que conduziram ao relatório de auditoria, elaborado de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress

Quer falar com um de nossos consultores agora mesmo pelo WhatsApp?

🟢 Estamos Online

RECEBA UMA análise gratuita do marketing da sua empresa