Se você é um advogado que está pensando em investir em marketing Jurídico, você já deve saber (ou pelo menos suspeitar) que as plataformas de rede social são excelentes instrumentos para colocar seus planos em ação.

Mas, antes de mais nada, você deve elaborar uma estratégia para determinar quais, se houver, plataformas de rede social são perfeitas para seus objetivos.

Ora, porque não há redes sociais melhores do que uma, duas ou três. Cada um tem características que podem ou não ser apropriadas para alcançar os objetivos e o público-alvo que você deseja como profissional.

Também vale lembrar que outros aspectos, como o tipo, a linguagem e a qualidade de cada conteúdo que você cria para cada rede social que você está inserido, têm um impacto em seus resultados.

Dito isso, neste artigo, vamos tratar sobre as principais redes sociais para advogados e apontar como cada uma pode ser utilizada a seu favor para alcançar seu público-alvo escolhido.
Boa leitura!

Redes sociais para advogados

Facebook

Apesar da adição de inúmeros concorrentes ao longo dos anos, o Facebook continua sendo a rede social com o maior número de membros ativos, com mais de 2,7 bilhões de usuários em todo o mundo.

Segundo pesquisa realizada pela empresa de mídia Statista, mais de 135 milhões de usuários são brasileiros.

Já podemos declarar que o Facebook é uma rede social adequada para advogados com base nestes dados e nas capacidades de segmentação dos anúncios e impulsos do Facebook. Isso porque alcançar o público-alvo será mais simples, seja organicamente ou através de publicidade paga.

Você pode procurar e ser encontrado por perfis de indivíduos que possam estar interessados em seus serviços organicamente. Como resultado, o objetivo é manter esses visitantes em sua página e convertê-los em seguidores, postando material envolvente e único.

O alcance pago, por outro lado, é simples de alcançar, pois é viável segmentar o público-alvo de um artigo ou campanha específico, escolhendo variáveis essenciais como sexo, faixa etária, região, ocupação e até preferências pessoais do usuário.

Instagram

A plataforma de rede social mais popular entre os advogados é o Instagram, seguido pelo YouTube.
Isso se deve ao fato de que as redes sociais permitem compartilhar sua rotina diária, bem como os desafios enfrentados pelos recém-chegados à profissão e informações ainda mais técnicas de determinadas áreas do direito.

Ao mesmo tempo, vale ressaltar que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box no Brasil, o Instagram é a rede favorita de um em cada quatro usuários da internet. E que os jovens usam o Instagram 35% das vezes, enquanto os idosos usam apenas 12% das vezes.

Como resultado, achamos que o Instagram é a melhor plataforma de rede social para estabelecer, manter e aproximar um profissional de seu público-alvo, compartilhando detalhes de suas vidas cotidianas e material de alta qualidade, como vídeos feitos para IGTV ou Reels.

No entanto, se o seu público-alvo são os indivíduos mais velhos, dizem aqueles com mais de 40 anos, o Instagram não é a maior rede social para investir em seu marketing, já que o número de usuários dessa faixa etária é insuficiente para produzir resultados efetivos.

Linkedln

Finalmente, mas certamente não menos importante, LinkedIn. Você provavelmente está ciente de que o LinkedIn evoluiu para uma rede social completamente corporativa. Como resultado, é inquestionavelmente apropriado para os advogados.

Existem inúmeros usuários e suas respectivas profissões, locais de trabalho e negócios nesta rede social, todos os quais compartilham ideias, tópicos e notícias regularmente.

A linguagem do LinkedIn deve ser mais séria e profissional, e o público, que é corporativo, consome material que faz alusão ao cotidiano das organizações e empresas e seus colaboradores, o que os diferencia de outras redes sociais.

Outro benefício é que o LinkedIn pode ser usado como cartão de visita, já que você pode incluir informações vitais em seu perfil, como suas experiências profissionais, formação acadêmica e talentos.

A importância de contratar uma agencia especializada

Com o progresso da tecnologia e a facilidade com que as pessoas podem usar a Internet por uma variedade de razões, é certo dizer que um advogado que não está presente no mundo digital não pode ser visto pelo seu público.

As pessoas estão cada vez mais usando seus smartphones para realizar tarefas simples, como ler informações, aprender coisas novas ou fazer uma compra online.

Isso também é fundamental para um trabalho de um advogado ou escritório de advocacia. Afinal, é fundamental que os consumidores que procuram serviços jurídicos possam localizar rapidamente a empresa, facilitando todo o processo de busca.

O marketing digital pode ser realizado de várias maneiras diferentes. Além disso, soluções de alto desempenho, por exemplo a RD Station, que permite o gerenciamento de ações e a automação de processos estão agora disponíveis.

Como esse tipo de publicidade tem algumas limitações, a contratação de uma agência digital pode ajudar a garantir a gestão das redes socias para advogados ou escritório de advocacia. Elas são definidas pelo Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que impõe restrições à forma de anunciar um escritório e deve ser obedecido para evitar penalidades profissionais.

Mesmo que um advogado perceba a necessidade de criar material para as redes sociais, ele deve montar um plano e desenvolver estratégias baseadas nas regras do Código de Ética.

O que você achou? Gostou do post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder!

Melhores redes sociais para advogados 1

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