O que mais ouvimos falar hoje em dia é colocar o nosso negócio na internet, mas qual a importância das redes sociais para engenheiros? De que forma estar presente pode ser algo positivo para a construtora? Como é a relação rede social, engenharia?
Ter essa dúvida é totalmente compreensível, porque devido ao formato de conteúdo que geralmente vemos em algumas redes sociais, fica quase impossível imaginar um negócio de engenheira ali.
No entanto, todas as redes sociais dão a possibilidade de adaptação. Ou seja, se seu negócio é algo mais sério você pode encontrar um meio de usar as ferramentas da rede social de forma mais séria/formal.
Nesse artigo falaremos sobre os 7 pontos que fazem as redes sociais serem importantes para engenheiros que buscam ter sucesso em seus negócios.
Força da marca
O primeiro ponto que nos evidencia a importância das redes sociais para engenheiros é o trabalho que acontece em função da força da marca.
Querendo ou não, quando você tem uma construtora ou um escritório de engenharia, você vai ter um logo e um nome. Estando presente nas redes sociais, você vai tornar essas marcas conhecidas e isso, no longo prazo, é algo de muita importância para seu negócio/carreira.
Clientes de várias fontes
Além de fortalecer sua marca, o que vai trazer benefícios indiretos a longo prazo, estando presente nas redes sociais você tem uma outra fonte de clientes.
Uma parte das pessoas que te acompanharem nas redes sociais nunca vai contratar seus serviços, mas outra boa parte entrará para um grupo de clientes.
Então, se bem trabalhada, as redes sociais podem ser uma forma de você ter clientes vindo de várias fontes para o seu negócio. Entre as redes sociais mais usadas nesse processo estão o Instagram, Facebook e Linkedin.
Gerar Confiança nas redes sociais para engenheiros
Ter um cliente vindo até você através de um trabalho que foi feito nas redes sociais é um benefício direto dela. Porém, há diversos benefícios indiretos, digamos assim, que justifica a sua presença lá.
Entre esses benefícios indiretos está a possibilidade de gerar uma confiança maior em quem está cogitando contratar seus serviços.
Por exemplo, a Coca-cola é uma marca que vemos em todos os lugares (em filmes, comerciais na televisão, em vídeos no YouTube, etc).
Isso faz com que ao pensarmos em beber algo, no caso da coca-cola, uma opção forte que vem à nossa mente é ela e outras que também estão presentes em muitos lugares.
Da mesma forma, você estando presente no máximo de lugares possíveis, gera uma maior sensação de confiança em seus potenciais clientes. Portanto, isso vai te fazer ter uma taxa maior de aproveitamento das pessoas que sentem interesse pelo seu trabalho.
Gerar Autoridade
Um outro grande benefício vindo da rede social engenharia, ou da rede social ligada à engenharia é a geração de autoridade.
Quando você fala e posta muita coisa sobre um assunto, com uma postura profissional, você é visto, pelas pessoas que consomem seu conteúdo, com autoridade no assunto.
Aqui não estamos falando de diploma, mas sim de reconhecimento. Em outras palavras, despertamos o pensamento de “se está falando sobre isso é porque entende”.
Contingência
Gerando autoridade, confiança e ainda atraindo mais clientes, as redes sociais para engenheiros se tornam algo como uma contingência contra eventos adversos, no futuro.
Suponhamos que, por algum motivo, você seja obrigado a fechar seu escritório e não puder fazer publicidade fisicamente, tendo uma presença forte nas redes sociais você pode usar dos clientes vindos dela.
Ou seja, sua presença forte nas redes sociais se tornam um porto seguro para te deixar resguardado, caso aconteça algo com a parte física do marketing do seu negócio.
Identificação com clientes
Nas redes sociais há muitas formas de se comunicar, porém, no Instagram, por exemplo, e em redes semelhantes, é interessante que você estabeleça o contato o mais humano possível.
Dessa forma, você consegue gerar mais identificação tanto aos seus clientes atuais, como aos potenciais clientes que ainda não te conhecem.
Recebendo um contato humano, o potencial cliente terá mais chances de sentir segurança, através da identificação com você, e isso provavelmente aumentará a taxa de conversão de potenciais clientes em clientes.
Publicidade de alto retorno e baixo custo
E para finalizar, saiba que o preço a se pagar pelas publicidades feitas de forma online (para redes sociais) é bem mais em conta do que a publicidade comum.
Além disso, nas redes sociais você pode definir as características (idade, escolaridade, gostos) das pessoas que verão suas campanhas de anúncios. E isso permite aumentar, e muito, a taxa de sucesso das suas campanhas de marketing.
Espero que esse artigo tenha te ajudado a compreender de que forma as redes sociais para engenheiros são tão importantes.
Lembre-se sempre que para obter todas essas vantagens é necessário produzir conteúdo com constância e qualidade.
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