Saber como iniciar uma gestão de tráfego pago eficiente é algo que pode ajudar muito no desenvolvimento da sua carreira. Pois, o tráfego pago é um dos caminhos mais rápidos para conseguir alavancar os seus atendimentos como psicólogo.
Apesar de ser um caminho que vai “de 0 a 100” muito rápido, caso você não saiba como trilhá-lo de forma eficiente, corre o sério risco de praticamente jogar fora o valor que está investindo.
Por isso, nesse artigo vamos te contar aspectos fundamentais sobre esse mundo do tráfego pago, focado em atrair clientes para seu consultório.
Onde estão seus clientes?
O primeiro passo é você analisar em qual plataforma o serviço de mídia paga tem mais potencial de dar resultado para o seu caso específico.
Hoje existem diversas plataformas que entretêm seus usuários com conteúdos e disponibilizam espaços para posts patrocinados, banners, etc.
E, apesar de o Google e o Facebook terem uma gigante representatividade, tendo sob seu “domínio” diversos usuários, de diversas idades, em alguns casos você pode ter melhores resultados em outras plataformas, como por exemplo YouTube, Pinterest, Linkedin, entre outras.
A princípio você pode começar pelo Facebook (que permite anúncios para o próprio Facebook e também para o Instagram).
O Facebook tem um banco de dados enorme, onde você pode direcionar anúncios para usuários com gostos e idades específicas. Dependendo dos resultados que você obtenha lá, poderá avaliar se realmente o Facebook é a melhor plataforma para o seu caso, ou se é melhor experimentar outra.
Como escolher a plataforma ideal?
Para saber onde encontrar os seus potenciais clientes é necessário saber quem eles são, exatamente. Sabendo seus hábitos, com que trabalha, o que almeja, quais seus hobbies, etc, você consegue saber em qual mídia paga será mais fácil encontrá-los.
Por exemplo, se seus clientes tiverem um perfil mais empresarial, o Linkedin pode ser um ótimo lugar para fazer tráfego pago (caso lá permita anunciar no formato que você deseja).
Por outro lado, se seus clientes têm um perfil mais jovem, o Instagram é um lugar onde há grandes chances de você conseguir captar a atenção deles.
Então, fazendo essa avaliação será possível definir a melhor plataforma para sua gestão de tráfego pago.
Definir um CPA máximo
CPA é uma sigla que se refere ao custo por aquisição é um termo usado para definir o custo que se tem, em uma campanha de mídia paga, para alcançar “uma unidade” do resultado pretendido.
Por exemplo, em uma campanha de mensagem onde você deseja que a pessoa que ver seu anúncio entre em contato com você pelo WhatsApp, o custo que você terá para trazer cada uma dessas pessoas para seu WhatsApp será seu CPA.
Definir um valor máximo que é viável para você pagar por “aquisição” é indispensável para ter uma gestão de tráfego eficiente. E esse valor vai em função de quanto de retorno o valor gasto te proporciona.
Em outras palavras, você precisa definir precisamente seus custos, sua receita e quanto de “Lucro” você deseja obter por cada um dos atendimento. Quando você soma o valor do seu custo com o lucro, o resultado é o valor que deve sobrar da sua receita para alcançar seu objetivo.
Para ficar mais claro, veja esse exemplo:
Digamos que o valor da energia, água, aluguel, transporte, etc, dividido para cada atendimento seja R$ 30,00 e que você deseja ter um lucro de R$ 120,00 em cada atendimento.
Agora suponhamos que você cobra R$ 150,00 (receita). Tirando da sua receita os R$ 30,00 do custo e os R$ 70,00 (Lucro) que digamos que é seu pagamento, sobra R$ 50,00 da sua receita.
Portanto, esse valor que sobra, é exatamente o valor máximo que se consegue pagar pela “aquisição” de cada cliente.
É fundamental definir isso, porque se você começar a passar desse valor, terá que tirar de algum lugar esse excedente, para compensar. Dessa forma, você corre o risco de entrar em uma situação de prejuízo.
Então, faça suas contas e defina seu CPA máximo.
Outros detalhes para se atentar para uma gestão de tráfego pago
Além desses detalhes há alguns outros que vão te ajudar e muito na gestão de tráfego.
Estudar as dores da persona
A persona é seu cliente ideal, sabendo todos os detalhes e problemas que seu cliente ideal quer e precisa resolver, você terá mais facilidade em direcionar a comunicação para ele.
Fazendo isso você pode aumentar seu retorno financeiro, reduzindo seu custo por aquisição médio.
Ter um site
Outra coisa que vai te ajudar muito para uma gestão de tráfego pago eficiente, é ter um site profissional próprio. Em plataformas de gestão de tráfego pago como o Facebook você pode instalar códigos em seu site que analisam as características e ações das pessoas que entram em seu site.
Em seguida, você pode usar essa análise feita por esses códigos para direcionar anúncios específicos para pessoas que já visitaram seu site, por exemplo.
Além disso, um site transmite uma imagem muito mais profissional do que uma simples página no Facebook ou Instagram.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado, se ficou com qualquer dúvida deixe-a nos comentários para que possamos te ajudar.
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