Se você ainda não é um engenheiro extremamente famoso e bem pago, precisa pensar em formas de conseguir mais clientes, sendo que uma delas é divulgar seus projetos online.
Nesse artigo, vamos te mostrar um passo a passo para divulgar seus projetos online de forma inteligente e atrair muito mais clientes.
Portanto, se você quer alavancar seu negócio de engenharia tirando o máximo de benefícios dos projetos que tem realizado nos acompanhe nesse artigo!
Registrar bem a realização dos projetos
O primeiro passo para que você possa fazer uma boa divulgação dos seus projetos online é fazer bons registros do andamento desse projeto.
Toda obra/projeto que você estiver fazendo parte faça registros fotográficos, assim você poderá usar esses registros posteriormente para divulgar seu trabalho.
Na hora de registrar essas imagens foque em tirar o melhor do ambiente que você dispõe. Em outras palavras, procure um ângulo que tenha boa iluminação e que pegue elementos representativos.
Não estamos falando aqui de fazer registros perfeitos. Estamos falando de buscar registros o mais próximo disso, levando em consideração o que está à sua disposição.
Afinal, um projeto com registros feitos é melhor do que um com registros perfeitos que não chegaram a ser realizados. Em outras palavras: feito é melhor que perfeito.
Divulgação dos projetos online
Uma vez que você tiver bons registros de alguns projetos que você realizou ou está realizando, é hora de pensar quais meios você usará para divulgar esses projetos online.
Temos diversas plataformas disponíveis para fazer essa divulgação, porém é fundamental escolher aquelas onde provavelmente seu público-alvo estará.
Por exemplo, plataformas como Instagram e Facebook. Apesar de, principalmente no caso do Instagram, serem redes sociais mais ligadas aos jovens, têm um número enorme de pessoas com idade mais avançada (30 a 45 anos e mais).
Por outro lado, uma rede social que talvez não seja interessante usar no momento é o TikTok, onde há um predomínio de público infantil ou adolescente.
Dessa forma, o tráfego orgânico (pessoas que veriam seus projetos através do algoritmo da plataforma), seria majoritariamente fora da faixa etária do seu público-alvo.
Então, fica claro que as redes sociais que são interessantes de estarmos presentes são essas (Facebook e Instagram).
Existe também o Linkedin, no entanto ela é mais corporativa. Ou seja, se seu objetivo, divulgando os projetos online, não for conseguir um emprego, mas sim trazer clientes para seu negócio de engenharia, o Linkedin pode não ser a melhor escolha.
Dito isso, vamos seguir os próximo passos onde você verá de que forma divulgar seus projetos online nessas plataformas (especialmente no Instagram).
Divulgando projetos online: Instagram
Para que a sua divulgação seja sólida, é interessante fazer um perfil à parte (caso você ainda queira ter um perfil pessoal). Pois, o perfil necessariamente precisa estar em no tipo de conta comercial.
Tendo o perfil ajustado dessa forma você conseguirá acompanhar quão eficiente está sendo sua divulgação, no sentido de observar quantas pessoas você está conseguindo alcançar, de onde são essas pessoas, qual idade elas têm, etc.
Além disso, você poderá usar anúncios para complementar, tendo uma conta comercial.
Para definir sua conta como comercial é muito simples, basta ir nas configurações da conta que é bem intuitivo.
Postagem
Assim que seu perfil estiver como conta comercial é hora de começar a fazer suas postagem.
Busque sempre alinhar o momento em que você postará sua divulgação, com o momento em que seu público está mais ativo. E, na publicação, use algo em torno de 10 hashtags.
Nas hashtags você pode colocar 7 fixas, sempre fazendo referência à área que você atua referentes a projetos/engenharia e 3 mais específicas ao projeto em questão que você está divulgando.
No início poucas pessoas verão suas postagens, mas futuramente você pode fazer anúncios usando elas e, de qualquer forma, você estará abastecendo seu perfil.
Uma frequência boa para engajar as pessoas que te seguem e aumentar o desejo delas tornarem-se clientes é postar sempre algo no feed (foto ou reels) de algo referente ao projeto ou algum assunto relacionado.
E no story é interessante postar, ao menos 3 por dia. Lembrando que uma ferramenta do story muito útil para trabalhar sua audiência e atrair clientes é a caixinha de perguntas.
Através delas os seus potenciais clientes poderão tirar qualquer dúvida que tenham sobre o seu negócio. E isso trará mais segurança, aumentando as chances de que, caso venham a contratar algum serviço, façam isso com você.
Tráfego pago
É essencial, para ter resultados rápidos, que você associe a estratégia de postagem com anúncios.
Com os anúncios você paga um valor bem pequeno (pode ser até 20 reais por dia) para que suas publicações (seus projetos) sejam mostrados para várias pessoas (mesmo que não te sigam).
E o melhor é que você pode escolher as características dessas pessoas (idade, escolaridade, localização). Isso permite que você mostre seus anúncios apenas para pessoas potencialmente interessadas.
Espero que esse artigo tenha te ajudado. Se ficou com alguma dúvida ou se precisar de alguma ajuda é só nos contatar nos comentários.
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Até mais!