Você está visualizando atualmente Símbolo do Direito e da Justiça: veja quais são os principais

Símbolo do Direito e da Justiça: veja quais são os principais

A advocacia não possui um único símbolo que a represente. São muitos símbolos e sua utilização auxilia a manutenção da sua nobreza. Considerada uma profissão que existe há milhares de anos, o advogado sempre possuiu o título de conselheiro. Quando o advogado chegou aos impérios gregos e romanos, os símbolos receberam significados importantes ao seu exercício.

Em vista disso, neste artigo abordamos os 12 símbolos mais utilizados. Veja quais são, como e quando é possível usá-los.

Balança da justiça

Sua origem remete ao deus Osiris (egípcio), que julgava o destino dos mortais já falecidos, e pesava seus corações com uma balança. Sem sombra de dúvidas, a balança da justiça representa o meio jurídico, trazendo o simbolismo de nivelamento entre as partes envolvidas, remetendo à realização de justiça, com ponderação e equilíbrio.

Demonstra equilíbrio entre castigo e culpa.

Espada

Espada é um símbolo de poder, que pode ser tanto positivo como negativo, a espada remete a punição,força, destreza e justiça do Direito, sendo este o objeto usado na dessa de leis e punição de injustos.

Crenças antigas relacionavam o porte da espada com a luta contra ignorância e desigualdades. Também relacionavam com o poder de manutenção da ordem e paz, sendo a espada a ferramenta que executa decisões, protegendo o bem e punindo todo o mal.

Venda de olhos, ou cegueira

A venda de olhos ou cegueira traz consigo a retratação do abandono ao destino, como sinal de imparcialidade. Simboliza a deliberação e a tomada de decisões sem críticas pessoais, havendo forma igualitária aos envolvidos no processo. A perda de visão remete aos segredos que somente deuses visualizavam.

Deusa Themis ou Têmis

Simbolizando a personificação da justiça, a Deusa Themis provém da mitologia grega. Essa deusa é comumente retratada cega ou vendada, exibindo uma balança e segurando uma espada. Sua balança remete ao bom senso e equilíbrio que possui, enquanto sua espada remete ao poder das suas decisões.

Martelo da justiça

O martelo de madeira, sem dúvida é conhecido por muitos, que o associam à imagem de juízes impondo ordem e também proferindo sua palavra final nos tribunais. Tem como significado o alerta. Portadores de cajados, como juízes por exemplo, são detentores de atenção dos indivíduos ao seu redor.

A pena e os livros

Estes símbolos ao contrário do que se vê comumente por aí, não possuem relação direta com o Direito. Eles eram sim, historicamente, instrumentos de trabalho de advogados. Hoje a pena e o papel remetem à validade de veredictos e exercício da escrita de defesa, enquanto os livros representam o registro e a consolidação das leis.

Coruja

Símbolo do advogado e ave da sabedoria, perspicácia e inteligência, a coruja é ligada a deusa da sabedoria, Atena (ou Minerva para os Romanos), que tinha uma ave dessas como animal de estimação. A coruja visa relacionar o poder imenso de observar, estando atento ao seu redor.

Beca do advogado

Esta veste preta que vai do pescoço aos pés traz consigo a ideia de trabalho de forma honrada, decorosa e meritória, buscando promover justiça e o direito.

Ela remete ao profissional a lembrança de seu juramento, seu compromisso com a justiça, mantido por uma tradição e desperta sentimento de respeito.

Crucifixo

Os crucifixos estão sempre presentes nos tribunais em suas paredes, plenários do júri e escritórios. Trazem a simbologia que supera seu significado religioso.

Enquanto a cruz remete à memória de um erro do judiciário ocorrido há milênios, quando Pôncio Pilatos entregou o réu sem provas e acarretou a crucificação de um inocente.

Dessa forma, esse é o símbolo para alertar os jurados e guiá-los quanto a suas decisões solidificando o compromisso com julgamentos justos.

Trono

A principal função do trono é suportar a glória, o poder, e a manutenção da grandeza humana e instituições. No trono se concentra o poder, onde se decide, ordena e julga. É o local de concentrar poder de quem nele se assenta. Representa, portanto, a justiça e o direito, como posição puramente honrosa, muitas vezes adotada como símbolo do Direito.

Astreia ou Astréa

A Filha de Zeus e Themis, também conhecida como Diké, era reconhecida por espalhar sentimentos de justiça e virtude entre os homens. Seu nome Astreia ou Astréa significa donzela ou virgem das estrelas, e remete aos ensinamentos que distribuía, como a caça e plantio.

Santo Ivo

Comemorado dia 19 de maio, Santo Ivo (cujo nome era Yves Hélory) é considerado patrono dos advogados. Francês e bacharel em Direito Civil, dedicou sua vida à defesa dos necessitados, recebendo por isso o título de advogado dos pobres. Sua atuação inspira a Defensoria Pública, uma vez que o Santo Ivo construiu hospital para pobres e trabalhava como conselheiro jurídico e juiz eclesiástico.

Você usa algum dos símbolos abordados para identificar o seu escritório?

Este post tem um comentário

  1. Jorge Valadas

    Tenho a espada, tenho a coruja, tenho o martelo da justiça dos orixas, tenho o santo Ivo em imagem,, S. Jerónimo, S. Miguel Arcanjo, S. Jorge, tenho uma balança da justiça em miniatura pequena e crucifixo também. Não sei se faltará mais algum. Só a deusa Themis é que não.

Deixe um comentário

Quer falar com um de nossos consultores agora mesmo pelo WhatsApp?

🟢 Estamos Online

RECEBA UMA análise gratuita do marketing da sua empresa