Advocacia autônoma ou sociedade: como escolher?

advocacia autonoma ou sociedade

Ao pensar em começar a atuar o advogado é quase que obrigado a fazer uma escolha, se quer seguir sozinho ou atuar em sociedade, por isso o assunto desse artigo é justamente advocacia autônoma ou sociedade: como escolher?

Se você já atuou das duas formas tem o conhecimento de quais as vantagens e desvantagens assim como qual combina mais com você.

No entanto, se está há pouco tempo nessa área e ainda não teve essa experiência, esse artigo vai te ajudar.

Advocacia autônoma ou sociedade: Dois mundos

Esses dois modelos diferentes de atuação trazem como diferencial exatamente a sua definição. Ou seja, na advocacia autônoma o advogado tem somente a si e de suas habilidades para “dar conta” dos casos, já na sociedade, além dos nomes, são combinadas também as habilidades dos sócios.

Então, um escritório de sociedade tem um “poder” maior, por possuir mais de um mente para resolver as situações. Mas, o advogado que decide atuar de forma autônoma tem mais liberdade e velocidade para agir.

Então, cabe a você pesar as vantagens e desvantagens da advocacia autônoma ou sociedade e avaliar também a si mesmo, para decidir qual dos dois é mais vantajoso para o seu caso.

Mas, não se preocupe, vamos te dar uma ajuda para chegar nessa resposta.

Conheça seu perfil

Existem pessoas com os mais variados tipos de personalidade e, em um grupo, por exemplo, o líder age sabiamente quando dá funções a uma pessoa de acordo com a personalidade dela. Da mesma forma, é fundamental que você conheça sua personalidade, suas características comportamentais, etc.

Sabendo dessas informações você já terá um ponto pesando para um lado ou para o outro (advocacia autônoma ou sociedade).

Advocacia autônoma

Atuar dessa forma exige que o profissional tenha características como:

Disciplina

Sendo autônomo você não terá alguém para te “liderar” ou para te cobrar, você será o responsável por estar nos horários pré-determinados a postos no seu local de trabalho para começar o dia.

Além disso, esse atributo é necessário para que você possa honrar os compromissos que firmar com os seus clientes. Pois, novamente, não haverá ninguém para te cobrar a respeito disso, a não ser você mesmo.

Vale lembrar que como você será a linha de frente qualquer coisa que vier a acontecer por falta desse atributo, por exemplo, será associada a você e a sua marca pessoal. E uma vez que isso acontecer, você terá problemas para recuperar sua imagem.

Organização

Além de disciplina você precisa ter um nível razoável de organização, afinal você que ficará responsável por organizar as informações dos casos, agenda, pagamentos, etc.

Além de, é claro, pensar na estratégia de captação de cliente. Se você estiver começando e não tiver alguém, como uma secretária, para te ajudar prepare-se para tomar as rédeas desses aspectos.

Além disso, você precisará de um bom plano de marketing, caso precise de ajuda com isso entre em contato conosco, ou deixe algo nos comentários desse artigo.

Trabalho individual

Algumas pessoas não se sentem bem trabalhando sozinhas em uma tarefa, por outro lado, algumas rendem até mais sozinhas do que quando estão acompanhadas com alguém.

O advogado autônomo, apesar de ser recomendado que ele tenha uma rede de contatos na área, precisa ter certa aptidão para trabalhar só. Afinal, em boa parte do tempo, ele trabalhará dessa forma.

Advocacia em Sociedade

Para atuar na advocacia autônoma ou sociedade, é preciso que você analise se possui algumas características e esteja disposto a estar em algumas situações. Vejamos a seguir algumas pessoas que acontecem e outras coisas que são necessárias para se atuar em sociedade.

Senso de equipe

Diferentemente de quando você atua sozinho, atuando em sociedade você terá pessoas sempre em contato com você. Mesmo que você fique individualmente responsável pelos casos, sempre haverá aquele contato entre você e os outros (ou o outro) profissionais.

Então, assim como o outro deve te ajudar a crescer e a si desenvolver, você também deve ajudá-lo nesse sentido. 

Vale ressaltar que, ao buscar um advogado para uma sociedade, é importante que você procure alguém que complemente o que você sabe, ou sua especialidade. Ou seja, não é bem conveniente procurar alguém que tenha as mesmas habilidades que você.

Encontrando alguém que tenha outras habilidades e especialidades você está deixando sua sociedade mais completa.

Transparência

Para que seja algo duradouro, como em qualquer outro tipo de parceria, é necessário que haja transparência. Deixe, sempre que possível, tudo às claras. Assim você evita mal entendidos e desentendimentos desnecessários.

Outros atributos

Para atuar na advocacia autônoma você precisa de certo nível de disciplina, isso não quer dizer que você sendo indisciplinado dará certo em sociedade. Então, saiba que em sociedade para que seu sócio ou sócios, estejam felizes na parceria com você, também é necessário disciplina.

Espero que esse artigo tenha te ajudado a esclarecer como escolher bem quais dos caminhos seguir. Análise bem e decida qual dos dois é mais vantajoso para sua situação atual.

Diante do que você viu nesse artigo, qual forma te agradou mais? Deixe nos comentários!

Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das nossas dicas.

Deixe um comentário

RECEBA UMA análise gratuita do marketing da sua empresa