Quem procura cuidados com o bem-estar mental pensa rapidamente em psicoterapia. Mas você sabe o que realmente é psicoterapia? Como funciona? Quais são as vantagens? Quando você deve procurar um psicoterapeuta?
O acompanhamento da psicoterapia pode, sem dúvida, ajudá-lo em sua vida diária. Portanto, vamos tentar entender melhor e responder a todas as questões relacionadas a esse processo terapêutico.
O que é psicoterapia?
Psicoterapia ou simplesmente terapia vem de conceitos da psicologia. Ela tenta trabalhar questões emocionais a partir do diálogo e da conversa, usando diferentes abordagens, conexões com o subconsciente e outras ferramentas.
Além disso, a terapia pode ajudá-lo com problemas de estresse, luto, ansiedade, vida e carreira para lidar com transição, relacionamento interpessoal, etc.
Ou seja, em um acompanhamento, seja individual, casal ou grupo, você percebe grandes diferenças no dia a dia.
Na terapia, o trabalho é feito por meio da fala e participação do psicoterapeuta. Em outras palavras, o paciente e o profissional juntos constroem um espaço seguro para a expressão e análise de pensamentos e emoções.
Para que serve a psicoterapia?
A psicoterapia é para lidar com problemas emocionais, sejam eles maiores ou mesmo menores. Isso significa que você pode lidar com qualquer coisa, desde a perda de um ente querido até desconforto emocional no trabalho ou uma discussão com seu parceiro.
Muitas vezes, a motivação para tristeza ou desconforto não é tão óbvia. Lembre-se de que a terapia é um espaço seguro para procurar sempre que sentir necessidade.
Esses incômodos, grandes ou pequenos, afetam nosso bem-estar e também afetam nossa vida diária. E é justamente nesses momentos que a psicoterapia funciona e nos ajuda a seguir.
É por isso que em uma sessão de terapia você pode olhar para si mesmo e para seus sentimentos e tentar entender melhor suas emoções.
Para quem a psicoterapia é indicada?
A psicoterapia é adequada para todas as idades e pode ser adequada para uma variedade de situações. Isso porque serve para entender diferentes comportamentos, emoções e sentimentos.
Assim, listamos os seguintes motivos comuns que levam as pessoas a buscarem a terapia:
- Se você se sente triste por um período de tempo;
- Dificuldade em resolver um problema;
- Por dificuldades em praticar o autoconhecimento;
- Se você tem problemas no trabalho, seja por falta de concentração ou falta de relacionamento;
- Se você está sempre tenso e preocupado com o que está por vir;
- Se você tem atitudes prejudiciais em relação a si mesmo e às outras pessoas.
Então, se você perceber esses problemas em você, pode ser um sinal seja que a terapia pode te ajudar a ter mais bem-estar emocional.
Que tipo de problemas emocionais a psicoterapia pode tratar?
Não há um limite claramente definido de problemas emocionais que a psicoterapia pode tratar, mas em geral os transtornos e síndromes mentais mais comuns são:
· Depressão;
· Ansiedade ;
· Vício alimentar;
· Estresse;
· Esquizofrenia;
· Autismo;
· Síndrome de Asperger;
· Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH);
· Transtornos de personalidade (bipolaridade e B. Borderline );
· Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
· Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)
Tipos de Psicoterapia
Existem vários tipos de psicoterapia, mas hoje vamos explicar um pouco mais de 10 deles. Conheça alguns tipos e encontre um profissional que combina com você:
Psicanálise
Esta terapia é bastante conhecida e foi desenvolvida por Freud. Isso significa que a pessoa busca a conexão com seu subconsciente para encontrar respostas, insights e autoconhecimento.
Psicoterapia breve
Nesta terapia, a pessoa e o terapeuta definem previamente um objetivo para ser alcançado no momento certo. Por isso, costuma ser usado para tratar alguns problemas emocionais em uma fase mais aguda.
Psicoterapia Junguiana
Trabalha a partir da análise de pensamentos, sonhos e inconsciente. Ela está tentando encontrar respostas para o que a está incomodando. Portanto, a indicação é para quem busca o autoconhecimento profundo.
Psicoterapia Lacaniana
Esta é uma das terapias mais demoradas e analíticas de pensamentos e comportamentos. Ou seja, durante as conversas, o psicólogo tenta captar sentimentos, gafes e outras coisas em suas falas e conversas.
Psicoterapia cognitivo-construtivista
Além das questões emocionais, o especialista nesta terapia observa o sistema nervoso central. Em outras palavras, é mais atraente para quem busca o desenvolvimento cerebral ou que tem algum tipo de fraqueza ou dano cerebral.
Psicoterapia Analítica Comportamental
Esta terapia está associada ao behaviorismo e tenta lidar com as relações pessoais com o ambiente em que se encontram. Ele faz isso usando reforço positivo para provocar mudanças no comportamento das pessoas.
Psicoterapia Cognitivo-Comportamental
Neste caso, o foco está na mudança de pensamentos negativos e destrutivos através da compreensão e compreensão das emoções e atitudes das pessoas .
Gestalt Terapia
Esta é uma terapia orientada para o presente. Ou seja, explora não apenas o que o paciente diz, mas também seus gestos, expressões faciais e o ambiente em que vive.
Psicodrama
Esse tipo é um pouco diferente. Porque se baseia na encenação individual e em grupo para depois avaliar as emoções. Você não precisa necessariamente participar das dramatizações, mas ainda pode observar e trabalhar esses temas.
EMDR
Traz a simulação de sonhos e tenta superar traumas e lembranças ruins dele. Além disso, é indicado para quem sofreu algum tipo de abuso, acidentes, violência e fobias como tripofobia, claustrofobia e agorafobia.
Se você é psicólogo, certamente possui a sua especialização em uma ou mais áreas das citadas acima, mas e o seu paciente, sabe que você pode ajudá-lo?
Se você precisa de ajuda para destacar o seu serviço veja como nossa equipe pode te ajudar, entre em contato.
Nos acompanhe também no Instagram para ficar por dentro de todas as notícias.