Uma empresa pode se diferenciar no mercado em que atua desde que conheça seu público-alvo. Mas como você sabe quais preferências um determinado grupo de pessoas tem? Que bens consomem? Quais benefícios você busca em um produto? Onde você mora? Como eles se comportam? Aprenda como funciona a segmentação de público.
Essas e outras perguntas podem ser respondidas por uma ferramenta utilizada por gestores e pesquisadores de marketing: segmentação de público.
A segmentação de público é uma forma de identificar semelhanças geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais entre um grupo de consumidores, ou seja, encontrar pessoas com perfis semelhantes para entender como elas se relacionam com uma categoria de produtos ou serviços de uma marca.
A seguir, conheça os passos para definir seu público-alvo e mapear o mercado consumidor.
Como o marketing pode ajudá-lo a conseguir mais clientes?
Ainda há pouca compreensão pública do papel do psicólogo na sua qualidade de vida e na melhoria da maneira como você lida com seus problemas. Como resultado, muitas pessoas que podem se beneficiar do apoio psicológico não procuram ajuda porque sentem que não precisam.
Desta forma, o marketing resolve o primeiro problema enfrentado pelos psicólogos em seu mercado: a incompreensão sobre o trabalho, suas técnicas e como ele pode ser transformador para os pacientes. Depois de criar algum conteúdo para responder a essas perguntas do público, você pode desenvolver estratégias e eventos para construir autoridade e trazer novos pacientes para a prática.
Como realizar a segmentação de público
O conceito de segmentação de público é selecionar grupos de consumidores com perfis e necessidades semelhantes que buscam algo que seu negócio oferece. Esses grupos não devem ser muito amplos, o que torna a abordagem confusa, e não devem ser muito estreitos, para que não valha a pena o esforço.
Organize o público geograficamente
Essa estratégia consiste em segmentar os consumidores em diferentes grupos com base em critérios geográficos como país, região, cidade, estado, rua, bairro, entre outros.
A empresa pode atuar em apenas uma ou dezenas de regiões, mas esteja sempre atenta às diferenças de cada uma delas e aja de forma diferenciada. Em certos pontos, deve-se considerar que existem alguns produtos que são sensíveis à cultura e à religião.
Variáveis demográficas
Divida o mercado consumidor em diferentes grupos com base nas características da população usando variáveis demográficas como idade, escolaridade, tamanho da família, renda mediana, religião, ocupação, renda, gênero, etc. Esse tipo de segmentação de público é o mais comum, pois preferências e preços de uso para um produto estão ligados a variáveis demográficas.
Definir o perfil socioeconômico da população
O objetivo desta segmentação é identificar e estimar o poder de compra dos consumidores utilizando variáveis como renda mensal, ocupação, escolaridade, posse de bens, etc.
Faça uma análise psicográfica de grupos
Neste processo, os consumidores são divididos em grupos diversos e homogêneos, onde você identifica a personalidade dos compradores com base em suas características pessoais como personalidade, estilo de vida, valores pessoais, motivos de compra, etc. quando as pessoas pertencem ao mesmo grupo demográfico, podem ter perfis psicográficos diferentes.
Entendendo o Comportamento do Consumidor
Para alguns pesquisadores de marketing, os fatores comportamentais são o melhor ponto de partida para a segmentação do público. Este departamento ajuda você a mapear diferentes grupos de consumidores de acordo com as estratégias de branding. Você pode, por exemplo, B. Segmente por estilo de alimentação (saudável, fast food, gourmet), estilo de vida (festa, família, esporte), atitudes em relação a uma categoria (usuário leve, usuário pesado) e muito mais.
Procure por necessidades humanas
Esta segmentação de público tenta entender os indivíduos e dividi-los em grupos motivacionais identificados na pesquisa psicológica. Eles podem ser divididos em necessidades distintas, como pertencimento (foco na família, amigos), poder (foco no ego pessoal, status), controle (emocional, financeiro) e diversão.
Por que investir em marketing para psicólogos?
A mídia de publicidade tradicional não consegue mais atrair a atenção dos clientes e levá-los ao escritório. Como há muita informação sobre o público, é necessário utilizar novos recursos para tornar sua comunicação atrativa, informativa e divertida.
Ao aplicar as estratégias listadas acima, você pode desenvolver um relacionamento mais próximo com o público , educando seus seguidores sobre o que é um trabalho de psicólogo e como ele ajuda a melhorar a qualidade de vida.
Além disso, adotando as práticas descritas neste artigo, você pode fortalecer sua marca no mercado e reter novos clientes e direcionar seu público para longe dos canais de comunicação e para o escritório. Dessa forma, seus resultados serão otimizados e sua agenda nunca mais ficará vazia.
Viu como o marketing é uma ferramenta importante para os psicólogos criarem estratégias que possam persuadir o público?
Ao trabalhar ativamente nos canais de comunicação digital, você pode ajudar muitas pessoas com seu conhecimento, melhorar a qualidade de vida de seus seguidores e atrair clientes para sua clínica.
Fale com a Aprimora Psi e saiba mais sobre estas estratégias.
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