Ética nas redes sociais: quais as práticas indicadas ao psicólogo

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Quando falamos sobre ética nas redes sociais quais as práticas indicadas ao psicólogo? Essa é uma excelente questão!

As redes sociais são uma ferramenta de extrema utilidade para profissionais promoverem suas carreiras, inclusive profissionais da psicologia. No entanto, por sua íntima relação com o lado mais sensível dos seres humanos (suas emoções) os psicólogos ficam muito cautelosos nas redes sociais.

E isso não é à toa. Devido a um código de ética, digamos, mais rígido, no que se refere a como é permitido divulgar seus serviços, os psicólogos devem estar bem atentos, realmente, a como se portam nas redes sociais.

Porém, isso não é motivo para abominar essa poderosa ferramenta da internet. Isso é, na verdade, um lembrete de que você deve ficar atento à ética nas redes sociais: quais as práticas indicadas ao psicólogo.

Tendo isso em mente você poderá usufruir de todos os benefícios profissionais que as redes sociais podem te proporcionar.

Nesse artigo falaremos exatamente sobre isso, ética nas redes sociais: quais as práticas indicadas ao psicólogo. Portanto, se você é psicólogo e tem receio de fazer qualquer coisa nas redes sociais por conta dessas coisas que citamos, venha comigo nesse artigo que ele será muito útil para você!

Panorama sobre a situação

Como já sabemos, todos os profissionais possuem um código de ética próprio (às vezes formal, outras vezes não). 

E quando o assunto é psicologia, além da clássica exigência do registro profissional e diploma para exercer a profissão, existem algumas restrições específicas sobre propaganda.

Para te deixar o mais seguro possível sobre o assunto, tratarei no próximo tópico a respeito de o que não fazer nas redes sociais. E, em seguida, abordaremos o que você pode fazer para promover seu trabalho dentro das normas éticas para psicólogos.

Veja o que NÃO fazer!

Para te guiar nesse tema, além de destrinchar as coisas que você não pode fazer, também vou te indicar uma leitura.

Essa leitura é uma cartilha chamada de Psicologia e Ética nas Redes Sociais você pode acessá-la clicando aqui.

Nela você verá aspectos que norteiam o que é recomendado e o que não é recomendado, ao psicólogo, nas redes sociais.

Não use preço como diferencial

Uma das coisas que é praticamente proibida para os psicólogos é se promover, ou melhor promover seu serviço, através da divulgação do seu preço por consulta.

Por exemplo, em outros ramos, principalmente no comércio, o preço algumas vezes é usado como benefício para o cliente. Ou seja, em algumas áreas usam o clássico “Meu preço é melhor que o da concorrência”.

No ramo da psicologia essa prática é proibida. Portanto, se você for criar posts, conteúdo, anúncios, etc, nem pense em colocar quanto você cobra por consulta. Essa informação deve ser uma das últimas a serem apresentadas ao possível cliente (e de preferência o faça em contato direto).

Não divulgue “resultados” dos seus pacientes

Outra prática que é bastante desaprovada no ramo da psicologia é divulgar através de posts, por exemplo, “antes e depois” de seus clientes.

Existe uma ressalva para isso quando há expressa permissão do cliente, no entanto te aconselho a evitar ao máximo, mesmo com a permissão do cliente. Tendo em vista que divulgações desse tipo podem aparentar um certo nível de apelatividade. 

E a palavra apelativo, junto com psicólogo, não combinam.

Portanto, risque isso de suas estratégias de marketing, se você quer fazer algo seguindo a ética para psicólogos.

Veja o que FAZER

Agora que você viu o que não fazer, vejamos agora O QUE FAZER.

Vou te passar alguns passos eficazes para ter uma boa presença nas redes sociais seguindo o que diz a ética para psicólogos.

Perfil profissional

Uma das primeiras coisas que eu aconselho é que você crie um perfil específico para tratar dos seus assuntos profissionais.

Claro que no início esse perfil demora um pouco para crescer (mas você pode acelerar também usando tráfego pago, falamos sobre isso também aqui, em outros artigos). No entanto, você deve ser paciente e constante.

Na descrição do seu perfil, quando falamos de Instagram coloque sua formação profissional, número de registro e outros títulos que possui.

Além disso, coloque uma foto, de preferência sua, que tenha bastante destaque (tenha certa diferença da maioria das fotos do seu nicho, que é a psicologia).

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Venda indireta

A principal estratégia que vai te ajudar é a venda indireta.

Para colocá-la em prática, você deve criar conteúdos que ajudem sua audiência (com técnicas comprovadas cientificamente, etc) e manter sempre um contato com ela.

Quando falamos de Instagram, é importante ter uma frequência boa tanto no Feed (no mínimo 3 posts por dia), como nos Stories.

Dessa forma você poderá nutrir o desejo de receber um atendimento dentro da sua audiência, chamá-la diretamente para fazer isso.

Assim você poderá promover sua carreira, através das redes sociais, seguindo o que pede o código de ética para psicólogos, no que se refere à ética nas redes sociais.

Espero que esse artigo tenha te ajudado.

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