You are currently viewing Advocacia 5.0? Quais são as perspectivas?

A advocacia 5.0 nada mais é do que a mudança do modelo na forma jurídica do trabalho, do gerenciamento e da entrega de valor ao cliente. Para se falar em advocacia 5.0 é preciso pensar em uma sociedade 5.0. Ou seja, uma sociedade que seja bastante perspicaz, inteligente e evoluída. Com isso, espera-se que essa sociedade seja ligada às tecnologias, às bases de dados, à inteligência artificial, etc.

O termo 5.0 surgiu por meio de um projeto desenvolvido pelo Japão, com a ideia de uma sociedade 5.0. O principal objetivo do projeto é igualar o desenvolvimento econômico com a solução de problemas sociais. Assim, pode-se oferecer os serviços essenciais para todas as pessoas, não importa onde elas estiverem.  

Pode-se associar isso ao que estamos vivendo nesse momento de pandemia. O trabalho descentralizado e em estilo home office e tudo sendo desenvolvido focado nas necessidades das pessoas e das empresas. Nesse sentido, as habilidades e as necessidades precisarão passar por transformação para aqueles que desejarem se destacar no mercado de trabalho. 

Veja algumas características do direito digital.

Dentre as habilidades exigidas espera-se que o profissional tenha criatividade, pensamento crítico, inteligência emocional, saiba gerir pessoas e descentralizar tarefas, além do relacionamento interpessoal. Assim, mais que realizar petições, o advogado no mundo 5.0 deverá ser capaz de se destacar pela sua proatividade e por proporcionar menos custos para a empresa.

Além disso, ter habilidades com as mídias sociais também é importante, uma vez que isso pode gerar autoridade e visibilidade para a empresa, bem como fortalecer a relação do escritório com os clientes. 

Quais as projeções em relação à advocacia 5.0?

A sociedade 5.0 pode avançar ainda mais no que diz respeito à ciência, aumentando assim a estimativa de vida humana, encontrando cura para as doenças que até então desconhecemos, além de nos proporcionar uma nova organização da sociedade. Isso quer dizer mais tecnologia e logo, mais segurança. As desigualdades sociais e problemas ocasionados por acidentes naturais também ganham visibilidade nesse novo estilo de sociedade. 

Essa nova organização tem como principal objetivo equilibrar a economia e os problemas sociais, sem deixar de levar em conta a sustentabilidade, a qualidade de vida e o bem estar. Dessa maneira, espera-se que a sociedade adquira uma infinidade de benefícios  e se adapte a essa nova realidade.

Qual o papel da advocacia na sociedade 5.0?

Neste cenário, o que caberá aos advogados resolver são algumas questões como o excesso de judicialização e a vitimização do cliente, que delega sempre a um terceiro a solução de seus próprios conflitos. Começa-se a construir então, nessa sociedade a caminho de uma sociedade 5.0, uma postura de auto responsabilização. Se existe um sistema sobrecarregado não é culpa somente dos envolvidos: juiz, ou sociedade beligerante. O advogado faz parte disso  e é sua responsabilidade analisar o que é necessário fazer a partir de então. Caberá ao advogado também auxiliar seus clientes para que eles tenham mais responsabilidade e a não delegar qualquer problema ao estado. 

3 aspectos que envolvem a advocacia 5.0

Primeiro aspecto na advocacia 5.0

Uma advocacia marcada por essas influências disruptivas e tecnológicas e com a presença de um instrumento chamado inteligência artificial. Isso viria para substituir trabalhos mecânicos, identificação de texto legal, identificação de jurisprudência, enquadramento legal do caso concreto, facilitando assim a vida do advogado e liberando-o para dar ênfase no relacionamento com o cliente, no atendimento, no networking e tudo que diz respeito a se relacionar. 

Segundo aspecto na advocacia 5.0

O segundo aspecto é consequência diretamente do primeiro aspecto é o nomadismo digital do advogado. Nesse sentido, o advogado passa a poder prestar o seu serviço de qualquer lugar que ele julgar necessário, ou for preciso. O PJE aparece então inserido nessa realidade. A tecnologia digital permite assim esse nomadismo do advogado e ele pode prestar serviço de qualquer lugar, seja de uma cafeteria ou mesmo de qualquer outro lugar. Isso gerou facilidade para o advogado iniciar sua profissão.

Terceiro Aspecto da advocacia 5.0

O terceiro aspecto é o mais importante e diz respeito à mudança de mentalidade do advogado. Seja esse um advogado que não está acostumado a utilizar as tecnologias, ou aquele que já faz uso delas. Essa mudança, necessária na advocacia 5.0, tem a ver com a importância de um advogado aprender sempre. É preciso que ele tenha esse perfil. Isso porque nessa sociedade tecnológica disruptiva, nós temos que aprender e inovar a todo o momento. 

Quais profissionais terão destaque na advocacia 5.0?

As transformações no mercado jurídico trazem dúvidas e até mesmo apreensão em relação à possibilidade do trabalho do homem ser substituído por máquinas. No entanto, a sociedade 5.0 busca erradicar esse medo e fazer da tecnologia uma aliada no que diz respeito ao desenvolvimento do trabalho do homem. E isso já vem acontecendo. É possível encontrar tecnologia nas gestões de escritórios que se utilizam de banco de dados, além da gestão de processos judiciais e de leituras  de decisões no judiciário.

Advogado negociador e conciliador

Agilidade, praticidade, condições de resoluções de conflitos são cada vez mais demandadas pela sociedade moderna. 

Advogado Designer

Aquele profissional que encontra soluções estratégicas e propõe inovações para as questões. É um profissional que agrega muito valor ao negócio e será muito procurado.

Advogado Controller

Gerenciamento de dados e devida disponibilização e utilização geram desenvolvimento e lucratividade.

Advogado Colaborativo

Menos processos e mais acordos. É possível então ver uma mudança dentro da cultura, nesse sentido, o advogado deve resolver conflitos e não somente ser um ajuizador de processos. 

E aí? Curtiu? Você já conhecia essas realidades da sociedade 5.0 e da advocacia 5.0? Não? Conta para gente o que achou e deixa sua opinião nos comentários, vamos adorar saber!

Advocacia 5.0? Quais são as perspectivas? 1

Posicione sua advocacia de uma vez por todas no mundo digital...
CLIQUE AQUI 

Deixe uma resposta

[Baixe o eBook]
Como posicionar sua advocacia na internet com impacto

Um guia para ingressar na internet e implementar de uma vez por todas sua advocacia nos canais digitais
[eBook]
FAÇA O DOWNLOAD GRATUITAMENTE!
RECEBER MATERIAL
close-link

Faça o download grátis aqui!

Basta preencher o formulário abaixo para receber o material.
RECEBER MATERIAL
close-link

Faça o download grátis aqui!

Basta preencher o formulário abaixo para receber o material.
RECEBER MATERIAL
close-link

Posicione sua advocacia de uma vez por todas no mundo digital...
CLIQUE AQUI 

Receba o contato de um especialista!

Nós vamos te ligar para um bate-papo.
AGENDE AQUI GRATUITAMENTE
close-link
Agende um Contato