You are currently viewing Site para advogado: Ainda vale a pena em 2021?

Você já parou para pensar se ainda vale a pena investir na criação de um site para advogado?

Muitas pessoas nos perguntam:

Quais são as vantagens de ter um website em uma era onde todo mundo está nas redes sociais?

Os advogados estão cada vez mais conscientes que é necessária a modernização, e por conta da alta popularidade das estratégias digitais, aparecem uma infinidade de opções de ferramentas para alcançar clientes.

Mas afinal, o que vale a pena?

Hoje vamos analisar a fundo esse questionamento…

Primeiramente, por que estar presente na internet?

Você sabia que 3 a cada 4 brasileiros tem acesso à internet? O que dá aproximadamente 134 milhões de pessoas conectadas.

E deste público cerca de 88% realizam pesquisas em buscadores antes de ligar para um prestador de serviços.

Realmente ter um site para advogado já deixou de ser um item facultativo e se tornou obrigatório em um mercado competitivo.

Agora a questão é, o que torna um site melhor que o outro?

Vamos descobrir mais adiante.

Qual a importância de um site para advogado em uma campanha?

Como mencionado antes, ter a presença no mundo digital é algo mais do que necessário.

E não temos como falar de estratégias de marketing jurídico digital e não pensar em um site como um dos principais elementos.

O site é o elemento mais importante para quem deseja ser encontrado por seus clientes na internet.

Isso porque o site não é nada menos do que a filial do seu escritório no mundo digital.

É com destino ao site que todos os usuários serão redirecionados dos buscadores, como Google e Bing, das redes sociais ou até mesmo das campanhas de mídia paga, como Google Ads ou Facebook Ads.

O seu site vai receber todos estes potenciais clientes e terá um papel muito importante: fazer com que essas pessoas decidam entrar em contato com sua empresa, o que chamamos de realizar uma conversão.

Conversão pode ser:

  • Ligar para seu escritório;
  • Clicar para falar com você no Whatsapp;
  • Enviar uma mensagem através do formulário de contato;
  • Entre outras possibilidades.

Note que através das conversões é que meros visitantes do seu site podem se tornar clientes reais da sua advocacia.

Portanto é nítida a importância que o site tem no processo de captação de clientes para a advocacia.

E se não quero captar clientes, para que serve o site?

O site proporciona maior visibilidade até mesmo para seus clientes atuais.

Com ele você pode adicionar dados de contato, fotos do seu escritório e promover suas atividades, bem como divulgar o mapa do seu escritório pelo Google Meu Negócio para que seus clientes localizem no GPS.

Com um site para advogado institucional você pode ficar tranquilo para divulgar o seu trabalho sem desrespeitar as normas do Código de Ética da OAB, pois toda essa divulgação institucional faz parte das regras permitidas.

Pode ainda ser um diferencial no mercado em relação à concorrência, dispor de conteúdos que auxiliem os clientes e melhorar a autoridade da sua advocacia.

Seus clientes estão na internet

É fato que antes de contratarem um serviço, as pessoas fazem buscas na internet para solucionar suas dúvidas e/ou curiosidades.

Assim, se sua página tiver um bom posicionamento no Google você pode ser encontrado facilmente.

Mais do que isso, quando você consegue proporcionar um conteúdo de qualidade, isso mostra que você sabe o que faz em sua profissão.

As pessoas buscam por isso: pessoas capacitadas e que de alguma maneira consigam transparecer propriedade em seus conhecimentos.

Dessa maneira, certamente os clientes retornarão mais vezes para consumir o seu conteúdo e acompanharão o seu trabalho.

Essa disposição de qualidade atrai os leitores que podem se tornar possíveis clientes.

Para isso, é preciso fazer do seu site uma espécie de vitrine virtual.

As informações devem estar sempre atualizadas a fim de que não haja nenhum problema, ou mal entendido quando os clientes entrarem em contato.

Muito além do conteúdo…

A importância de um site ainda está relacionada ao fato de que nele você pode colocar informações, como: sua formação, quais são as especialidades de seu escritório e parte das suas experiências como advogado.

Quando o trabalho é bem realizado, além das pessoas falarem bem dele e indicarem os seus serviços, você também ganhará tempo se for encontrado na internet.

Isso porque as pessoas que entrarem em contato já saberão de como funciona o seu trabalho e quais são suas habilidades, bem como as do seu escritório. Então, se ganha mais tempo para dar atenção ao que realmente é importante.

É possível utilizar sua criatividade para alcançar clientes naturalmente

Quando um advogado possui seu próprio site, isso também mostra que ele encontra-se alinhado às novas tecnologias.

Para isso, é preciso que haja um design muito bem elaborado e que funcione em todos os formatos de aparelhos.

Além disso, lembre-se de sempre manter os dados do seu site visíveis em suas redes sociais, assim as pessoas não o encontrarão apenas pelo Google, que já possui um alto número de buscas por dia. Mas também conhecerão seu trabalho através das redes sociais.

Quando se tem um site, é possível o uso de palavras chave para conseguir melhor posicionamento no Google, utilizar fotos de qualidade, títulos que chamem atenção e sem esquecer, claro, que é preciso seu site sempre carregue rápido.

Dessa forma, as pessoas não irão desistir de acessá-lo por causa do tempo.

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais imediatistas, e muitos perdem facilmente a paciência quando precisam esperar por algo carregar na internet.

Site Advogado

É válido ressaltar que por mais que a OAB restrinja a ampla divulgação de serviços na advocacia, um site pode ajudar no sentido de:

  • Divulgar em sua página seu histórico profissional e o número de seu registro da OAB;
  • Divulgar o nome das pessoas que trabalham com você no escritório e/ou associados;
  • Produzir conteúdos educativos para as pessoas sobre seus direitos;
  • Entre outras possibilidades.

Um site para advogado tem o poder ainda de conferir mais confiança e credibilidade aos clientes.

Ele comprova que a sua marca e/ou empresa existe e é um excelente cartão de visitas para aqueles que têm acesso.

Já pensou o quanto isso é positivo para a imagem do seu escritório?

Nesse sentido, é mais provável que os clientes deem um voto de confiança ao seu trabalho e você consiga construir uma boa e relação longínqua com os clientes em potencial.

Qual a melhor alternativa para construir um site para advogado?

Considerando a possibilidade de você mesmo criar

Você sabia que é possível você mesmo criar o seu site para advogado não sendo necessário a contratação de uma empresa para isso?

Existem diversas ferramentas que podem auxiliar no processo, mas eu diria que se você possui algum conhecimento em Photoshop e domina HTML e CSS já será possível desenvolver um site básico.

Obviamente este site não terá toda a sofisticação que contratar uma agência especialista em criação de site para advogados, assim como a aplicação de técnicas necessárias para ter um bom posicionamento no Google.

É claro que acreditamos que investir em conhecimento acerca de ferramentas digitais é um passo  no qual você só tem a ganhar.

Mas desenvolver um site para advogado pode requer uma grande dedicação de sua parte, o que pode acabar tirando o foco de sua agenda de compromissos, que provavelmente é muito corrida.

Considerando contratar uma agência profissional, o que preciso saber?

Antes de considerar essa possibilidade é importante saber o que você vai buscar no mercado.

Muitos advogados acabam olhando apenas para a parte do design do site, o que definitivamente não é tudo.

O design é uma peça chave na montagem do site porque ajuda no encantamento do seu cliente, é claro que é uma peça muito importante e tem que ser dada a devida atenção.

Mas além do design existe toda uma estrutura funcionando por trás do que você vê na tela do seu computador, vamos entrar em detalhes adiante.

Recursos necessários

Para montar o seu site para advogado existem uma série de recursos que são necessários e antes de começar, você deve conhecer alguns destes recursos para saber o que vai precisar para montar o seu ou contratar uma agência especializada em site para advogados.

  • Registro de domínio;
  • Hospedagem de site;
  • Servidor;
  • Plataforma;
  • Usabilidade;

Cada um desses pontos podem ajudar a definir se o site terá resultados (ou seja, pessoas acessam e entram em contato com você) ou não.

Avaliando soluções: verifique se estão oferecendo realmente o que você precisa

Briefing completo

O briefing é um elemento importante que deve fazer parte do processo de criação de site para advogados, de preferência, o mais detalhado possível.

O brifieng constitui um pequeno resumo acerca da sua atuação, fazendo com que o profissional ou agência possa, antes de fazer uma proposta de trabalho para você, conhecer um pouco sobre o seu trabalho.

Nível de conhecimento sobre seu mercado

Para montar o seu site para advogado e ele ser eficiente para te ajudar a conquistar mais clientes, a agência precisa de um certo nível de conhecimento acerca do mercado onde você atua.

Para isso, entre em maiores detalhes sobre o seu público alvo, e estude também – porque não – a sua concorrência, para traçar um panorama sobre o que as pessoas estão conseguindo de resultado, na área onde você atua, através da internet.

Desta forma você pode escolher melhor as estratégias que vai utilizar na sua própria campanha de marketing jurídico digital.

Escolher a melhor estratégia é forma que você tem para conquistar os melhores resultados possíveis.

E depois da publicação? Como funciona?

Contrato e Segurança

Depois de estruturar o seu site para advogado é hora de pensar nos pontos práticos, como o Contrato e a Segurança de contratar a solução, caso decida contratar uma agência totalmente online.

O ideal é que você se preocupe em garantir a Segurança dos seus dados e dos clientes que eventualmente farão inscrição ou deixarão os contatos em seu site, desta forma, uma agência especialista pode ser a solução para ajudá-lo a se posicionar.

Cronograma e projeto

Para atingir qualquer objetivo com diversas tarefas o planejamento é fundamental, desta forma, seu site para advogado deve também ser estruturado através de um cronograma e de um projeto de execução.

Um bom cronograma e alinhamento entre agência e cliente deixa todos os pontos claros, enquanto o projeto está em execução o responsável pelo atendimento deve mostrar a você quais etapas de trabalho você deve cumprir para chegar até o objetivo que foi combinado.

Sem planejamento e organização é muito difícil conseguir fazer com que qualquer projeto avance, então, preocupe-se com isso no momento de contratar a agência.

Mostrar como vai gerar negócios

A agência que vai criar seu site para advogado precisa demostrar como este projeto vai ser capaz de gerar resultados para seu negócio, de forma clara e dinâmica, respeitando o Código de Ética com o objetivo de atrair e manter seus clientes.

Apesar das suas particularidades, o mundo online não é tão diferente do mundo real, e tudo que as pessoas estão buscando são soluções para os seus problemas.

Desta forma, seu site pode e deve ser usado muito mais do que como um mero cartão de visitas online.

Você precisa atrair clientes para ele, depois se relacionar com estes clientes e, desta forma, ser capaz de construir sua autoridade no mundo digital.

Uma boa forma de fazer isso é criando conteúdo de qualidade que seja capaz de responder as dúvidas do seu público-alvo e assim atrair pessoas para o seu espaço online.

As redes sociais também são um ótimo lugar para divulgar o seu trabalho, até porque, é lá que a maior parte dos seus clientes está.

Conclusão

Neste artigo você pode conferir algumas dicas dos cuidados que você deve tomar ao montar um site para advogado com o intuito de divulgar o seu trabalho na internet da forma mais eficiente.

Além de todos os fatores supracitados, a internet é o ambiente ideal para se estudar e conhecer melhor o seu público.

Através dela, você pode realizar enquetes, promover interação com os clientes e saber quais conteúdos mais os ajudarão. Descobrir em qual momento do dia as pessoas estão mais on-line pode ajudar no sentido de você promover publicações com o link do seu site, entre outras informações.

Quando se tem um site para advogado, também é possível coletar informações através dele.

É preciso ter um histórico das pessoas que visitam seu site e redes, assim como aqueles clientes que por ventura tentaram realizar um negócio.

Futuramente, esses registros podem ajudar a prospectar novos clientes ou resgatar parte daqueles que desistiram contratar seus serviços.

Mas fique atento! Com a entrada em vigor da LGPD, é preciso atenção redobrada na hora de coletar dados dos clientes.

Nós, da Aprimora Web, agência digital especializada no segmento jurídico, realizamos a criação do seu site para advogado com um preço justo.

Deixe nas mãos de quem mais entende e ganhe melhor posicionamento da internet por meio da sua página. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Acesse: https://aprimoraweb.com.br/servicos/site-para-advogados/

Esperamos que o artigo tenha ajudado a entender a importância de ter um site da sua advocacia. Gostou do artigo? Conta pra gente, ou dê mais sugestões nos comentários. Até a próxima.

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