Cada profissão tem termos específicos para determinar certas coisas (inclusive na advocacia), mas será que termos jurídicos devem ser usados nas estratégias de marketing para advogados? Será que se comunicar dessa forma traz benefícios?
Quando o assunto é comunicação, ter empatia (colocar-se no lugar da outra pessoa) é muito importante. Ou seja, é fundamental imaginar como a pessoa a quem se fala está recebendo a informação que você está passando.
No entanto, sabemos que termos técnicos (nesse caso jurídico) quando não usados podem despertar (a depender de quem ouve) uma sensação de falta de profissionalismo. Apesar de normalmente ficarmos com essa dúvida de se termos jurídicos devem ser usados nas estratégias de marketing para advogados.
Por isso, nesse artigo vamos explicar esse assunto para você e abordar pontos relevantes sobre usar ou não o juridiquês nas suas estratégias de marketing.
Termos jurídicos devem ser usados?
Um dos aspectos mais importantes (se não o mais importante) é mostrar-se semelhante a pessoa a quem se fala, na hora da comunicação. Não é à toa que vemos políticos destacando que trabalharam como os eleitores trabalham.
Também não é por acaso que sentimos mais empatia com pessoas que sabemos que saíram da mesma classe social que nós e hoje evoluíram muito em suas vidas.
É normal as pessoas procurarem semelhança nas outras ao seu redor. E essa semelhança vai desde a forma de se vestir, até a forma de falar. Porém, em algumas situações alguns profissionais (como é o caso do advogado) precisam manter certo nível de formalidade.
Mas, cabe a nós avaliar onde é exigido mais ou menos formalidades.
Aproveite para conferir este outro artigo sobre utilização do ‘juridiquês CLIQUE AQUI
Quando falamos de estratégias de marketing, o principal aspecto analisado é a escrita, ou a fala. Sendo que o mínimo resultado que se deseja alcançar é que a pessoa entenda o que você está falando.
Isso significa que você deve falar de forma extremamente simplista e não usar termos jurídicos de forma alguma? Não!
Significa que você deve saber com quem você está falando…
Identifique o alvo da comunicação
O que vai dizer se sua comunicação nas estratégias de marketing estão certas ou não é: para quem você fala.
Se, de alguma forma, você busca alcançar outros advogados com sua comunicação, então não há tantos problemas de usar um ou outro termo jurídico, afinal eles entenderão.
No entanto, se você for como a maioria dos advogados que precisa se comunicar com pessoas que não entendem do meio jurídico, então é necessário pensar em uma outra estratégia.
Comunicação mista
Uma possibilidade para transmitir uma mensagem a pessoas que não são do meio da advocacia e não conhecem o dicionário jurídico é usar uma comunicação mista.
Através desse tipo de comunicação sua mensagem precisará de uma parte chamada de “tradutor”. Ou seja, você fala em um momento sem tanta preocupação com os termos e, em um segundo momento, você passa a mesma ideia porém em termos mais simples.
Dessa forma, você consegue passar sua mensagem na sua estratégia de marketing fazendo com que a pessoa te entenda, mas sem perder o “profissionalismo do juridiquês”.
Porém, sabemos que em alguns formatos de conteúdos digitais, por exemplo, talvez não haja espaço para “duplicar” uma ideia em duas formas de comunicação. Então, você precisará saber o momento certo de usar essa possibilidade.
Atenção aos exageros
Levando em conta que você vai falar para pessoas que não tem conhecimento sobre os termos jurídicos, o bom senso é muito importante.
Afinal, há diversos termos no dicionário jurídico. Porém, alguns (a depender da situação) não são tão essenciais. Ou seja, há outras formas aceitas de transmitir a mesma ideia sem usar um conjunto de palavras extremamente rebuscado.
Então, sempre que possível lembre-se que tão importante quanto saber a informação é saber como transmiti-la.
Conclusão
Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender quando e como termos jurídicos devem ser usados nas estratégias de marketing para advogados ou não.
O marketing é imprescindível em qualquer área profissional, mas não se atentar a detalhes como o excesso de termos jurídicos podem levar toda a sua estratégia por água abaixo.
Claro que, antes de tudo, como foi dito é necessário identificar o alvo da sua comunicação.
Identificando quem será a pessoa que você busca alcançar fica muito mais fácil encontrar respostas como essa de usar ou não o juridiquês.
Você costuma ver profissionais usando muito ou pouco do dicionário jurídico? Deixe sua resposta nos comentários.
Se precisar de ajuda com suas estratégias de marketing ou quer melhorar sua presença no meio digital para atrair mais clientes nos diga através dos comentários, ou entre em contato que veremos como te ajudar.
Até a próxima!
Quer mais dicas como essa? Aproveite para acompanhar nossas redes sociais.