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Como jovem advogado deve iniciar carreira em 2022

O início do ano é sempre um bom momento para planejar como será no decorrer dos meses, mas no caso dos novos profissionais, como jovem advogado deve iniciar carreira em 2022 para alcançar bons resultados?

Começar algo novo é sempre algo que traz algumas incertezas e dúvidas. E um guia com alguns passos claros podem ajudar e muito o advogado iniciante a começar bem o ano e a carreira.

Se você está nesse grupo dos advogados iniciantes, saiba que nesse artigo vou passar algumas dicas, no formato de passos, para te mostrar como jovem advogado deve iniciar carreira em 2022 para alcançar bons resultados logo de início.

Como jovem advogado deve iniciar carreira em 2022 – Panorama de passos

Ao começar uma carreira você deve ter em mente diversos aspectos como planejamento de atividades e planejamento estratégico.

O planejamento de atividades é onde você vai descrever a ordem de execução das coisas. Já o planejamento estratégico é onde você vai definir quais metas/objetivos você pretende alcançar. Além disso, dentro desses planejamento você deve incluir estratégias de marketing, captação de clientes, etc.

Mesmo você sendo advogado iniciante a parte da ação em si talvez seja a mais fácil, geralmente a dificuldade maior está em estabelecer um fluxo constante de clientes. E quanto antes você perceber isso melhor, pois poderá agir para resolver essa parte.

Aproveite e veja esse artigo sobre advocacia autônoma ou sociedade e veja qual a melhor opção para o jovem advogado.

Planejamento Estratégico

Se você não souber aonde quer chegar, qualquer caminho serve. Por isso, defina de modo claro e realista onde você deseja estar, na carreira, até o fim do ano de 2022.

É interessante definir também onde você quer estar daqui a alguns anos, para ter uma visão razoável a longo prazo. Assim você poderá nortear suas ações para chegar onde deseja. 

Além disso, fazendo esse plano com antecedência, você poupa energia em coisas que não te ajudarão a alcançar o seu objetivo. Ou seja, terá muito mais foco e direcionará suas energias exatamente para o que precisa ser feito.

Planejamento de atividades

Planejar as atividades é definir o que você vai fazer efetivamente para alcançar os objetivos que você definiu no planejamento estratégico. Um dos primeiros pontos a serem vistos é com quais tipos de casos você pretende trabalhar.

Além disso, é necessário definir outras coisas, como custos, principalmente se você vai alugar um ambiente para receber seus clientes. Esses custos vão servir para te ajudar a definir o preço da sua consulta, caso você ainda não tenha definido (inclusive, temos um artigo aqui sobre isso).

Esse planejamento pode ser feito de forma mais ampla, com coisas a serem feitas, pelo menos, até a conclusão do mês. No entanto, deve ser feito de forma mais específica também, explicitando o que deve ser feito semanalmente, ou, se possível, diariamente.

Captação de clientes

Um dos pilares de qualquer negócio (a carreira de advogado também pode ser incluída como negócio) é a captação de clientes. 

Ou seja, não adianta você ser o melhor advogado do mundo, ter o melhor escritório do mundo, ter várias formações, se você não tem clientes.

E, como dissemos no início, quanto antes você perceber isso melhor. Porque, ao saber disso, poderá focar a energia necessária para construir um fluxo de clientes viável para seguir seu negócio.

Existem diversas formas também para se conseguir clientes. No entanto, vou te indicar a que provavelmente será mais viável para o seu caso (advogado iniciante), por ter um custo muito baixo e ter um potencial excelente de retorno.

Marketing Digital

O marketing digital significa o uso das ferramentas de marketing (que todos já conhecem), mas de forma digital (em redes sociais, sites, etc). A grande vantagem disso, como citado, é o baixo custo e o grande potencial de alcance de pessoas.

Vamos te contar duas “modalidades” para captação de clientes que pode ser usadas em qualquer uma das plataformas digitais (Instagram, YouTube, Facebook, ou Blog no Google).

Criação de conteúdo

Nessa modalidade você vai criar conteúdos (vídeos, imagens, textos, a depender da plataforma) para trazer alguma ajuda a seus potenciais clientes.

A grande vantagem da criação de conteúdo é o custo baixíssimo, se você souber o mínimo de edição de vídeos ou imagens, você pode criar seus próprios conteúdos e ficar com o custo zerado.

Anúncios

A outra “modalidade” é a criação de anúncios pagos. A principal diferença entra os anúncios e o simples conteúdo é que o conteúdo aparece somente para quem te segue, ou para quem pesquisar sobre o tema, por exemplo. Já o anúncio aparece para qualquer pessoa.

Ou seja, você é advogado iniciante, então tem 1000 pessoas nas suas redes sociais, por exemplo. Fazendo anúncios, você pode aparecer para milhões de pessoas (e ainda tem a opção de escolher de qual lugar do mundo serão essas pessoas).

A desvantagem é que é necessariamente pago. Apesar de também ter um custo baixo comparado aos meios de marketing convencionais. A grande vantagem é que você pode alcançar um número absurdo de pessoas (potenciais clientes) no mesmo dia que você fizer o anúncio.

Ou seja, além da possibilidade de escala, ainda há a grande velocidade com que você pode alcançar resultados.

Espero que esse artigo tenha te ajudado a saber como um jovem advogado deve iniciar carreira em 2022.

Quais suas expectativas para sua carreira esse ano? Deixe nos comentários!

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